Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar sofá: confira nosso passo a passo rápido

Não importa qual o material do seu sofá, se é de tecido, couro ou suede. Vamos mostrar como limpar sofá com dicas eficientes.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar sofá

Para aprender como limpar sofá, você precisa saber sobre o material de que ele é feito. Então, verifique primeiro qual o tecido do sofá na etiqueta e prossiga para a limpeza adequada.

Para sofás de tecido, como linho e veludo, basta misturar água e vinagre branco. Para sofás de suede, um pouco de e água morna faz milagres!

Embora existam diversas possibilidades de mistura para limpar sofá, separamos algumas principais que servem para grande parte do material produzido para os estofados. Manter o sofá sempre higienizado é cuidar da própria saúde, já que os tecidos muito sujos acumulam poeiras, pelos, ácaros e, eventualmente, até bactérias.

É possível limpar sofá em casa?

Muita gente pensa que só é possível limpar o sofá de maneira profissional, ou seja, chamando uma empresa especializada, mas não é bem assim. Dá para fazer a limpeza de maneira efetiva com produtos e itens que você tem em casa.

Além de economizar o dinheiro da limpeza profissional, você pode fazer mais vezes, o que garante um móvel mais limpo. Mas, para isso, é preciso saber a maneira correta de limpar, levando em conta alguns fatores, como o material do sofá.

Usar produtos que não são compatíveis com o tecido, por exemplo, pode resultar em manchas e danos. Portanto, antes de mais nada, certifique-se de usar as substâncias adequadas para não ter dor de cabeça depois.

Sempre leia as instruções de limpeza do sofá antes de aplicar qualquer produto ou método. Geralmente, elas ficam em uma etiqueta na parte de dentro ou embaixo. Caso você não encontre, entre em contato com o fabricante e peça as orientações. Isso é importante para que não aconteçam problemas com o seu móvel.

Você vai precisar de:

  • Borrifador
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Álcool
  • Amaciante de roupas
  • CIF Lava Louças

Aprenda como limpar sofá de tecido com vinagre

Confira três passos para limpar o seu sofá com praticidade e eficiência usando vinagre. Se você não tem, sem problemas que existem diversas possibilidades de como limpar sofá de camurça, linho e outros tecidos.

  1. Misture água e vinagre

    Para limpar sofá de tecido, misture 1 litro de água morna e 250 ml de vinagre branco.

  2. Passe um pano úmido

    Mergulhe um pano limpo nesta mistura, torça bem e passe por toda a superfície do sofá.

  3. Deixe secar

    Deixe o sofá de tecido secar em um local arejado.

Veja como limpar sofá de suede é fácil

O suede tem um toque mais aveludado, mas existem formas específicas de limpeza para que o sofá fique mais brilhoso e mantenha o aspecto acetinado. Ah! Se você não sabe como tirar mancha de sofá de suede, também pode seguir esse mesmo passo a passo.

  1. Misture água e detergente

    Em uma bacia, acrescente 8 gotas de detergente neutro em 250 ml de água morna. Misture até formar espuma.

  2. Esfregue as manchas

    Mergulhe uma escova de cerdas macias na solução e esfregue as manchas no sofá de suede. Faça movimentos suaves e circulares.

  3. Seque o sofá

    Para finalizar, passe um pano úmido bem torcido para tirar o excesso de detergente. Seque com um pano limpo e seco.

Como fazer uma mistura para limpar sofá

Veja quais ingredientes você precisa para fazer uma mistura para limpar sofá dos maus odores:

  1. Separe os ingredientes

    1 litro de água, 250ml de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, 500 ml de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante de roupas.

  2. Misture tudo em um borrifador

    Acrescente todos os ingredientes dentro de um borrifador limpo com ajuda de um funil.

  3. Aplique sobre o sofá

    Borrife a solução caseira a uma distância de pelo menos 40 cm do sofá. Você não quer usá-lo muito perto para não deixar o tecido excessivamente úmido. Aplique com moderação e deixe secar.

Essa dica é ideal para remover o cheiro ruim do móvel por causa do acúmulo de sujeiras, umidade e até suor. Se você está buscando como tirar cheiro de xixi do sofá, recomendamos o uso do vinagre, para deixar o sofá cheiroso novamente.

Saiba como limpar sofá com bicarbonato e amaciante

  1. Tire a poeira

    Com o aspirador de pó, limpe bem o estofado do seu sofá ou poltrona. É muito importante tirar a poeira da mobília com frequência para evitar o acúmulo de sujeira, principalmente nos móveis que pedem lavagem a seco ou antes de aplicar qualquer produto de limpeza.

  2. Prepare a mistura

    No borrifador, coloque a água, o álcool, o bicarbonato, o vinagre e o amaciante. Misture bem até ficar homogêneo.

  3. Borrife sobre o estofado

    Com o borrifador a uma distância de cerca de 50 cm do sofá, poltrona ou cadeira, espirre um pouco da mistura sobre o estofado.

  4. Esfregue e seque

    Usando o pano de microfibra seco, esfregue levemente o estofado onde a mistura foi borrifada para secar bem.

Descubra como tirar slime do sofá sem estragar

  1. Desgrude o excesso de slime do sofá

    Se ficou grudado um pedaço grande de slime no sofá de tecido, pegue uma espátula e tente raspar o excesso. Se estiver muito mole, passe um cubo de gelo por cima, até endurecer. Assim, você pode até puxar o slime com os dedos.

  2. Faça uma mistura de água e sabão

    Para remover a mancha de slime, basta diluir um pouco de sabão líquido para lavar roupa na água quente.

  3. Esfregue a mancha com uma escova

    Com ajuda de uma escova, esfregue com cuidado a mancha de slime. Não use muita força ou movimentos longos. Assim, você não corre o risco de estragar o estofado ou de espalhar o slime.

  4. Enxágue a mancha

    Agora que você removeu o slime do sofá, passe um pano úmido com água quente e tire o excesso de sabão. Deixe secar em local arejado.

Se você tem crianças em casa, com certeza já teve que desgrudar slime do sofá, da roupa, de móveis e da parede. Apesar de divertido, o trabalhinho a mais na hora da limpeza compensa. E não se preocupe: esse método de remoção é muito eficaz!

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Dicas de ouro

Siga sempre as instruções de lavagem da etiqueta As etiquetas dos móveis estofados e capas de almofadas, assim como etiquetas das roupas, trazem as instruções de lavagem que indicam a melhor forma de higienizá-los. Normalmente as etiquetas dos sofás e poltronas tem uma letra que tem o seguinte significado:

  • O: O tecido do estofado pode ser lavado com água

  • W: O estofado deve ser limpo apenas com pano úmido e produtos específicos

  • P: O sofá deve ser lavado a seco

  • F: A higienização do estofado deve ser feita apenas por profissionais

Lave as capas removíveis Caso seus sofás, poltronas e cadeiras tenham capas de tecido removíveis, a limpeza é bastante simples. Basta retirá-las e lavá-las na máquina ou a seco, seguindo as instruções de lavagem da etiqueta.

Se você não puder remover as capas, você vai precisar fazer a limpeza de estofados e o tratamento de manchas no próprio local. Lembre-se sempre de ler as instruções do fabricante e testar quaisquer produtos em uma pequena área do móvel antes de aplicar.

Cuide das manchas Se com as roupas já é assim, com seus estofados não é diferente: o quanto antes você tratar das manchas, mais fácil será removê-las. Manchas recentes são sempre muito mais fáceis de serem retiradas. Por isso, quando surgirem manchas na superfície do seu estofado, procure limpá-las imediatamente.

Tire a poeira Com ou sem capa removível, é recomendável aspirar o sofá, as poltronas e cadeiras uma vez por semana, para evitar que a poeira venha a aderir às fibras do tecido e à espuma do estofado.

Viu como limpar sofás não é um bicho de sete cabeças? Lembre-se que se o móvel estiver muito sujo, um profissional de limpeza é o mais indicado — já que possuem máquinas e produtos específicos para uma limpeza de sofá a seco mais profunda.

Depois, é só usar as dicas que aprendeu com a Wiki Tips Português de como lavar sofá de veludo, couro e outros tecidos, para mantê-lo limpo e cheiroso por muito mais tempo!

Dúvidas frequentes sobre como limpar sofá

Por que usar vinagre para limpar sofá de camurça?

Não sabe como limpar sofá de camurça? Aposte no vinagre: ele tira cheiros, manchas e limpa profundamente o material interno dos sofás e tecidos! Basta misturar 250ml de água e 750ml de vinagre em um borrifador. Aplique a solução no sofá e esfregue com um pano de flanela. Por fim, enxágue o sofá com água morna e seque com um pano seco. Esse método também funciona caso você não saiba como limpar sofá de veludo.

Qual o melhor método para limpar sofá de couro?

Para entender como limpar sofá de couro, é preciso lembrar da hidratação: ela serve como proteção do tecido e evita a limpeza pesada no material. Vale (muito) a pena investir em um hidratante para sofás de couro, já que assim, você mantém seu estofado hidratado e consegue limpá-lo apenas com um pano úmido com água e CIF Lava Louças.

Quando é preciso limpar o sofá a seco?

Não sabe qual o melhor tipo de lavagem e como limpar sofá a seco? Utilize uma técnica caseira: espalhe bicarbonato de sódio sobre o sofá, deixe agir por 30 minutos e passe um aspirador de pó. Uma alternativa ao bicarbonato é usar um limpador específico de tecidos a seco.

Como limpar sofá de camurça?

Você deve amornar um litro de água e acrescentar duas colheres de vinagre e algumas gotas de CIF Lava Louças. Com o auxílio de uma escova macia, vá passando a mistura. Depois passe um pano limpo e seco. Aguarde secar.

Alguma técnica de como limpar sofá de veludo?

Misture duas colheres de vinagre branco, três gotas de CIF Lava Louças em um litro de água morna. Umedeça um pano limpo e passe no sofá. Logo após passe um pano limpo e seco. Deixe secar naturalmente.

Dicas de como limpar sofá de tecido?

Em um recipiente coloque duas gotas de CIF Lava Louças, duas colheres de vinagre e um litro de água morna. Passe essa mistura no sofá, com auxílio de um pano limpo. Em seguida, passe um pano seco e limpo para tirar o excesso da mistura. Deixe secar.

Publicado originalmente