Wiki Tips and advice Brasil - Português

Veja como limpar aliança de prata sem sair de casa

É interessante aprender como limpar aliança de prata, pois o escurecimento da jóia é um processo natural. Veja como fazer usando produtos que você já tem em casa.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar aliança de prata

Saber como limpar aliança de prata é uma preocupação para quem tem essa joia. Acontece que a prata escurece normalmente com ação do tempo, independente de quem usa. É uma reação criada pelo contato da joia com o composto de enxofre, ácido úrico e o suor. Existem formas de limpá-la usando produtos que você tem em casa e o passo a passo é muito simples. 

Mas afinal, quais são esses produtos? ou pasta de dente. Esses dois produtos irão deixar sua aliança com cara de nova e são produtos de fácil acesso. Anote o passo a passo de como limpar prata e coloque em prática agora mesmo.

Você vai precisar de:

  • Flanela limpa
  • Escova de dente velha
  • Recipiente plástico
  • Pasta de dente
  • CIF Lava Louças Concentrado
  • Água quente

Como limpar aliança de prata em 5 etapas

É muito simples ter sua aliança com cara de nova, siga as instruções de como polir aliança em casa:

  1. Prepare a mistura para limpeza

    Em um recipiente de plástico coloque a água quente e o CIF Lava Louças Concentrado.

  2. Deixe a joia de molho

    Coloque a aliança e demais joias de prata nesse recipiente e deixe por 15 minutos.

  3. Retire a joia e enxágue

    Tire a aliança do recipiente, enxágue em água corrente e reserve. Esse processo já deixará a aliança limpa. Para limpar a aliança de moeda, você pode usar também esses três passos aprendidos até agora.

  4. Inicie o polimento

    Coloque uma ponta pequena de pasta de dente na escova de dente velha e passe a escova na parte interna e externa da aliança.

  5. Enxágue novamente e seque

    Enxágue em água corrente para remover a pasta e seque com a flanela.

Prontinho! Foi fácil não foi? Não precisa gastar dinheiro para deixar a aliança brilhando. Que tal aproveitar as dicas acima e já limpar as demais joias que estão guardadas?

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

E também é importante ressaltar que a prata escurecer não significa que ela é falsa. Veja três dicas para reconhecer se a prata é verdadeira: 

  1. Uma forma para você descobrir se a prata é verdadeira coloque-a em um pote transparente ou copo com vinagre. Se a aliança for verdadeira, ela não sofrerá alteração. Se for outro metal, a aliança pode mudar de cor ou descascar. 

  2. Outra dica mais simples ainda, é olhar a marcação da joia. No Brasil, há dois tipos de pratas que são comercializadas: Prata 950 e 925. E esse número deve constar gravado na parte interna da joia. 

  3. A terceira forma é solicitar o certificado de garantia. Se a joia for legítima, ela vem com um certificado de garantia do produto, entregue pela loja.

Aproveite e compartilhe as dicas acima com o amigo(a) que precisa limpar as pratas em casa.

Dúvidas frequentes sobre como limpar aliança de prata

É normal a prata escurecer?

É normal sim, a prata escurece causado por um processo químico comum que independe do organismo do usuário. Esse processo é uma reação da prata com compostos de enxofre existentes no ambiente. No organismo o que pode influenciar o escurecimento da prata é o ácido úrico ou o suor. Então fique tranquilo, se a prata escurecer não significa que ela é falsa.

Tem como polir aliança de prata em casa?

Tem sim. Primeiro limpe-a, colocando-a em uma solução de água quente com CIF Lava Louça Concentrado e deixando por 15 minutos. Em seguida, passe um pouco de pasta de dente com a ajuda de uma escova de dente velha ou um papel toalha.

Como deixar a aliança de prata brilhando?

Faça uma solução de água quente + CIF Lava Louças Concentrado e deixe a aliança imersa por 15 minutos. Enxágue e passe uma quantidade pequena de pasta de dente com a ajuda de um papel toalha ou escova de dente velha, enxágue novamente e seque com uma flanela.

Publicado originalmente