Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como tirar encardido de uniforme escolar

Manter as roupas das crianças limpas e bem cuidadas nem sempre é uma tarefa fácil. Mas sabia que algumas dicas podem te mostrar como tirar encardido de uniforme escolar? Evite manchas e esforços desnecessários seguindo apenas algumas etapas simples.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como tirar encardido de uniforme escolar

Tempo de leitura: 03 minutos

Brincadeiras, atividades físicas, hora das refeições são apenas alguns dos fatores que podem fazer com que o uniforme escolar das crianças fiquem sujos rapidamente. Para facilitar sua rotina, aprenda como tirar encardido de uniforme escolar. Seguir as dicas certas fará você economizar dinheiro, já que poderá utilizar as peças por mais tempo sem perder o aspecto de roupa nova e ainda fará com que você economize tempo na hora de cuidar das roupas. Afinal, você não precisa mais perder horas do seu dia para deixar as roupas limpas e bem cuidadas. 

Além de evitar deixar as roupas ficarem muito sujas para lavar, é importante escolher bem os seus produtos para lavar a roupa. A linha traz três opções de um poderoso sabão para que você escolha qual a sua preferência: sabão em pó, com tecnologia anti-resíduos; sabão líquido, com embalagem refil para garantir mais economia; ou sabão líquido para diluir, com fórmula concentrada com excelente rendimento. Com poderosa ação anti-manchas já na primeira lavagem, esta linha é feita com ingredientes biodegradáveis e possui instruções claras para cada tipo de mancha.

Para cuidar das roupas sem muito esforço, separamos algumas dicas úteis para você utilizar no dia a dia.

Você vai precisar de:

  • Tanque
  • Bacia
  • Balde
  • Vinagre branco
  • Água morna
  • OMO Lavagem Perfeita

Como tirar encardido de uniforme escolar em 5 passos

É muito importante saber a melhor forma de lavar roupas para ir para escola, mas se for necessário desencardir o uniforme, siga os passos abaixo.

  1. Faça a mistura dos ingredientes

    Misture duas xícaras de vinagre branco em dois litros de água morna em um balde ou bacia;

  2. Coloque as roupas na bacia

    Acrescente as peças de roupa e deixe de molho por aproximadamente uma hora; Dica: Utilize essa etapa também se precisar lavar camisa de time.

  3. Lave a roupa na máquina

    Lave as peças na máquina com OMO Lavagem Perfeita para um resultado mais satisfatório;

  4. Esfregue manualmente

    Esfregue punhos, golas e a região das axilas caso necessário para uma limpeza ainda mais eficaz;

  5. Coloque as peças para secar

    Após o enxágue, sempre tenha preferência por deixar as roupas secarem ao sol.

Importante: não deixe as peças de molho por muito tempo, especialmente em soluções com vinagre. Além de danificar as fibras do tecido, o produto poderá deixar um cheiro desagradável nas peças mesmo após a lavagem. Faça, também, um teste prévio para confirmar que as peças não irão soltar tinta e, assim, evitar manchas coloridas nas roupas. Deixe uma parte da peça de molho na solução e confira se a água mudou ou não a coloração.

Enquete

Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço?

0 votos

Se você tem dúvida também de como fazer as peças do uniforme ficarem bem cuidadas, siga essa dica: Utilize sempre amaciante ao finalizar sua lavagem. Além de possuir produtos hipoalergênicos, que evitam reações alérgicas em peles sensíveis, o amaciante é fundamental para cuidar das fibras de tecido nas roupas. A hora de guardar as peças também é importante, já que é necessário separar peças que soltam pelos daquelas mais propensas a grudarem pelinhos.

Escolher um bom fabricante permite que o tecido seja de maior qualidade, o que certamente irá facilitar todo o processo de cuidados com cada peça. Evite utilizar produtos fortes na lavagem, como a água sanitária. Além de agredir a peça e causar desbotamento, a água sanitária pode fazer com que peças brancas fiquem amareladas com o tempo. Tecidos leves são mais fáceis de cuidar, além de permitir uma melhor transpiração, o que evita o acúmulo de suor na roupa.

Gostou das dicas? Então confira também como lavar calça jeans sem que ela desbote.

Dúvidas frequentes sobre como tirar encardido de uniforme escolar

É possível desencardir uniforme?

Com a lavagem correta, sim. Dependendo do estado da peça, será necessário esfregar as peças no tanque antes de passar para a máquina para conseguir um resultado satisfatório. Além disso, lave peças coloridas separadamente das peças brancas ou claras para evitar manchas. Não utilize a mesma peça muitas vezes para lavar, pois isso pode deixar mais difícil a hora de remover a sujeira.

Como desencardir uniforme branco?

Deixar de molho e esfregar as peças no tanque podem garantir um bom resultado. Sabonete branco e/ou vinagre facilitam a remoção de manchas, incluindo aquelas que se formam na região das axilas pelo uso de desodorante. Para manter o tom de branco sem amarelar, prefira sempre deixar as peças secarem no sol.

O que fazer para lavar corretamente o uniforme da escola?

Separe as peças por cor e por material, assim você evita a formação de bolinhas durante a lavagem, além das temidas manchas caso uma das peças desbote. Não lave peças de lã e de algodão juntas, pois a lã solta pelinhos que dificilmente sairão das peças de algodão.

Publicado originalmente