Wiki Tips and advice Brasil - Português

5 dicas infalíveis que vão te ajudar a como amolar tesoura

É normal que a sua tesoura esteja assim sem corte com o uso contínuo dela, mas aqui nós vamos te ensinar algumas maneiras bem fáceis de como amolar tesoura e acabar com esse problema

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como amolar tesoura

Com o tempo e uso, as tesouras perdem a afiação que tinham quando eram bem novas e cortavam qualquer tipo de produto. Se esse for seu caso e você estiver enfrentando dificuldades por usar uma tesoura cega e não considerar comprar uma nova, nós vamos te dar algumas dicas para amolar tesoura em casa de forma bem fácil e com poucos itens. 

Antes de tudo, considere limpar o item, e para isso, você pode utilizar um produto muito conhecido e fácil de encontrar em qualquer mercado ou casa de produtos de limpeza. Trata-se do , que é um poderoso saponáceo que ajuda na limpeza e é imbatível no cuidado. Ele possui uma fórmula exclusiva, com micropartículas de origem natural, que limpam, sem riscar, removendo toda a sujeira, desde a mais pesada até a manutenção do dia a dia, deixando um brilho imbatível, pode ser utilizado inclusive para limpar cerâmica branca encardida. É importante sempre limpar a sua tesoura, mas se isso não for possível, faça isso nesse momento!

Mas, se não adiantar de nada, nós vamos te dar algumas dicas de como amolar tesoura de forma bem fácil!

Você vai precisar de:

  • Pedra de afiar
  • Tesoura
  • Pano limpo
  • CIF Cremoso

Como amolar tesoura em 4 etapas

Se sua tesoura estiver bem cega, que é o que acontece com esse item com o passar do tempo, é importante considerar amolá-la. E é muito fácil fazer esse processo em casa, continue a leitura por aqui!

  1. Compre uma pedra de afiar

    Você pode encontrar esse item em lojas de materiais de construção e pode ser utilizado para amolar qualquer lâmina que desejar, principalmente a tesoura.

  2. Prepare a pedra com água

    Sim, utilize água para lubrificar a pedra e ficar mais fácil de afiar a tesoura.

  3. Afie a parte interna da tesoura

    Comece colocando a parte interna da tesoura contra a pedra.  Pegue a tesoura pelo cabo e puxe-a lentamente sobre a pedra na direção de seu corpo, então repita essa ação lenta e cuidadosamente até afiar a lâmina, o que deve ocorrer dentro de 10 a 20 tentativas. Repita o processo com o outro lado.

  4. Limpe as lâminas com CIF

    Com a ajuda de um pano limpo e seco, passe um pouco de CIF Cremoso nas lâminas para retirar o resquício das pedras que tenha ficado por ali.

Essas são algumas dicas simples e muito importantes que podem fazer com que você economize dinheiro comprando tesouras por aí, não é mesmo? Aproveite e coloque em prática!

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Para ficar craque no processo, treine com tesouras bem velhas, isso vai ser bem importante para que as suas tesouras fiquem novas assim que você precisar delas.

Gostou desse artigo? Então você pode se interessar em aprender como tirar ar de torneira ou como limpar forro de pvc.

Dúvidas frequentes sobre como amolar tesoura

Alguma dica especial para ajudar a como amolar tesoura com pedra?

Compre uma pedra especial de amolar itens com lâmina, e passe os dois lados da tesoura Comece colocando a parte interna da tesoura contra a pedra. Pegue o item pelo cabo e puxe-a lentamente sobre a pedra na direção de seu corpo, então repita essa ação lenta e cuidadosamente até afiar a lâmina, o que deve ocorrer dentro de 10 a 20 tentativas. Repita o processo do outro lado também!

Como afiar a tesoura de forma simples?

A forma mais simples de afiar a tesoura é usando um alfinete. Isso mesmo, você deve ter um desses itens em casa, e então, você vai fazer o movimento de corte do alfinete. Enquanto fecha a tesoura, deslize o alfinete entre as lâminas. O movimento é semelhante àquele que faria ao cortar uma folha ou um tecido. Faça uma pressão leve para fechar a tesoura para que o alfinete a afie.

Alguém sabe como amolar tesoura no esmeril?

O esmeril é uma pedra muito dura que consiste basicamente de minerais e compostos sintéticos como a magnésia, mulita, e sílica. Para amolar a tesoura é muito fácil, use o esmeril, abra a lâmina e passe sempre do início ao fim, começando de dentro para fora.

Publicado originalmente