Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como desentupir o vaso em casa de maneira eficaz

Nada mais chato do que vaso sanitário entupido, mas existem maneiras simples de resolver: garrafa pet, soda cáustica, detergente, água sanitária, vinagre e bicarbonato, cabide e até plástico filme. Confira 7 diferentes métodos de como desentupir o vaso.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Vaso sanitário com um cabo de desentupidor dentro

Saber como desentupir o vaso sanitário de forma simples, barata e com o que você tem à mão em casa pode ajudar a resolver um dos problemas mais desagradáveis do cotidiano. Afinal, ninguém merece privada entupida! Além de causar mau cheiro, o banheiro precisa ficar interditado, complicando a vida de todos os moradores.

Quando pensamos em uma forma de desentupir a privada, a primeira coisa que vem à cabeça é o bom e velho desentupidor, mas nem todo mundo tem um. Outra solução comum é jogar um balde com água, mas geralmente esse método não funciona, principalmente se o entupimento for causado pela obstrução de fezes secas (além de gastar muita água e fazer muita sujeira).

Por essas razões, conhecer maneiras diferentes e fáceis para desentupir o vaso sem muito esforço pode ajudar bastante nesse momento. Confira as nossas dicas e escolha a forma que funciona melhor para você.

Você vai precisar de:

  • Garrafa PET
  • Cabo de vassoura
  • Luvas de borracha
  • Óculos de proteção
  • Máscara
  • Balde
  • Cabide de arame
  • Cortador de arame ou alicate
  • Água
  • Soda cáustica
  • Sal
  • Detergente
  • Água sanitária
  • Óleo de cozinha
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre
  • Plástico filme
  • Sabão em pó

Aprenda a desentupir vaso com garrafa pet, dentre outras técnicas

Sim, é possível desentupir vaso com garrafa PET. Ficou curioso? A gente ensina. Esse é o primeiro dos 7 métodos que você vai aprender aqui, e a ideia é fazer uma espécie de desentupidor com materiais que todo mundo normalmente já tem em casa. Confira a nossa primeira dica para lidar com banheiro entupido: como desentupir vaso sanitário com garrafa pet.

  1. Corte a garrafa para fazer a ventosa

    Com a garrafa PET em pé, apoiada sobre uma superfície plana, encontre aproximadamente o ponto médio entre o fundo e a boca da garrafa, e corte-a alguns dedos acima do meio, mais próximo do bico. Assim, o lado da boca (que será usado) ficará com cerca de 1/3 do tamanho total da garrafa.

  2. Encaixe o cabo

    Encaixe o bico da garrafa pet em um cabo de vassoura.

    Se ficar folgado, ajuste com uma fita vedadora forte, como a fita isolante.

  3. Coloque as mãos à obra

    Agora é só usar a garrafa como um desentupidor comum, seguindo os mesmos procedimentos tradicionais.

Como você viu acima, é possível cuidar do nosso lar com materiais que já temos em casa. Caso você também esteja buscando por uma mistura para limpar banheiro, não deixe de conferir a nossa sugestão.

Como desentupir vaso sanitário com detergente

Se você notou que a água do vaso desce devagar ultimamente, isso pode ser um sinal de que ele está entupido. Aprenda como desentupir vaso sanitário com detergente.

  1. Jogue bastante detergente no vaso sanitário

    Não tem mistério: é só jogar bastante detergente de cozinha no vaso sanitário entupido.

  2. Deixe agir por alguns minutos

    Espere que todo o detergente “desça” até a base do vaso.

  3. Ferva a água

    Em uma panela grande, coloque bastante água para ferver.

  4. Despeje a água fervendo no vaso sanitário

    Faça isso bem devagar, com muito cuidado para não se queimar.

  5. Aguarde um pouco e dê descarga

    Alguns minutos são suficientes para a água quente e o detergente fazerem a sua parte. Espere um pouco e dê descarga.

Aproveitando que detergente é sinônimo de limpeza, que tal aprender como limpar vaso sanitário da maneira correta?

Como desentupir vaso com soda cáustica

Vaso entupindo sempre? Confira abaixo como desentupir vaso com soda cáustica, água e sal.

  1. Segurança em primeiro lugar

    Antes de qualquer coisa, coloque luvas, óculos e máscara de proteção. Mexer com soda cáustica é coisa séria e exige alguns cuidados. A sua segurança vem sempre em primeiro lugar!

  2. Prepare a mistura

    Encha um balde com água, coloque duas colheres de soda cáustica e duas colheres de sal.

  3. Jogue o conteúdo do balde no vaso entupido

    Despeje a solução de água, soda cáustica e sal no vaso sanitário com muito cuidado para não espirrar em você. Depois, é só dar descarga normalmente, e pronto!

    Atenção: não repita esse procedimento muitas vezes. Se mesmo assim o vaso continuar entupido, chame um profissional.

Como desentupir vaso sanitário com papel higiênico

Se você está se questionando “Ó céus! Ó vida! Vaso sanitário, como desentupir?”, você está no lugar certo. Aprenda como desentupir vaso sanitário com papel higiênico com um item bastante inesperado: o cabide para roupas.

  1. Proteja-se

    Coloque luvas, óculos e máscara de proteção para proteger suas mãos e seu rosto.

  2. Corte e desentorte o cabide

    Usando o alicate ou o cortador de arame, corte a parte curva do topo do cabide e desentorte o arame para que você possa usá-lo.

  3. Use o cabide para desentupir o vaso

    Enfie a ponta do arame do cabide no fundo do vaso sanitário e mexa várias vezes em diversas direções. Estes movimentos vão quebrar e soltar os detritos até desentupir o vaso.

  4. Tire o arame e dê descarga

    Com muito cuidado para não se sujar, tire o arame de dentro da privada e dê descarga para fazer descer qualquer material que tenha ficado ali.

Aprender como desentupir ralos e eliminar odores também é essencial para manter o banheiro sempre em ordem. E você ainda pode contar com a excelência do para conseguir completar essas tarefas de limpeza da melhor forma possível.

Como desentupir vaso com papel filme

Você sabia que também é possível desentupir o vaso sanitário com papel filme? Isso mesmo! Este é o passo a passo:

  1. Vede bem o vaso sanitário

    Com a tampa da privada levantada, coloque algumas camadas de papel filme forrando o assento do vaso e cobrindo o vão, fechando bem todo o espaço até que não fique nenhuma passagem de ar.

  2. Feche a tampa

    Complete a vedação tampando o vaso sanitário.

  3. Dê descarga

    Aguarde até que a pressão da água acabe com o entupimento.

Viu só como desentupir o vaso não é um bicho de sete cabeças? E as nossas dicas não param por aqui! Continue lendo para descobrir outras maneiras criativas e econômicas de consertar um vaso sanitário entupido.

Como desentupir vaso sanitário com bicarbonato e vinagre

É claro que os queridinhos dos métodos caseiros de limpeza não poderiam faltar na lista de o que é bom para desentupir vaso sanitário! Confira como usar o vinagre e o bicarbonato de sódio nesta missão.

  1. Coloque água para ferver

    Enquanto você prepara os próximos passos, coloque água em uma panela para ferver.

  2. Faça uma mistura de bicarbonato com vinagre

    Em um recipiente, acrescente a mesma quantidade de bicarbonato de sódio e vinagre branco. Cuidado: assim que os dois produtos entrarem em contato um com outro, a mistura vai começar a borbulhar.

  3. Seja rápido

    Com cuidado, mas sem demora, jogue a mistura de bicarbonato e vinagre ainda borbulhando no vaso sanitário e deixe agir por alguns minutos.

  4. Coloque água fervendo para finalizar

    Despeje a água fervendo dentro do vaso sanitário com cuidado para não se queimar e dê descarga.

Vale lembrar que outras atividades do dia a dia como manter o banheiro organizado, por exemplo, são extremamente importantes também para ter este cômodo sempre em ordem.

Desentupidor de vaso: como usar

O método tradicional de desentupimento também funciona na maioria dos casos. Entenda o que fazer:

  1. Posicione o desentupidor de vaso

    Posicione o desentupidor no vaso sanitário exatamente onde a água passa, fazendo um movimento inicial de cima para baixo para criar pressão. Para que o processo funcione, é preciso que o desentupidor esteja completamente vedado.

  2. Movimente com cuidado

    Faça movimentos para cima e para baixo sem perder o vácuo criado entre o desentupidor e o vaso.

    Se for preciso, você pode colocar mais água no vaso sanitário para cobrir a parte de borracha do desentupidor e criar mais pressão.

  3. Lave e guarde

    Ao finalizar, lave o desentupidor com um pouco de água sanitária ou um desinfetante para banheiros como o . Feito isso, seque bem e guarde o objeto em um local adequado.

    Caso você não seja muito familiarizado com a utilização da água sanitária, conheça o jeito certo de usar e cuidados necessários para manusear este produto de limpeza.

Enquete

Todo mundo tem sua rotina de cuidados com a casa. Em relação ao banheiro, com que frequência você costuma limpá-lo?

0 votos

Se ainda assim nenhum destes métodos funcionar, não tem outra solução: o jeito é mesmo chamar um profissional ou uma empresa especializada para desentupir o vaso sanitário.

Gostou das nossas dicas? Então, você vai se interessar também por esse conteúdo sobre como limpar vaso sanitário com manchas amarelas.

Perguntas frequentes sobre como desentupir o vaso

O que é bom para desentupir vaso sanitário?

É possível desentupir a privada com a ajuda de materiais e produtos simples que você usa no dia a dia para outras finalidades, basta você saber exatamente como usar. Água quente, detergente, água sanitária, bicarbonato de sódio, vinagre branco, soda cáustica. Dê uma olhada no que você tem disponível em casa, confira as nossas dicas e siga o passo a passo do método escolhido sem precisar gastar muito.

Por que a água do vaso sanitário desce devagar?

Provavelmente porque ele está entupido. Melhor que qualquer método para desentupir a privada, com certeza, é não precisar fazê-lo. Para isso, além de manter uma lixeira no banheiro para jogar fora o papel higiênico, o absorvente, as fraldas descartáveis e qualquer outro dejeto, é importante manter o banheiro e o vaso sanitário sempre limpos.

Quais as causas de um entupimento do vaso sanitário?

Papel higiênico, absorvente, fralda descartável, cabelos e outros dejetos jogados na privada podem entupir o vaso sanitário. Se a tubulação de esgoto não tem o diâmetro adequado, se a água da descarga não tem pressão suficiente para fazer os resíduos irem embora ou se o acúmulo de dejetos é maior que a capacidade das instalações, a probabilidade de o vaso sanitário entupir é alta.

Como desentupir vaso em apartamento?

Todas as dicas que compartilhamos acima podem ser aplicadas para desentupir o vaso sanitário do apartamento. No entanto, caso o problema seja no encanamento do prédio, você precisará contatar o síndico ou o responsável pela manutenção do local para ajudar a resolver o problema.

Publicado originalmente