Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como desentupir forno de fogão: em 5 etapas de forma descomplicada

Descobrir como desentupir forno de fogão sozinho vai te poupar de chamar um técnico. Confira o passo a passo abaixo e realize a tarefa com segurança e higiene.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como desentupir forno de fogão

Em emergências durante o uso, muitas pessoas precisam descobrir como desentupir forno de fogão na marra. Esse tipo de problema impede o pleno funcionamento do eletrodoméstico e, geralmente, isso acontece durante o preparo de uma receita. Porém, é bom deixar a raiva de lado e partir para a solução que é simples, porque problema é nada mais é do que excesso de sujeira na superfície. Se o defeito perdurar, entretanto, pode danificar a funcionalidade.

É claro que, resolvendo essa situação, reveja a limpeza do forno, porque ao limpar o acúmulo de sujidade evita prejudicar o funcionamento do calor. Lembrando que é importante seguir algumas orientações para realizar essa higienização.

A seguir, confira o passo a passo mais adequado de como desentupir forno de fogão a gás e os produtos mais eficazes.

Você vai precisar de:

  • Desincrustante
  • Detergente
  • Cif Limpadores
  • Agulha de desentupir fogão
  • Esponja macia
  • Flanela

Como limpar forno de fogão em 5 passos

Tentar assar um bolo ou outro alimento e não conseguir porque o forno não liga é frustrante. No entanto, trata-se de um defeito simples de ser resolvido. Só gaste dinheiro chamando a assistência técnica se, de fato, houver algo mais específico, o que não é o caso na maioria das vezes.

  1. Desligue o fogão da tomada

    Desative a eletricidade ligada ao fogão e bloqueie a saída de gás para a sua segurança.

  2. Remova as grandes internas

    Retire as grelhas de dentro do forno e outros dispositivos que possam ser removidos.

  3. Higienize com bucha

    Agora umedeça uma bucha com água e detergente neutro, usando a parte amarela ou uma esponja macia. Esfregue tanto as grades quanto a parte interna do fogão. Mas sempre que passar e grudar partículas sólidas, lave-a para não riscar o alumínio. Depois, faça o mesmo utilizando desincrustante ou , que vai remover a gordura. Para remover o que sobrou do produto, use mais sabão. A etapa também é válida para limpeza de queimado de panelas e fornos.

  4. Procure desentupir o acendedor

    Tem uma agulha que desentope a boca do fogão e é útil para outros fins como desentupir o forno a gás. Dependendo do modelo, sua posição pode mudar, mas é fácil identificar, porque é de onde sai a chama. Nos furos, as agulhas conseguem ser mais precisas. Lave todas as grelhas seguindo essas orientações.

  5. Encaixe as peças

    Volte com as telas no forno, mas apenas quando elas estiverem bem secas. Faça um teste ligando para verificar se tudo voltou ao normal.

Algumas boas práticas são excelentes para evitar a necessidade de entender como desentupir forno do fogão. Não deixar comida quando não estiver sendo assada ou cozida dentro do compartimento, passar uma flanela a cada uso e desincrustante pelo menos uma vez por semana.

Enquete

Com que frequência você higieniza as áreas de preparação de alimentos em casa, como bancada, tábuas e fogão?

0 votos

Esse amontoado de substâncias que impedem o forno de ligar têm um impacto negativo na saúde. Resíduos aumentam os riscos de contaminação de outros alimentos e, por isso, a higiene é necessária na cozinha.

Dúvidas frequentes sobre como desentupir forno de fogão

Como desentupir o forno do fogão com praticidade?

Antes de tudo é importante manter o gás e a eletricidade desligados, a fim de evitar acidentes. É necessário começar retirando as grelhas internas e depois com uma esponja embebida de sabão neutro e água pode dar início a limpeza da superfície. A grelha também recebe o mesmo tratamento, até o desincrustante deve ser aplicado em tudo. Depois, basta remover o excesso com uma flanela, desentupir o acendedor com a agulha própria para fogão e, por fim, fazer o teste.

Por que limpar o forno do fogão com frequência?

Hábitos como desentupir forno a gás são importantes porque previne contaminação alimentar, ao remover a sujeira capaz de atrair fungos, bactérias e outros micro-organismos. A outra vantagem está ligada à possibilidade de aumentar a durabilidade do seu eletrodoméstico evitando um problema que pode causar desgastes.

Quais os melhores produtos para limpar o forno do fogão?

Os melhores produtos para limpar fogão são o Lava Louca CIF e o Limpador Desengordurante CIF. Ambos oferecem alta performance e praticidade ao aliar tecnologia e experiência da marca.

Publicado originalmente