Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como colar espelho na parede: conheça as 2 técnicas mais seguras

Saber como colar espelho na parede da melhor forma é uma garantia de segurança; confira a seguir o passo a passo para a tarefa.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como colar espelho na parede

Tempo de Leitura: 3 minutos

O espelho é o tipo de objeto que não pode faltar em casa, afinal, não dá para sair de casa sem antes conferir o visual. Seja apenas um objeto funcional ou decorativo, sua disposição precisa ser perfeita (altura e local adequado) para refletir o necessário. É aí que surge uma dúvida, no caso dos espelhos fixos: como colar espelho na parede da maneira adequada? 

Com um material extremamente delicado por ser feito de vidro, sua aplicação deve ser feita com muita delicadeza. É necessário que o item fique bem rente à superfície, para não cair e quebrar. Mantê-lo limpo também é fundamental. Invista em um bom limpa vidros, como o CIF Limpa Vidros, por exemplo, que é um dos produtos da linha .

Uma vez quebrado, seu conserto é, muitas vezes, inviável. Portanto, capriche no processo de colagem e escolha bons produtos. Pode até parecer uma tarefa simples, mas como observado, a desatenção pode gerar danos. Todo cuidado é pouco, então veja como colar um espelho na parede sem dor de cabeça.

Você vai precisar de:

  • Pano
  • Régua
  • Fita crepe
  • Adesivo de poliuretano
  • Fita dupla face
  • CIF Limpadores

Como colocar espelho na parede com fita dupla face

Dupla face é prática e versátil para prender diversos artigos de decoração na parede. Compre uma fita reforçada que tenha aplicação na construção, pois algumas são de uso escolar.

  1. Limpe a parede ou superfície

    Com um pano e limpador multiuso, elimine todas as sujeiras e irregularidades da área na qual o espelho será colocado. Essa etapa é importante, porque se houver qualquer espaço entre a parede e a parte de trás, em algum momento haverá uma queda. Importante que seja um limpador de boa qualidade para que a tarefa seja bem executada. O CIF Cremoso, por exemplo, tem excelentes produtos para atender essa etapa.

  2. Coloque a fita dupla face

    Procure deixar a fita dupla face reforçada bem rente aos cantos da base do espelho. Passe nos quatro cantos e no meio ajuste um pedaço na diagonal, tire a proteção da cola e coloque mais uma na outra transversal, formando um xis.

  3. Estabeleça um limite na parede e cole o espelho

    Usando uma régua, passe fita crepe no demarcando o lugar exato para formar uma moldura na qual será colocada o espelho. Depois, tire as proteções da cola na fita dupla face e cole seguindo a marcação.

Pressione durante 5 minutos, sem mexer. Será instantâneo: está pronto. Esse método é indicado para extensões 100% lisas, como colar espelho na madeira, alumínio e paredes livres de textura.

Lembre-se de limpar o espelho e mante-lo brilhando para um ambiente mais agradável. Se você tem dúvidas, veja aqui como fazer mistura para limpar vidro.

Veja também como colocar espelho na parede com fixa vidro

O fixa vidro feito à base de poliuretano é extremamente eficaz para serviços pesados e que exigem muita precisão. Sua embalagem vem com um aplicador e facilita a colagem, resultando em um excelente acabamento.

  1. Limpe a parede ou superfície

    Com um pano e limpador multiuso elimine todas as sujeiras e irregularidades da área que o espelho será colocado. Essa etapa é a mesma que a anterior, pelo mesmo motivo, não criar espaçamento entre espelho e parede, prevenindo rupturas.

  2. Aplique o adesivo de poliuretano

    Adicione a substância de poliuretano atrás do espelho, criando pontos espalhados. Não precisa encher de cola, as camadas precisam ser finas e não deixe que esse processo dure mais de 5 minutos.

  3. Estabeleça um limite na parede e ajuste o espelho

    Usando uma régua, passe fita crepe no demarcando o local exato para formar uma moldura na qual será colocada o espelho. A secagem completa demora cerca de 48 horas. Nesse período, evite passar água ou mexer na estrutura.

Essa técnica pode ser priorizada na instalação de espelhos pesados, com formatos diferentes e principalmente em superfícies mais ásperas e desalinhadas. Assim é possível ter mais versatilidade e firmeza, e serve para vários fins, como colocar espelho no azulejo do banheiro. Além disso, o espelho no banheiro tende a sujar mais rápido, então adote uma rotina de limpeza para o espelho do banheiro e perceba como o ambiente fica ainda mais aconchegante.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Observando as duas instruções, é possível perceber que cada uma atende certa necessidade. Se você tem um espelho leve e deseja colocá-lo em uma parede lisa, siga o primeiro passo a passo, para trabalhos mais pesados, prefira o segundo. Se você tiver mais habilidade, pode passar massa corrida na parede e decorar o entorno do espelho.

Dúvidas frequentes sobre como colar espelho na parede

Como colocar espelho na parede?

Para colocar espelhos na parede, geralmente são necessários três passos, começando pela limpeza da área que tem o objetivo de eliminar sujidades. Depois, é preciso medir a região e marcar, evitando desvios e passar algum produto com efeito colante. E é muito importante que este seja específico para usar em construções.

Qual a importância de limpar a parede antes de colar o espelho?

A importância de limpar a parede antes de colocar o espelho deve-se a busca de uma superfície lisa, sem irregularidades. Qualquer sujeira pode criar um espaço entre o vidro e a base, comprometendo a qualidade da colagem. Futuramente, o objeto pode cair ou quebrar por pressão.

Tem indicação de produtos que podem ser utilizados para colocar espelho na parede?

Os dois principais produtos que podem ser utilizados para colar espelho na parede são a fita dupla face e a cola líquida de poliuretano. Ambos são fáceis de serem encontrados em qualquer loja de materiais de construção.

Alguém sabe como colocar espelho na parede?

Limpe a parede com CIF Cremoso. Depois, passe cola prego no local em que vai fixar o espelho.

Existe um jeito certo de colar espelho na parede?

Use cola prego no local, mas antes deixe a parede preparada. Passe CIF Cremoso na parede para retirar o pó e a sujeira. Após, aplique a cola prego e fixe o espelho.

Alguma dica de como fixar espelho na parede?

Em primeiro lugar, deixe a parede limpa de poeiras e sujeiras usando CIF Cremoso. Em seguida use cola prego e fixe o espelho na parede.

Publicado originalmente