Wiki Tips and advice Brasil - Português

7 conselhos para restauração de móveis antigos de madeira

Quer tal dar uma cara nova para àquela mesinha de madeira? Aprenda como restaurar móveis antigos de madeira e como envernizar móveis em casa.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

comoda-de-madeira

Saber como restaurar móveis antigos é importante tanto para economizar na compra de um novo, como para manter e renovar uma relíquia familiar. Por isso, a Wiki Tips Português dá uma ajuda nessa tarefa, com algumas sugestões sobre restauração de móveis antigos de madeira para deixá-los com uma nova cara, ou apenas melhorar seu aspecto e protegê-los contra ataques de insetos.

Leia sempre o rótulo dos produtos a serem utilizados e use luvas para proteger suas mãos, bem como óculos de proteção antes de coisas como restaurar móveis antigos com verniz.

Materiais necessários para a restaturação de móveis antigos

Antes de começar a restauração de móveis antigos primeiro é preciso analisar o móvel que será restaurado – verifique a pintura, se a madeira precisa ser tratada, se existem rachaduras ou se é preciso trocar peças. Se estiver faltando alguma fechadura, dobradiça, parafuso ou puxador, já os providencie.

Quando for comprar os materiais necessários para restaurar móveis antigos, compre lixas de diferente gramaturas, por exemplo as de grão menores (lixas grossas) - 36, 60 ou 80 - servem para móveis que precisam ser nivelados, para tirar imperfeições ou farpas e remover verniz.

Ao restaurar móveis de madeira com verniz, caso a peça fique em área externa exposta a sol e chuva, prefira um verniz para madeira com proteção contra o sol e chuva.

Procure também utilizar roupas velhas ou um avental durante tarefas como envernizar móveis, para evitar manchar suas peças. Caso algum acidente aconteça, não se preocupe, é fácil tirar verniz da roupa. remove as mais difíceis de forma prática, direto na máquina, e sem danificar o tecido.

Você vai precisar de:

  • Pincel e rolo
  • Lixa para madeira
  • Avental
  • Palha de aço
  • Espátula
  • Trincha spalter
  • Tinta específica para madeira
  • Verniz para madeira
  • Massa própria para madeira para tratar rachaduras e trincas
  • Cola de madeira
  • Fundo preparador

Veja os passos para restaurar móveis antigos

  1. Retire as partes removíveis e limpe

    Antes de começar a restaurar móveis antigos, retire todas as partes removíveis da peça, como gavetas, puxadores, dobradiças, etc.

    Depois realize a limpeza do móvel de madeira com um pano umedecido em água e álcool para remover toda a poeira e gordura acumuladas.

  2. Remova a pintura e o revestimento com uma lixa

    Use uma lixa para remover toda a pintura e o verniz do móvel. Comece com uma lixa mais àspera para atingir as camadas mais profundas e finalize com uma lixa de gramatura maior. A última lixa a ser usada não deve ultrapassar mais que 50% do grão utilizado anteriormente para remover os riscos deixados pela lixa mais grossa. Isto é, se começar sua restauração de móveis antigos com uma lixa 80, a próxima deve ser de 120.

  3. Prepare o móvel para a nova pintura

    Para reparar as partes desiguais utilize uma lixa 80, sempre seguindo a direção dos veios da madeira para não riscar seu móvel.

  4. Aplique uma proteção contra parasitas

    Uma etapa importante na restauração de móveis antigos é garantir a saúde da madeira tornando-a resistente contra insetos e fungos que podem se instalar e danificar a peça. Para isso, é necessário utilizar um produto específico de tratamento para prevenir a aparição desses parasitas, o mais fácil é o inseticida aplicado com pincel ou injeção.

  5. Preencha fendas e rachaduras

    Se seu móvel apresentar fendas, aplique uma massa para preencher os espaços. Siga as instruções da embalagem para preparar a pasta e com o auxílio de uma espátula cubra a fenda, espere secar e aplique mais uma camada.

  6. Pinte o móvel

    Tanto se for pintar ou restaurar móveis de madeira com verniz, teste primeiro em uma parte escondida do móvel, para ver se o resultado é o esperado.

Prefira fazer esse trabalho de restauração de móveis antigos em uma área externa ou arejada. Forre o chão com jornal, plástico ou lona para evitar manchas de respingos. Caso derrube algo, veja nossas dicas de como limpar piso.

Enquete

Você já ouviu falar sobre o "Poder do sOMOs"?

0 votos

Como envernizar móveis: restauração de móveis de madeira

Como envernizar móveis de madeira é fácil e capaz de deixar o móvel com um aspecto novo. O verniz é um dos acabamentos mais populares:

  1. Aplique a primeira camada com uma trincha spalter.

  2. Deixe secar por cerca de 3 horas e use uma palha de aço para polir.

  3. Passe a segunda camada e repita o polimento após secagem.

  4. Por fim, aplique a terceira camada de verniz.

Restaurar móveis de madeira com verniz preserva os veios e textura naturais desse material, mas também há outras opções como encerar ou pintar. Para inspirar, confira outras ideias para restaurar móveis em casa.

Dúvidas frequentes sobre restauração de móveis antigos de madeira

Como fazer restauração de móveis antigos?

Primeiro tire todas as partes removíveis, como portas. Limpe bem a superfície antes de começar. Lixe todo o móvel, passe a massa para tampar os buracos, trate a madeira com um produto de proteção e então, pinte o móvel.

Existe um jeito de fazer em casa restauração moveis antigo?

Para restaurar móveis antigos em casa, você pode seguir esses passos: Limpe bem antes de começar. Retire todas as portas e gavetas. Lixe e passe um protetor na madeira. Tampe os buracos com massa e lixe novamente onde foi aplicado a massa. Pinte o móvel usando uma tinta para madeira.

Pode lixar móveis antigos de madeira?

Para lixar móveis antigos de madeira, limpe bem o móvel e retire gavetas e portas. Depois, usando uma lixa para madeira, lixe toda a superfície no sentido dos veios da madeira.

Publicado originalmente