Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar chuveiro: aprenda técnica infalível para desentupir furos

Confira, a seguir, um passo a passo infalível para aprender como limpar chuveiro corretamente

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Chuveiro desentupido com todos os furos saindo água em banheiro de azulejo azul

Você deve estar se perguntando: por que eu devo saber como limpar chuveiro, já que a água higieniza o seu interior? Na verdade, isso não acontece, pois alguns minerais ficam acumulados nos furinhos.

Mas não se preocupe: eles não afetam sua saúde. Porém, atrapalham a fluidez do aparelho. Alguns problemas podem acontecer: gotas podem parar de cair, e essa ocorrência pode, até mesmo, provocar falhas no sistema elétrico. Buscar um técnico para realizar a manutenção ou comprar outro chuveiro são custos que podem ser evitados com limpezas frequentes. 

Seja por preguiça, medo de levar um choque ou de danificar a estrutura, algumas pessoas evitam mexer no chuveiro. Basta deixar o senso comum e demais barreiras de lado para ter mais iniciativa e cuidar desse bem, que é usado diariamente com segurança.

Ter essa preocupação é se prevenir de riscos e aumentar a durabilidade do aparelho. Veja, abaixo, um passo a passo completo de como limpar o chuveiro com vinagre de forma simples e prática.

Você vai precisar de:

  • Vinagre
  • Limão
  • Água
  • Escova de dente
  • Flanela
  • Bacia

Como limpar chuveiro com vinagre em 6 passos

Como limpar chuveiro elétrico pode ser uma grande descoberta, porque poucos param para pensar na sua importância. Talvez essa dúvida só apareça quando a pessoa precisa resolver algum problema, como limpar os furos do chuveiro.

Você pode fazer a limpeza do chuveiro quando for lavar o banheiro. Adote esse padrão em sua rotina para facilitar. As instruções a seguir vão ajudar a saber como limpar e como desentupir chuveiro de forma simples e prática.

  1. Remova o chuveiro do encaixe.

    O primeiro passo de como desentupir os furinhos do chuveiro é esse: retire o chuveiro da parede cuidadosamente, com as mãos secas e, de preferência, após um tempo desligado.

  2. Prepare a mistura de vinagre.

    Em uma bacia grande, coloque 1 litro de água para 100ml de suco de limão e 100ml de vinagre de álcool.

  3. Mergulhe o chuveiro na mistura.

    Coloque o chuveiro com os furos virados para baixo de forma que fique submerso na mistura de álcool com vinagre. Deixe-o assim durante 1 hora, no mínimo.

    Vamos poupar tempo? Enquanto deixa agir, aproveite para lavar o box do banheiro ou para higienizar o vaso sanitário, assim a lavagem do banheiro será mais rápida.

  4. Higienize os furinhos do chuveiro.

    Passado o período descrito, com o auxílio de uma escova de dente usada e limpa, higienize todas as áreas de saída de água. Aproveite para limpar a parte externa também, com pano úmido. Nunca coloque nenhum líquido na região superior.

  5. Finalize secando.

    Ao perceber que tudo ficou limpo, seque com uma flanela e espere um tempo até reinstalar.

  6. Instale novamente.

    Pronto: depois que você descobriu como limpar os furinhos do chuveiro e como desentupir chuveiro com vinagre, agora é o momento de colocá-lo de volta ao seu lugar.

Depois desse processo de como limpar o chuveiro e como desentupir o chuveiro, tem uma coisa importante a se fazer: desligar a voltagem na caixa do disjuntor diminui muito as chances de um curto circuito.

Tome cuidado para não molhar em excesso o chuveiro todo, concentre-se na peneira ou substitua a solução ensinada acima pelo , pois o resultado será igualmente satisfatório.

Enquete

Todo mundo tem sua rotina de cuidados com a casa. Em relação ao banheiro, com que frequência você costuma limpá-lo?

0 votos

Repita o procedimento a cada 4 meses, acabando com entupimentos e falhas. Evite o desperdício e aumente o tempo de vida. Cuidando bem dele, seu bolso e a natureza agradecem.

Se essas dicas de como limpar e como desentupir os furos do chuveiro foram úteis para você, compartilhe com seus amigos pelas redes sociais.

Dúvidas frequentes sobre como limpar chuveiro

Qual a importância de higienizar o chuveiro com regularidade?

A importância de higienizar corretamente o chuveiro está em, primeiramente, eliminar bactérias e fungos que podem ficar grudados na sua superfície. Alguns minerais da própria água vão se acumulando e, para desentupir os furinhos, o aparelho precisa passar por um processo de limpeza. Portanto, o principal benefício é ter o seu funcionamento restabelecido e assim economiza-se com manutenção ou com a compra de outro aparelho.

Quais produtos usar para limpar o chuveiro?

Os principais produtos que podem ser utilizados na limpeza do chuveiro são limão e vinagre. Ambos possuem ação antibactericida e combatem o mau odor, promovendo uma higienização profunda. Em conjunto com a água, escova e panos leves, funcionam perfeitamente para eliminar todas as sujidades.

Como limpar chuveiro entupido?

Para desentupir o chuveiro, basta deixá-lo em uma solução desincrustante feita com ingredientes naturais (vinagre e limão). Depois de um tempo, é só passar uma escova entre os furos, removendo todas as impurezas. Fazendo isso a cada 4 meses, você garante uma ducha ainda mais limpa.

Como tirar mofo do chuveiro?

Para tirar o mofo do chuveiro, misture em um borrifador vinagre e água oxigenada e pulverize no chuveiro. Esfregue com uma escova de cerdas mais durinhas e, por último, enxágue com água morna.

Publicado originalmente