Wiki Tips and advice Brasil - Português

Tipos de vassouras: como escolher a vassoura certa

Quais são os tipos de vassouras adequadas para o seu piso? Saiba mais aqui sobre tipos de vassouras, incluindo vassouras elétricas sem fio, e quais são as ideais para limpeza externa!

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Pessoa de calça jeans e meias brancas passando vassoura elétrica branca e azul no chão

Varrer o chão é uma tarefa que deve ser feita com frequência para deixar a casa livre da poeira e da sujeira. Para facilitar esse serviço, existem vassouras feitas especialmente para atender certos tipos de piso. A escolha do modelo adequado vai ajudar você a varrer melhor as superfícies e a fazer faxina em menos tempo.

A grande diferença entre as vassouras para limpeza são as cerdas. Há vassouras com cerdas mais macias ou mais resistentes. Mas o mercado também oferece a vassoura elétrica, o mop e as que funcionam com um mecanismo de sucção, parecido com um aspirador.

Saiba como escolher a vassoura certa para limpar sua casa e facilite sua faxina. A melhor escolha é destinar uma vassoura para o interior e outra para o exterior da casa.

Toda limpeza e faxina fica muito mais fácil e rápida quando usamos os utensílios e os produtos mais adequados. Por isso, escolha a vassoura certa para os pisos da sua casa, uma para a área externa e outra para a área interna.

Tipos de vassouras para o interior da casa

Para varrer a parte interna da casa, o ideal é usar uma vassoura de cerdas finas e macias. Mas também existem modelos mais dinâmicos como a vassoura-aspirador e as vassouras elétricas sem fio. Confira a seguir mais detalhes sobre tipos de vassoura para limpeza interna da casa:

  1. Vassoura de pelo sintético:

    Tem cerdas curtas e macias e é adequada para pisos de madeira, laminados ou porcelanato. Alguns modelos têm a escova inclinada, que ajuda a varrer os cantos.

  2. Vassoura elétrica:

    A vassoura elétrica tem quatro escovas rotativas, que varrem a sujeira para dentro de um reservatório. Pode ser usada em todos os tipos de piso, madeira, cerâmica e até carpete. O cabo se dobra e gira sobre o seu eixo, permitindo varrer a sujeira escondida debaixo dos móveis sem dificuldade. Existem ainda vassouras elétricas sem fio que funcionam com bateria recarregável.

  3. Vassoura-aspirador ou vassoura elétrica sem fio:

    A vassoura-aspirador pode ser usada em madeira, cerâmica ou carpete. Na prática, esse modelo funciona como um aspirador de sucção leve, acoplado a uma vassoura. A sujeira é varrida e aspirada para um reservatório, que deve ser esvaziado após a faxina (essa vassoura não vem com saco de pó). É recarregável e funciona sem fios.

  4. Vassoura mop:

    A vassoura mop é um esfregão com base redonda e que pode ser usado depois da vassoura tradicional para remover o resto da sujeira e finalizar. Muitos modelos vêm com um balde e um sistema de torção, para reduzir o líquido da escova, antes que ela seja usada para esfregar qualquer superfície. É muito boa para limpar embaixo dos móveis.

Depois desses 4 tipos de vassouras para o interior da casa, vamos ver a seguir que tipo de vassoura de limpeza funciona bem para a parte externa da casa.

Tipos de vassoura para o exterior da casa

Na hora de limpar as partes externas da casa, escolher vassouras de diferentes materiais pode facilitar a limpeza. Confira agora os tipos de vassoura para limpeza da região externa da casa.

  1. Vassoura de nylon:

    A vassoura de nylon tem cerdas longas e é mais dura que a de pelo sintético. É adequada para varrer chãos rústicos, como cerâmica ou calçadas, por exemplo. Por serem mais resistentes, podem ser usadas para esfregar bem a superfície. Alguns modelos têm as cerdas inclinadas, o que torna mais fácil alcançar os cantos.

  2. Vassoura de piaçava:

    A vassoura de piaçava também tem as cerdas mais duras e deve ser reservada para superfícies rústicas, que podem ser esfregadas sem serem riscadas.

  3. Escolha o modelo mais apropriado.

    A boa limpeza do chão vai depender do tipo de vassoura que você escolher. Use o modelo mais apropriado para cada superfície, poupe tempo e mantenha sua casa sempre limpa. Além de usar o tipo de vassoura certo, tenha também uma boa pá para recolher a sujeira após varrer a casa.

Escolher a vassoura mais adequada para sua casa ajuda a conservar o utensílio por mais tempo e ainda protege o seu piso contra riscos e arranhões.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Para quem quer saber qual a melhor vassoura para lavar banheiro, considere o tipo de piso e também a qualidade dos seus produtos de limpeza. O mesmo vale na hora de escolher a melhor vassoura para limpeza pesada.

A linha, por exemplo, tem tudo o que você precisa para remover a sujeira difícil de cada cantinho da sua casa.

Aqui na Wiki Tips Português você encontra muitas outras dicas de limpeza para cada canto da sua casa.

Dúvidas frequentes sobre como escolher a vassoura

Como escolher a vassoura?

A vassoura que você vai escolher depende do piso da sua casa. A vassoura elétrica e a vassoura mop podem ser usados em qualquer tipo de piso e são ótimas para o interior da casa. Para pisos de madeira, laminados ou porcelanatos opte pela vassoura de pelo sintético. Para a área externa da casa, escolha entre a de nylon ou a piaçava.

Alguma dica de como escolher a vassoura ideal?

Depende do seu piso, se for na parte interior é indicado de pelo sintético ou vassoura elétrica. Para área externa a de nylon ou piaçava.

Existe tutorial sobre como escolher a vassoura?

Se for para área externa é recomendado as de nylon ou piaçava. Se for para área interna pode ser a de pelo sintético, elétrica ou mop.

Publicado originalmente