Wiki Tips and advice Brasil - Português

Tutorial completo de como limpar ralo de banheiro

Aprenda como limpar ralo de banheiro e elimine odores para que o ambiente fique sempre limpinho e agradável.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar ralo de banheiro

O banheiro é um local que necessita de muito cuidado quando o assunto é limpeza. Do contrário, rapidamente pode ressaltar odores fortes, como o cheiro de esgoto. Um dos grandes vilões do banheiro, quando se trata de cheiro, e que não recebe a devida atenção, muitas vezes, é o ralo. Se não for corretamente higienizado, pode entupir ou deixar o ambiente desagradável. Por isso, separamos algumas dicas de como limpar ralo de banheiro, para que você possa eliminar de uma vez por todas, cheiros desagradáveis da sua residência.

Quando tomamos banho, a água ajuda a eliminar gorduras presentes na pele, os cabelos caem no chão, pelos se desprendem, pequenos pedaços de sabonete se quebram, enfim: tudo isso vai sendo levado pela água e vai em direção ao ralo. Se não forem retirados a tempo, vão se acumulando e entupindo a saída de água e o cano, causando outros problemas maiores e mais difíceis de serem resolvidos.

Veja, a seguir, como limpar ralo do banheiro e evitar odores e entupimentos.

Você vai precisar de:

  • CIF Limpadores
  • Água
  • Bicarbonato
  • Vinagre
  • Água Santária
  • Luva
  • Escova de dentes velha
  • Escova para limpar vaso sanitário

Como limpar ralo de banheiro em 4 passos

O ralo do banheiro acumula muitas sujidades ao longo do tempo e, se sua limpeza não for realizada de vez em quando, pode atrair insetos, como as moscas drain fly ou baratas, além de bactérias e vírus, por isso, precisam ser corretamente higienizados.

  1. Coloque a proteção

    Antes de iniciar a limpeza do seu ralo, coloque as luvas descartáveis para evitar contato com as sujeiras. Retire a tampa do ralo e vasculhe o fundo à procura de dejetos e assim desentupir o ralo, caso esteja entupido.

  2. Deixe o ralo de molho

    Após retirar as sujidades presentes no interior do ralo, aplique 100 ml de água sanitária em seu interior e deixe de molho por aproximadamente meia hora. Passado o tempo necessário, deixe a água correr por 5 minutos.

  3. Faça a limpeza do ralo

    Para limpar bem o ralo e retirar a gordura incrustada nos canos, aplique duas colheres de bicarbonato de sódio e deixe agir por 10 minutos. Depois disso, aplique duas colheres de vinagre e deixe reagir com o bicarbonato. Tampe o ralo por 10 minutos, o bicarbonato misturado com o vinagre vai formar espuma e limpar o interior da tubulação.

  4. Finalize a higienização

    Esfregue bem o interior com uma escova até sair o limo presente. Aqueça três litros de água e despeje sobre o ralo, deixando a água escorrer. Para uma limpeza completa, aplique Cif Tira Limo e sobre o ralo e a tampa, e deixe agir por 5 minutos. Despeje um litro de água para retirar o produto.

Saber como limpar ralos de banheiro é essencial para acabar com odores indesejáveis do ambiente. Além de eliminar odores, higienizar o ralo ajuda a combater as moscas drain fly, vírus e bactérias.

Enquete

Todo mundo tem sua rotina de cuidados com a casa. Em relação ao banheiro, com que frequência você costuma limpá-lo?

0 votos

Agora que você já sabe como limpar o ralo do banheiro, faça uma limpeza periódica para mantê-lo sempre limpo, sem cabelos, restos de sabonetes, entre outros. Uma boa limpeza no box e no ralo, além de impedir a obstrução do encanamento, também ajuda a deixar o ambiente mais higienizado e agradável.

Dúvidas frequentes sobre como limpar ralo de banheiro

Qual o melhor jeito de limpar ralo de pia de banheiro?

Pegue um balde e coloque embaixo da pia. Desconecte as duas extremidades do sifão e vire-o dentro do balde para retirar a água acumulada, retire as impurezas presentes em seu interior e passe água com sabão dentro, aproveite para retirar as sujidades presentes do conector da pia e na parede. Após realizar a limpeza do sifão, passe fita veda rosca sobre as roscas de conexão, e controle o sifão de volta no lugar. Aperte-o bem de forma manual e nunca utilize ferramentas, pois elas podem danificar a peça.

Como limpar ralo de banheiro com sal?

Coloque um par de luvas nas mãos e retire a tampa do ralo. Vasculhe seu interior à procura de sujidades acumuladas e descarte-as no lixo. Aplique duas colheres de sal em seu interior e aguarde 10 minutos. Passado o tempo, pegue uma escova de limpar banheiro e esfregue bem seu interior. Se quiser, coloque duas colheres de vinagre de vinho banco e deixe por 5 minutos. Ferva dois litros de água e despeje no ralo, tampando-o em seguida.

É fácil limpar o ralo do box?

Sim. Para aprender como lavar o ralo do banheiro em detalhes leia nosso passo a passo descrito acima. De forma resumida, você deve retirar as impurezas em seu interior, aplicar água sanitária e deixar por 10 minutos e esfregar com uma escova. Depois, aplique duas colheres de bicarbonato de sódio e vinagre de vinho branco, tampar o ralo e deixar agir por mais 10 minutos. Ferver três litros de água e despejar em seu interior. Aplique Cif Banheiro para finalizar a limpeza.

Publicado originalmente