Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como lavar roupa colorida: aprenda 4 passos rápidos!

Agora você vai aprender a como lavar roupa colorida! Siga a leitura para conhecer as melhores dicas de como lavar roupa sem desbotar!

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como lavar roupa colorida

Aprender como lavar roupa colorida é essencial para não precisar mais ver aquele vestido vermelho lindíssimo perder a cor na primeira lavagem ou tirar a camisa preta da máquina e perceber que ela está desbotada. Essa sensação é super frustrante, não é mesmo? Mas saiba que é possível lavar roupa colorida e manter as cores vivas e sem danos ao tecido.

Veja nossas dicas de como lavar roupa sem desbotar e deixe suas roupas lindas e coloridas por mais tempo, contando é claro com o poder e tecnologia do .

Dica Importante: Sempre leia as instruções de lavagem e secagem das etiquetas, bem como as do rótulo dos seus produtos de limpeza. Segui-las à risca é garantia de manter as cores e as roupas por mais tempo!

Cuidados para lavar roupas coloridas

Seguir alguns cuidados simples de como lavar roupa sem desbotar podem realmente ajudar a preservar a cor das suas peças durante a lavagem e a mantê-las brilhantes por mais tempo:

  • Separe as roupas antes de lavá-las. Isso pode evitar que roupas claras sejam manchadas por cores mais escuras e também evitar o desbotamento das cores escuras. 

  • Vire a roupa colorida do avesso antes de lavar. Isso vai expor o lado interno do tecido à força da pressão da água e do detergente para ajudar a preservar as cores. 

  • Não seque a roupa à luz solar direta. O sol pode ser um agente natural de branqueamento, portanto, não seque roupas coloridas e escuras no sol para evitar que elas desbotem. 

  • Evite usar secadoras de roupa. O calor pode, às vezes, desbotar cores, especialmente em roupas escuras. Sempre que possível, seque as roupas em um local ventilado.

  • Lave com água fria. Lavar roupa coloridas e escuras com água mais fria ajudar a preservar seu brilho, pois o calor pode danificar as fibras e levar ao desbotamento.

  • Evite deixar as roupas de molho por muito tempo. O Contato prolongado com a água e o sabão pode promover o desbotamento da peça;

  • Sempre use produtos específicos para roupas delicadas, como OMO Roupas Finas e Delicadas de Coco, que cuida das cores dos tecidos.

  • Evite produtos à base de cloro. Produtos com cloro podem manchar as peças coloridas.

  • Trate as manchas da roupas antes de lavar.

  • Cuidado também com as peças brancas. Hoje falaremos mais sobre as peças coloridas, mas saber como tirar mancha de peças brancas fará com que sua roupa dure mais tempo.

Você vai precisar de:

  • Balde
  • Varal
  • Maquina de lavar
  • OMO Lavagem Perfeita
  • Amaciante
  • Alvejante sem cloro

Como lavar roupa colorida sem desbotar

A seguir você confere como lavar roupa colorida para não desbotar utilizando itens que você já tem em casa:

  1. Cuidados iniciais para a lavagem

    Coloque a roupa suja na máquina de lavar roupas com as peças viradas do avesso e separada por cores claras e escuras.

  2. Adicione os produtos

    Adicione o sabão para lavar roupas, como o OMO Lavagem Perfeita que cuida de suas peças e evita os sinais de envelhecimento das roupas e também adicione um bom amaciante.

  3. Programe sua máquina

    Selecione o programa de lavagem adequado para as roupas que deseja lavar e inicie a lavagem.

  4. Finalizando

    Após o término da lavagem é só colocar para secar, preferencialmente, em local arejado.

E vale lembrar que essas dicas também valem para lavar roupa escura sem desbotar.

Veja também como tirar mancha de roupa que solta tinta.

Enquete

Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço?

0 votos

Viu como aprender a lavar roupa colorida? Sem desbotar e manter as cores das roupas por mais tempo? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e leia sobre como tirar mancha de roupa colorida.

Não existe mágica para saber como lavar roupa sem desbotar e muito menos truques milagrosos para lavar roupa escura. O segredo para manter a cor vibrante e o brilho das suas peças é lavar as roupas da maneira correta e usar produtos de qualidade!

Dúvidas frequentes sobre como lavar roupa colorida

Como desencardir roupa colorida?

Para lavar roupa colorida, basta lavar na máquina. Separe as roupas coloridas das demais, vire do avesso e lave com água fria. Não deixe-a secando no sol e nem use secadora, isso faz com que a cor desbote, também não deixe muito tempo de molho e não use produtos com cloro.

Tem como lavar a roupa com sal para não desbotar?

Não há segredos e nem milagres para a roupa não desbotar, basta lavar seguindo as recomendações e usando produtos de qualidade. Lave sempre as roupas coloridas separadas e do avesso, com água fria. Não deixe secar no sol e não use secadora, isso faz com que a cor da roupa desbote.

Quais dicas caseiras de como lavar roupa colorida para não desbotar?

Para a roupa não desbotar, não deixe ela muito tempo de molho e não use produtos com cloro. Coloque para lavar do avesso, usando água fria para preservar o brilho e a cor. Deixe secar na sombra e ao ar livre, evitando o sol.

Tutorial de como lavar roupa colorida para não desbotar?

Quanto mais você lavar a peça, mais ela vai desbotar. Portanto, invista em um sabão de boa qualidade para evitar ter que re-lavar a peça. Na hora da lavagem vire a peça do avesso, para a cor durar mais tempo.

Alguém sabe como lavar roupas coloridas?

Lavar roupas coloridas não tem muito segredo, só um pouco de cuidado. Invista em um sabão de boa qualidade, o OMO Lavagem Perfeita, por exemplo. Pois esse sabão age na remoção de manchas desde a primeira lavagem, ou seja, você precisará lavar a roupa uma única vez.

Alguma dica de como lavar roupa colorida na máquina?

A dica principal é certificar de que a roupa não solta tinta, para não correr o risco de manchar as demais peças. Vire as peças do avesso para não desbotar a cor, se necessário, faça uma pré lavagem para remover as manchas.

Publicado originalmente