Wiki Tips and advice Brasil - Português

As 5 melhores dicas de como cuidar de cachorro em apartamento

Há pouco tempo era comum ter animais de estimação somente em casas com quintais grandes, mas a vida moderna em cidades grandes mostrou que é possível criar cachorro em apartamento. Quer saber como? Está tudo aqui neste artigo.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Cuidar de cachorro em apartamento

Como diz o ditado popular: “o cão é o melhor amigo do homem” e é famoso por proporcionar aquele amor incondicional para seus donos. Mas e como fazemos para descobrir como cuidar de cachorro em apartamento? A verdade é que muitas pessoas desistem de adotar um cãozinho justamente porque moram em um apartamento ou flat pequeno, sem espaço externo ou quintal, mas com os devidos cuidados e ajustes na rotina de todos — principalmente no início —, é possível ter um cachorro extremamente feliz, saudável e educado na sua vida.

Neste artigo do Wiki Tips Português, nós explicamos um pouco mais do que você deve fazer para ter cachorro em apartamento de forma fácil e adaptável para todos da família. Mas a primeira dica que já deixamos aqui, é usar o , para adaptar seu cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo dentro de ambientes pequenos, como é o caso de apartamentos.

Você vai precisar de:

  • Brinquedos
  • Coleira
  • Guia
  • Pente ou escova
  • Aspirador de pó
  • Spray estimulador de xixi
  • Medicação antipulgas
  • Desinfetante
  • Tapete Higiênico Cafuné

Manual de como cuidar de cachorro em apartamento em 5 passos

Vamos à prática. Confira todos os detalhes de como criar cachorro em apartamento e entenda o que você deve fazer para cuidar desse animal que traz tantas alegrias para as nossas vidas:

  1. Pesquise bem sobre as raças e o que faz mais sentido para sua família.

    Não há dúvidas de que o fator que mais influencia no comportamento de um cãozinho é o modo como ele é criado. No entanto, a raça também pode contribuir para diversos traços da personalidade do animal. Alguns tendem a ser mais dorminhocos, como o Basset Hound. Outros costumam ter muita energia e até casos de hiperatividade, como o Border Collie ou Jack Russel Terrier. Por isso, é importantíssimo entender um pouco mais sobre as raças e suas características antes de tomar a decisão de ter cachorro em apartamento.

  2. Apresente o tapete higiênico logo no primeiro dia.

    Não importa se o seu novo amigo é um filhote ou se já é adulto, é importante que ele saiba onde pode fazer suas necessidades na casa nova assim que chegar. Quem mora em apartamento costuma deixar o Tapete Higiênico Cafuné em áreas um pouco mais escondidas, como a lavanderia ou em algum canto da sala ou do quarto. Existem até mesmo alguns sprays que imitam o cheiro de xixi. Eles devem ser aplicados no tapete higiênico para que o animal sinta o odor e entenda que ali é o seu banheiro. Mas já vamos avisando: não espere que o cachorro aprenda logo no primeiro dia, ok? Pode levar algumas semanas até eles entenderem onde podem fazer suas necessidades. Sendo assim, seja paciente e atencioso com o seu novo melhor amigo.

  3. Sem preguiça! O passeio deve ser feito todos os dias.

    Adotar um pet e ter cachorro em apartamento é uma responsabilidade e tanto, mas a recompensa vem com o amor incondicional que eles nos dão diariamente. O segredo para um bom cachorro é um cachorro cansado. Portanto, não economize nas caminhadas e exercícios diários. Um filhote ou adulto saudável deve caminhar por, pelo menos, trinta minutos todos os dias. Se você puder estender este passeio para uma hora, melhor ainda!

    Certifique-se de adquirir uma guia e coleira que sejam seguras, e que estejam de acordo com o tamanho e peso do seu cão antes de sair de casa pela primeira vez.

  4. “Cachorro é que nem criança”.

    A frase acima é muito comum de ser ouvida e compartilhada dentre os donos de pet (e talvez ela seja verdade mesmo!). Cachorro em apartamento precisa de brinquedos e estímulos para se distrair e “cansar a cabeça”. Mas você não precisa sair comprando todos os brinquedos da loja, ok? Entenda primeiro do que o seu novo amigo gosta mais: por exemplo, alguns preferem bolinhas, outros gostam de brincar com corda e tem os que curtem mesmo aqueles brinquedos e pelúcias que emitem sons. Dedique pelo menos uma hora do seu dia para entreter seu cachorro e, caso não esteja em casa, você pode deixá-lo com algo que seja seguro para ele roer e se distrair enquanto você está fora.

  5. Quem ama, cuida.

    Alguns cuidados com cachorro em apartamento que você deve ter diariamente: lavar e trocar os potinhos de água e comida, colocar a ração (ou seguir a dieta recomendada pelo veterinário) e retirar as necessidades feitas pelo cachorro. Esta última tarefa, exige um passo extra: passe o aspirador de pó e um bom desinfetante no local antes de colocar um tapete higiênico novo para evitar a proliferação de bactérias e microorganismos prejudiciais à saúde do animal e da sua família. Para isso, recomendamos produtos com cloro, um desinfetante que elimina sujeiras, bactérias com facilidade e é mais eficiente do que um alvejante comum. Temos aqui dicas de produtos de limpeza para quem tem cachorro em casa.

    Já a caminha, cobertas e brinquedos do cachorro devem ser lavada uma vez a cada uma ou duas semanas, no máximo. Geralmente, eles podem ser colocados diretamente na máquina de lavar, mas dê uma olhada na etiqueta e instruções do fabricante antes de prosseguir.

    Você deve escovar o seu cachorro a cada dois ou três dias; o banho e tosa devem seguir a frequência estabelecida pelo veterinário (e isso vai ajudar a tirar aquele cheiro de cachorro de casa). E a mesma coisa deve ser feita para tirar pulga de cachorro, ok? Algumas são mensais e de uso tópico, outras vêm em forma de comprimido e, além disso, elas geralmente variam conforme o peso do animal, se ele apresenta alguma reação alérgica e assim por diante. Portanto, não dê medicamento algum para o seu cãozinho antes de consultar um profissional no assunto.

Como vimos, criar cachorro em apartamento não é uma tarefa difícil e a linha Cafuné veio para deixar essa missão ainda mais especial. Com um pouco de criatividade, disciplina, disposição e muito amor você e seu cãozinho serão muito felizes, mesmo com pouco espaço!

Confira também as dicas de como usar vinagre para o cachorro não urinar fora do lugar correto.

Enquete

Na sua rotina de limpeza, qual produto você costuma usar para tirar o cheiro de pet da casa?

0 votos

Se esse conteúdo foi útil para você e o seu bichinho de estimação, compartilhe com quem você acha que vai gostar também.

Dúvidas frequentes sobre cuidar de cachorro em apartamento

Pode ter cachorro em apartamento?

Ter cachorro em apartamento é uma decisão a ser bem pensada, uma vez que exige certas adaptações na rotina do dono, principalmente no início. Antes de tudo, é preciso dar uma olhada no seu contrato de aluguel e/ou regras de condomínio para evitar surpresas desagradáveis. O Art. 5º da Constituição Federal Brasileira afirma que nenhum condomínio pode proibir a presença de animais de estimação dentro dos apartamentos, pois isso vai contra o direito à propriedade. Entretanto, os condomínios têm o direito de proibir a circulação dos pets nas áreas comuns, como elevadores, piscina e salão de festas, por exemplo.

Existem dicas para quem tem cachorro em apartamento?

Várias dicas. Uma das mais importantes é levar seu amigo para passear por pelo menos trinta minutos diariamente. Deixar o animal por muito tempo sozinho pode desencadear ansiedade e estresse no cachorro, portanto, não economize nos exercícios e atividades.

Há receita para aprender como cuidar de um cachorro em apartamento?

Cachorro em apartamento precisa de um ambiente rico em brinquedos e distrações para que possam exercitar a mente e o corpo. Eles adoram morder cordas e roer ossos (que sejam seguros!), por exemplo. Verifique com o veterinário o que é mais indicado para a raça e tamanho do seu amigo peludo.

Onde deixar o cachorro no apartamento?

Caso você adote um filhotinho, os especialistas dizem que é melhor deixá-lo em uma área menor até que ele se adapte à casa nova. No entanto, não é recomendado deixar um cachorro sem supervisão na área de serviço ou lavanderia, por exemplo, pois eles podem alcançar e ingerir produtos de limpeza extremamente superficiais à sua saúde.

Qual cachorro pode ter em apartamento?

A raça é um fator que deve ser levado em consideração ao escolher um novo membro para a família. Cachorros de porte pequeno, como o Shih-tzu, Yorkshire e Maltês, por exemplo, acabam sendo os favoritos entre os moradores de apartamentos. Os maiores têm muito mais energia, como o Labrador e Pastor Alemão, e podem demandar mais tempo de exercício e mais espaço físico. Mas é tudo uma questão de preferência e disponibilidade.

Dá para criar cachorro em apartamento?

Claro que sim, basta ter responsabilidades! É necessário ter alguns cuidados e fazer algumas adaptações com o animal.Terá que ter uma rotina de passeios e ensinamento para o cãozinho usar o Tapete Higiênico Cafuné. Levar periodicamente ao veterinário, banhos rotineiros e uma boa ração. E claro muitos brinquedinhos, respeito, carinho e muito amor.

Alguma dica de como cuidar de cachorro em apartamento?

Primeiro pesquise as regras do seu condomínio. Depois ensine seu pet a fazer suas necessidades no Tapete Higiênico Cafuné. Passear todos os dias com seu cachorro é extremamente importante. Interagir com brinquedos e desafios também é importante. Dê muito carinho, atenção e amor ao seu animalzinho.

Como ter cachorro em apartamento?

O animal precisa de alguns cuidados. Ele precisa de carinho, respeito, atenção e dedicação. É necessário ensiná-lo a fazer suas necessidades no Tapete Higiênico Cafuné. Levá-lo periodicamente ao veterinário, para tomar banho e para passear.

Publicado originalmente