Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar sofá de camurça: o guia completo

Saiba como limpar sofá de camurça de forma simples e rápida, e mantenha seu sofá sempre como novo.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar sofá de camurça

É muito fácil manter o seu sofá como novo se você souber como limpar sofá de camurça. Um sofá bonito e confortável é, com certeza, peça fundamental em qualquer casa. No entanto, mantê-lo sempre limpo às vezes pode parecer um pouco trabalhoso. 

A camurça é um tecido muito bonito e agradável ao toque, garantindo conforto e sofisticação, mas à primeira vista pode não parecer o mais prático, já que água em camurça pode manchar, por isso, produtos são indicados, pois ajudam na limpeza sem danificar o tecido. Com este guia completo do Wiki Tips Português, você vai aprender como limpar o sofá de camurça de forma descomplicada e cuidar bem desse item tão precioso em sua casa.

Você vai precisar de:

  • Aspirador de pó
  • Escova macia
  • Pano úmido
  • Pano seco
  • Esponja
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre
  • Água morna
  • CIF Lava Louças

Como limpar sofá de camurça

A melhor maneira de conservar o estofado é manter o seu sofá sempre limpo. Se fizer uma limpeza semanalmente, a sujeira não irá se acumular sobre o tecido e você evita manchas e outros resíduos difíceis de serem removidos depois.

  1. Retire as almofadas e partes removíveis do sofá

    Retire as almofadas e outras partes removíveis do seu sofá para ter acesso a todos os cantinhos e não deixar nenhuma sujeira para trás.

  2. Aspire o seu sofá pelo menos uma vez por semana

    Acabe com toda a sujeira do seu sofá de camurça com o aspirador de pó. A camurça é um tecido delicado e é preciso ter muito cuidado com água. Por isso, usar o aspirador de pó para limpar o seu sofá de camurça é uma solução segura e prática.

    O aspirador é capaz de limpar o tecido de todas as partes do sofá, inclusive aqueles cantinhos de acesso mais difícil. Ele é um importante aliado para eliminar a poeira e os farelos do sofá, além de ser muito eficaz para remover todos os pelos dos animais de estimação ou outros microorganismos nocivos à saúde, como ácaros e fungos.

  3. Finalize a limpeza usando uma escova macia

    Com uma escova macia, crie o hábito de escovar o tecido do seu sofá pelo menos uma vez por semana, de preferência depois de passar o aspirador de pó. Escove bem a camurça de todas as partes do seu sofá - as fixas e as removíveis. Não se esqueça de escovar embaixo e em todos os cantinhos.

    Neste caso, não é preciso usar nenhum produto de limpeza. Este processo irá acabar com qualquer resquício de poeira, farelos e pequenos fiapos que ainda estiverem agarrados no tecido, além de deixar o aspecto da camurça como novo.

Além da camurça, existem outros tipos de tecido bastante usados em sofás e que podem parecer complicados de serem limpos, mas existem soluções eficazes. Confira nossas dicas sobre como tirar esmalte do sofá.

Saiba como limpar sofá de camurça com bicarbonato

Se o seu sofá já está um pouco mais sujo, a melhor maneira de limpá-lo é usando bicarbonato de sódio. Além disso, se você sempre quis saber como tirar mau cheiro do sofá de camurça, essa é a solução mais adequada. O bicarbonato de sódio não oferece nenhum risco de danificar o tecido do seu sofá de camurça, agindo como em uma lavagem a seco e eliminando todos os odores.

  1. Espalhe o bicarbonato de sódio sobre o tecido do seu sofá

    Polvilhe bicarbonato de sódio sobre o tecido de toda a superfície do sofá. Capriche na quantidade nas regiões mais sujas, com manchas ou odores mais fortes.

  2. Deixe agir por 30 minutos

    Não adianta ter pressa, o bicarbonato de sódio é muito seguro e um excelente aliado na limpeza da sua casa e do seu sofá de camurça, mas precisa de tempo para agir.

    Se você tiver crianças ou animais de estimação em casa, certifique-se de deixá-los longe do sofá enquanto o bicarbonato estiver agindo. Não há nenhum risco, já que o bicarbonato de sódio é um produto natural e inofensivo, mas evita espalhá-lo pelo chão da casa.

  3. Aspire bem todo o bicarbonato de sódio com o aspirador de pó

    Assim como na limpeza periódica do seu sofá de camurça, depois de deixar o bicarbonato de sódio agindo sobre o tecido, aspire bem o sofá. Esse passo irá retirar não só todo o produto, mas também os resquícios de poeira e sujeira do tecido do estofado. 

    Não se esqueça de aspirar embaixo e nos cantinhos, e também as almofadas.

  4. Finalize a limpeza com a escova macia

    Depois de passar o aspirador de pó e retirar todo o bicarbonato de sódio do tecido do sofá, finalize escovando a camurça com a escova macia, e eliminando qualquer resquício de sujeira.

Aprenda como limpar sofá de camurça com vinagre

Outra solução natural para limpar o seu sofá de camurça é usar vinagre e água morna. O vinagre é um produto com alto poder desinfetante, e também age de forma eficaz eliminando o mau cheiro. Além disso, o vinagre é um excelente amaciante.

Aprenda agora como fazer essa mistura para limpar sofá que é fácil e prática:

  1. Prepare uma solução de água morna com vinagre

    Misture 250 ml de vinagre em 1 litro de água morna.

  2. Passe a mistura em todo o tecido do sofá

    Usando um pano úmido, passe um pouco da mistura de água morna e vinagre em toda a superfície de camurça do sofá, sempre no mesmo sentido das fibras do tecido. Lembre-se de que a camurça é um tecido bastante delicado, então tome cuidado para não encharcar demais o pano e o tecido do sofá.

  3. Limpe as manchas mais resistentes

    Manchas mais resistentes podem ser removidas usando a mesma mistura de água morna e vinagre e uma esponja macia. Molhe a esponja em um pouco da mistura e esfregue suavemente sobre a mancha até removê-la.

  4. Use um pano seco para remover o excesso

    Depois de aplicar a mistura de água morna e vinagre com a esponja ou o pano úmido, passe um pano seco sobre o tecido do sofá, sempre no mesmo sentido das fibras, para remover o excesso da solução sobre a camurça.

  5. Deixe secar completamente

    Abra as janelas para que o ambiente fique bem arejado, e deixe o sofá de camurça secar naturalmente.

E se o seu sofá estiver encardido, você pode usar uma solução de água morna e detergente CIF Lava Louças, basta diluir duas colheres de sopa de CIF Lava Louças na água morna e seguir o mesmo passo a passo acima.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Dúvidas frequentes sobre como limpar sofá de camurça

Posso usar detergente para limpar sofá?

Sim, mas tome cuidado nas proporções, o mais indicado é utilizar o detergente diluído em ágia morna, duas a três colheres de sopa por litro bastam. Cuidado para não encharcar o sofá, aplique a solução com parcimônia e dê preferência para detergentes neutros, como CIF Lava Louças.

Existe melhor forma para limpar sofá de camurça?

Não precisa complicar: um bom aspirador de pó e uma escova macia são grandes aliados para limpar o sofá de camurça. Se quer saber como higienizar sofá de camurça, use bicarbonato de sódio ou uma solução de vinagre e água morna.

Remover mancha de sofá é viável?

As manchas do seu sofá de camurça podem ser facilmente removidas do tecido com água morna e vinagre, ou até mesmo uma mistura de detergente neutro e água.

Sou capaz de limpar sofá de camurça bege encardido?

A solução de água morna e vinagre é bastante eficaz para a limpeza de sofá de camurça encardido. Uma outra alternativa é usar duas colheres de sopa de detergente neutro no lugar do vinagre.

Há um modo melhor de secar sofá de camurça?

Para secar o sofá de camurça, você pode usar um pano seco macio e que não solte pelos, mas a melhor opção é sempre deixar o local bem ventilado para que o sofá seque naturalmente.

Mancha de acetona pode ser eliminada do sofá de camurça?

Manchas de acetona são difíceis de serem removidas, principalmente da camurça, que é um tecido delicado. Neste caso, o ideal é procurar uma empresa especializada em limpeza de sofás.

Alguém sabe como limpar sofá de camurça?

Para limpar o sofá de camurça, basta utilizar uma mistura de água morna e vinagre. Aplique a mistura, deixe agir por alguns minutos, passe um pano e deixe secar.

Qual produto caseiro para limpar sofá de camurça?

Misture água morna e vinagre branco. Com um pano passe a mistura e com um pano seco retire o excesso. Deixe secar. Caso tenha manchas ou sujeiras mais difíceis, utilize uma esponja ao invés de pano.

Tem como limpar sofá de camurça a seco?

Sim, mas namaioria das vezes, é preciso contratar serviços especializados de lavanderia, OMO Lavanderia por exemplo, possui este tipo de serviço. Agora, se a limpeza estiver relacionada com mau cheiro, uma solução caseira é espalhar bicarbonato de sódio no sofá, deixar agir por 30 minutos e depois aspirar tudo, dando um toque final com uma escova, para alinhar as fibras do tecido.

Publicado originalmente