Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como mudar o mundo com 3 atitudes simples: ações para ser mais sustentável no dia a dia

Quem melhor do que você mesmo para conhecer sua rotina e, com isso, descobrir como mudar o mundo com uma reflexão sobre suas escolhas? Confira alguns passos que vão te ajudar nessa missão.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como mudar o mundo

Em tempos em que você precisa dar conta de várias tarefas, por vezes ao mesmo tempo, você já pensou sobre como mudar o mundo? Mais do que isso, sobre como tirar este plano do imaginário e adotar atitudes concretas, conciliando a rotina com a sustentabilidade? Nem sempre a resposta envolve um esforço para além do que você pode dar conta, mas o primeiro passo é pensar sobre como dar os primeiros passos.

Cuidar do meio ambiente é, também, ter cuidado com todos aqueles que amamos. Apesar de ser uma questão muito ampla, não é motivo para desanimar: escolhas simples podem ser mais transformadoras do que você imagina.

Você vai precisar de:

  • Lata de lixo
  • Produtos Sétima Geração

Veja como mudar o mundo com três ações

Separamos três ações que você pode adotar hoje mesmo.

  1. Observe sua rotina

    Talvez o pensamento possa parecer como uma autocobrança por ser algo muito grandioso, mas e se trocarmos a proposta para aprender como mudar o mundo com o qual você tem contato? Quando pensamos no todo, pode ser frustrante e até parecer que o que fazemos não terá muita importância. Mas, com o tempo, você irá perceber que mesmo atitudes simples podem gerar um grande impacto.

    Por exemplo: você sabia que, segundo relatório da WWF em 2019, o Brasil foi responsável pela produção de mais de 11 milhões de toneladas de plástico? E todos nós possuímos responsabilidade neste número, já que estamos habituados a descartar embalagens inúmeras embalagens no dia a dia:

    - embalagens de delivery;

    - copos e pratos descartáveis;

    - canudos;

    - sacolas;

    Que outros destinos estes produtos poderiam ter? É realmente necessário utilizar todos eles?

  2. Repense os produtos que você utiliza

    Seguindo com alternativas possíveis, os produtos para cuidado com a casa podem deixar poluição química que acabam prejudicando o ecossistema. Mas você já usou produtos que te ajudam a evitar isso? 

    Todos os produtos da linha , são produzidos com plástico 100% reciclável e verde, sendo a solução na qual você pode confiar. Os produtos são biodegradáveis, dermatologicamente testados mas sem testes em animais, com fórmula à base de plantas. Além disso, ainda são produzidos sem petroquímicos em sua composição, sem uso de corantes nem fragrâncias artificiais. 

    Ou seja: além de uma casa limpa, desde a louça até as roupas, você contribui significativamente para que o sistema de saneamento não seja prejudicado por conta destes agentes químicos, uma vez que a água com a qual eles têm contato não são contaminadas com estes agentes que dificultam o tratamento da água.

  3. Recicle as embalagens que você ainda irá utilizar

    Apesar de reduzir, alguns materiais ainda são parte do nosso dia a dia. Você já sabe o que fazer com essas embalagens?

    Bem, para isso, é neste momento que a separação correta do lixo se mostra tão importante!

    - Busque informações sobre como funciona a coleta seletiva destes resíduos

    - Separe o que for orgânico do reciclável! Plásticos, papéis, metais e outros materiais podem ter um destino muito melhor do que um aterro sanitário, certo? Dependendo da classificação, eles podem virar papel e plástico novamente ou até roupas!

    - Dê novos usos para embalagens antigas.

Já percebeu como isso pode transformar o mundo? Aprenda também como reciclar plástico e como economizar água e aumente mais ainda seu impacto positivo no mundo.

Enquete

Você já ouviu falar sobre o "Poder do sOMOs"?

0 votos

Gostou desse artigo? Então você vai se interessar em aprender como economizar energia. Aproveite e compartilhe com o amigo para juntos salvarmos o mundo.

Dúvidas frequentes sobre como mudar o mundo

Por que é importante usar produtos com materiais reciclados?

Os principais benefícios dessa atitude são a redução de matéria-prima da natureza e da quantidade de água e energia necessárias para a produção quando comparada ao volume necessário para a produção de materiais totalmente novos.

O que são produtos biodegradáveis?

são todos aqueles fabricados com materiais rapidamente decompostos no meio ambiente. Assim, como são completamente absorvidos pela natureza, eles não deixam resíduos e geram menos impactos ambientais. Outro ponto importante em relação aos biodegradáveis é a composição.

O que são os símbolos nas embalagens de materiais recicláveis?

Sabe aquele triângulo com setas que pode ficar tanto no rótulo quanto marcado na embalagem em si, com números que vão de 1 a 7? Cada um deles explica um tipo diferente de plástico: 1 - PET (para Polietileno tereftalato) comuns nas embalagens de refrigerante e com alta taxa de reciclagem; 2 - PEAD (Polietileno de Alta Densidade) costuma ser usado nas sacolas de supermercado, embalagens de produtos de limpeza ou de cuidados pessoais; 3 - PVC (Policloreto de Vinila) é comum em tubulação de esgotos, porém sua reciclagem demanda alto consumo de energia , o que nem sempre é mais atrativo do que a produção do material novo; 4 - PBED (Polietileno de Baixa Densidade) conta com uma produção muito disseminada pelo baixo valor e sua versatilidade na produção de sacos de lixo, brinquedos, embalagens de alguns alimentos, também sendo usado nas caixas de leite; 5 - PP (Polipropileno) tem como características principais a transparência e a maleabilidade, sendo comum em embalagens que podem ir para o microondas; 6 - PS (Poliestireno) usado em produtos descartáveis, como talheres de plástico, cabides e até produtos feitos de isopor; 7 - Por fim, este número representa todos os outros tipos de plástico que não foram citados anteriormente e cuja reciclagem é a mais difícil. Pacotes de salgadinho, mamadeiras e embalagens de alimentos diversos podem entrar nesta classificação, cuja presença da substância tóxica Bisfenol A (BPA) pode ser encontrada e ter contato com alimentos ao ser aquecida. Portanto, requer cuidado!

Publicado originalmente