Wiki Tips and advice Brasil - Português

Aprenda como limpar óculos passo a passo para não estragar as lentes

Limpar óculos, sejam os óculos de sol, óculos de leitura ou os que você usa regularmente, requer um passo a passo adequado. Não fique arranhando suas lentes à toa. Óculos custam caro e você pode fazer isso corretamente para não ter despesas extras.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Mãos limpando óculos de grau redondo com spray próprio para limpar lentes

Por um lado, necessários. Por outro, símbolo de status. Há quem precise deles a todo momento e outros nos momentos mais delicados: na hora de assinar um contrato, por exemplo. Aí as dúvidas aparecem: como limpar óculos de grau? E o que dizer dos óculos de sol? Os óculos de leitura devem ser lavados da mesma forma? Seja como for, eles precisam estar limpos e perfeitos para nos servirem. É por isso que precisamos saber como limpar óculos da maneira adequada.

Pode não parecer, mas disso depende até a nossa saúde: óculos que não são bem higienizados podem causar problemas sérios para quem os utiliza. Mesmo os óculos de sol ou os óculos de leitura - que são usados de vez em quando - precisam estar limpos e higienizados para cumprirem sua função. A Oftalmologia é uma área da medicina específica para cuidar da saúde dos olhos, tamanha a sua importância. É por isso que limpar seus óculos com a barra da camiseta (ou o primeiro paninho que aparecer pela frente) pode não ser boa ideia.

Como limpar óculos de grau em 4 passos

Primeiro, vamos começar com o básico. Afinal, quem depende dos óculos para o seu dia a dia sabe bem a diferença quando eles quebram, ou quando os esquecemos em algum lugar. Vamos às primeiras dicas:

  1. Lave bem as mãos.

    Mas eu não estou aqui para aprender como limpar lente de óculos de grau? Sim, é claro. No entanto, este é um erro clássico: deixar de lavar as mãos antes de lavar os óculos. Em primeiro lugar por uma questão de saúde. Afinal, você sabe a importância de lavar as mãos corretamente.

    Aparelhos celulares e óculos podem ser vetores responsáveis pela propagação de doenças. Por isso, você deve limpar seu celular regularmente e aprender como higienizar seus óculos. Não apenas se preocupar com a limpeza de suas lentes. Para isso, as mãos limpas na hora de manuseá-los são tão importantes.

  2. Use um panos de microfibra.

    Existem mil argumentos em torno dos motivos para usar pano de microfibra na limpeza. E isso serve para a limpeza doméstica ou a limpeza de lentes. Imagine: se os fotógrafos profissionais limpam suas lentes com panos de microfibra, você pode limpar as lentes dos seus óculos de grau com elas, sem medo.

    Aliás, você já deve ter reparado: quando você compra seus óculos, as boas óticas dão um estojo, uma caixinha ou saco de tecido para guardá-los, acompanhados de um paninho de microfibra. Isso quer dizer que ele é próprio para a limpeza. Nas óticas você pode adquiri-los juntamente com um líquido especial para este fim, inclusive: um spray limpa-lentes.

  3. Lenços de papel, caso não seja possível utilizar um pano de microfibra.

    Se o pano de microfibra limpo não estiver à mão, prefira a utilização de um lenço de papel macio para este fim. Mas lembre-se de lavar os óculos - em primeiro lugar com água abundante e depois com sabão neutro - para que não haja nenhum resquício de sujeira nas lentes que possa arranhá-las ao passar o lenço macio de papel. Para isso, recomendamos o sabão neutro da

    Se sua dúvida é como desembaçar óculos, saiba que muitas pessoas utilizam flanelas ou panos de algodão para fazer isso. No entanto, a fibra desses panos pode ser irregular a ponto de causar micro arranhões com o passar do tempo.

  4. Lave com água e detergente neutro.

    Fungos e bactérias podem estar presentes em qualquer lugar. Lavando seus óculos com um sabão neutro, com os da , você garante que seus óculos foram limpos da maneira adequada e os germes que poderiam estar presentes nesse vetor foram completamente eliminados. Por isso devemos manter o estojo e o pano de limpeza sempre limpos.

    Limpe o pano de microfibra da mesma maneira que limpa os seus óculos: com sabão neutro e água em abundância e deixando secar completamente antes de utilizá-lo novamente.

Lembre-se que o mais rápido e mais fácil nem sempre é o melhor. Uma camiseta ou saia que tenham sujeiras imperceptíveis fazem micro estragos nas lentes que só serão identificados com o passar do tempo.

Assim, vale se lembrar que a preguiça pode ser seu principal desafio quando o assunto é como limpar lente de óculos. Faça o certo, não o que parece mais rápido e fácil.

Como limpar lente de óculos (dicas gerais)

É importante saber como limpar lente de óculos para que a gente não coloque a saúde dos olhos em risco. Assim, vamos às dicas gerais:

  1. Saúde depende da higienização

    Hidratante, protetor solar, álcool, perfume ou qualquer outro produto nas mãos pode danificar os seus óculos ou comprometer sua saúde. Produtos como cloro, álcool ou água sanitária, por exemplo, podem causar danos irreparáveis às suas lentes.

  2. Elimine a possibilidade de causar pequenos arranhões ou riscos

    Use água em abundância antes de esfregar. Quando você molha as lentes com bastante água, retira qualquer sujeira sólida, mesmo as invisíveis ao olho nu (e sem óculos). Isso faz com que diminua as chances de suas lentes serem riscadas ao esfregar sabão neutro ou o pano de microfibra nas lentes.

    Prefira sempre água fria na limpeza dos seus óculos. A água quente pode danificar o antirreflexo.

  3. Prefira sabão neutro

    Sabonetes perfumados e coloridos contém hidratantes e agentes químicos que podem fazer mal às lentes. Assim, use sempre o sabão neutro, de preferência de coco ou incolor.

  4. Prefira o pano de microfibra para secar

    Papéis têm diferentes texturas e gramaturas, mesmo os lenços de papel utilizados na higiene. Assim, prefira o pano de microfibra para secar ou tirar excessos de gordura dos óculos.

Como limpar as lentes dos óculos? O ideal é lavar. Quando os óculos estão engordurados significa que entraram em contato com nossa mão ou com alguma coisa que deixou neles alguma sujeira. Existem sujeiras imperceptíveis aos olhos, mas capazes de fazerem micro riscos que apenas serão percebidos com o passar do tempo.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Como desembaçar óculos do jeito certo

Nunca se esqueça de sanitizar seus óculos. A higienização se refere à saúde dos seus olhos, em primeiro lugar. E lentes embaçadas podem ser um indício de bactérias. Proteja-se de infecções higienizando seus óculos de grau, de sol e de leitura. É uma questão de segurança. Uma boa lavagem elimina as bactérias e permite o uso saudável e desembaçado dos seus óculos.

Aprenda como limpar armação do óculos sem causar danos

Mesmo já sabendo como limpar as lentes dos óculos você deseja saber como limpar armação de óculos? Acredite, você está certo. As armações estão em contato com cabelos, orelhas, mesas, bolsos, golas, mãos, enfim, com muitos vetores responsáveis pela transmissão de bactérias ou vírus. Há quem coloque a haste dos óculos na boca, inclusive, durante uma conversa, da mesma maneira que faz com um lápis, ou com o que estiver nas mãos.

Por isso, lave a armação dos seus óculos sempre que possível. Da mesma forma que você limpa a lente dos seus óculos você pode limpar a armação. Existem armações de muitos materiais diferentes, mas água em abundância, detergente neutro e um pano de microfibra limpo são o suficiente para resolver seu desafio. A armação não vai mais acumular gorduras, poeira, maquiagem ou germes indesejáveis.

Dúvidas frequentes sobre como limpar óculos sem danificar as lentes:

Pode limpar a lente do óculos com álcool?

Em uma palavra? Não. O álcool pode reagir com as lentes que tenham algum tipo de tratamento, como antirreflexo, proteção UV ou antirrisco. Você pode perder alguma proteção ou manchar os seus óculos.

Qual a melhor maneira de higienizar óculos de grau?

Não invente moda, é simples: sabão neutro de coco e água em abundância resolvem o seu problema. Seque com um pano limpo de microfibra para que não arranhe suas lentes.

Há como tirar manchas das lentes dos óculos?

Na verdade, depende das manchas. Primeiro, tente limpá-las com sabão neutro de coco e água, secando com pano de microfibra. Se usar algum sabão que não seja neutro, que tenha alvejante ou cloro em sua composição, você pode manchar suas lentes e, em alguns casos, de forma definitiva. Por isso, acostume-se a limpar os óculos sempre com água abundante e detergente neutro, de preferência de coco. Ou use um spray limpa-lentes com um pano de microfibra que você compra nas óticas.

Como limpar a lente de óculos espelhado?

Para limpar lente de óculos espelhado, use apenas água e uma flanela. Se estiver muito sujo, use água e detergente neutro e seque com um pano de microfibra. Evite outros produtos porque há o risco de manchar, desbotar e até danificar a lente.

Como limpar o óculos depois da praia?

Depois da praia ou piscina, você pode limpar o óculos usando água e sabão neutro. Tenha cuidado com o local em que vai deixar o óculos, quando não estiver usando. As altas temperaturas podem danificar as armações.

Publicado originalmente