Wiki Tips and advice Brasil - Português

Pastilha adesiva para banheiro: aprenda a melhor maneira de limpar esse tipo de revestimento

Confira nossas dicas para manter as pastilhas adesivas para banheiro conservadas por mais tempo e quais produtos usar para mantê-las longe da sujeira.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Pastilhas de banheiro no piso e na parede

Pastilha adesiva para banheiro é capaz de transformar um ambiente. Além desse tipo de decoração dar um toque moderno, é uma ótima alternativa para aqueles casos de reforma em que o revestimento original foi descontinuado e já não se encontra no mercado.

Porém, na hora de limpá-las, vale tomar alguns cuidados. Como o próprio nome diz, elas são coladas, portanto, alguns produtos podem comprometer sua fixação.

Saiba como limpar revestimento de banheiro de pastilhas adesivas para deixar tudo brilhando

Saber como limpar banheiro corretamente é super importante para manter a saúde da família em dia, já que o banheiro é um ambiente com potencial para a proliferação de bactérias, fungos e vírus.

Descubra a seguir o passo a passo de como limpar pastilhas de banheiro, incluindo as dicas de limpeza do rejunte. Confira também quais produtos são recomendados para fazer essa higienização, assim você vai conseguir conservar o revestimento como novo por muito mais tempo!

Você vai precisar de:

  • Pano de microfibra
  • Esponja macia
  • Balde
  • Luvas
  • Escova de dentes de cerdas duras
  • Água
  • Limpador multiuso para superfícies
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Sal
  • Limão (suco)
  • Alvejante
  • Detergente neutro

Como limpar pastilhas: banheiro limpo e higienizado

Em áreas molhadas, os revestimentos de piso e parede devem ter atenção especial e ser limpos com frequência. Além de juntar poeira e umidade - aumentando a possibilidade de aparecimento de mofo - podem também acumular gordura. Nos banheiros, por exemplo, a área do banho está mais sujeita a produtos oleosos, como condicionadores, por isso é muito importante saber como limpar box de banheiro. Confira a seguir algumas formas de limpar as pastilhas adesivas:

  1. Produto multiuso

    Coloque um produto multiuso em um pano úmido ou em uma esponja. Se optar pela esponja, use o lado amarelo, que é mais macio. Esfregue em movimentos circulares, com cuidado, até sair toda a sujeira. Depois é só enxaguar e secar com um pano limpo.

  2. Vinagre branco e limão

    Misture vinagre branco com suco de limão (em partes iguais) e coloque em um borrifador. Espalhe sobre o local, esfregando delicadamente com uma esponja macia. Finalize passando água e depois um pano seco.

    Cuidado com o uso do suco de limão pois ele possui propriedades ácidas que podem danificar alguns materiais se usado com muita frequência.

  3. Vinagre branco e detergente neutro

    Faça uma misturinha de vinagre diluído em água (uma medida de vinagre para duas medidas de água) com algumas gotas de detergente neutro. Use também um borrifador para aplicar no local e finalize da mesma forma indicada no item anterior. Essa mistura é ótima se você tem crianças e animais domésticos em casa, porque não os coloca em riscos.

  4. Vinagre e bicarbonato de sódio

    O combo vinagre + bicarbonato de sódio é uma poderosa ferramenta na limpeza da casa. Juntando as propriedades antibacterianas do vinagre com o poder branqueador do bicarbonato, essa mistura é quase imbatível na limpeza dos banheiros. Misture ½ xícara de vinagre com ½ xícara de bicarbonato, fazendo uma pasta. Aplique sobre as pastilhas - e rejunte! - deixando agir por cerca de 10 minutos. E a finalização você já sabe: basta passar uma esponjinha de leve, depois água e pano seco.

    Sempre confira se a pastilha adesiva que você tem em casa é resistente à água antes de iniciar a limpeza. Além disso, veja as orientações do fabricante sobre possíveis restrições na hora da higienização do material.

A periodicidade da limpeza vai depender do ambiente e do tipo de sujeira. Como se trata de um revestimento menos resistente, como já explicamos, o ideal é não deixar acumular sujeira por muito tempo. Assim, será muito mais fácil de limpar e as pastilhas adesivas vão durar por mais tempo.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Como limpar rejunte de pastilha de vidro

Agora que você já sabe como limpar as pastilhas, vamos falar do rejunte. Afinal, não existe um sem o outro. Há diversas marcas que oferecem limpadores especialmente formulados para trazer de volta o brilho de seu rejunte, como , que também tem ação desinfetante. Ao considerar os diferentes produtos, o melhor é selecionar um com propriedades antifúngicas para diminuir a incidência de mofo, especialmente no banheiro que, por ser um ambiente quente e úmido, sofre bastante com o surgimento de fungos.

Vale lembrar que as pastilhas, assim como os porcelanatos, normalmente possuem espessura reduzida de rejunte, se comparado ao aplicado em azulejos comuns, por exemplo.

  • Alvejante: Algumas pessoas preferem limpar os rejuntes com alvejantes. E, realmente, para rejunte claro essa solução pode ser muito eficaz. Branqueadores oxigenados e alvejantes com cloro são particularmente conhecidos por sua eficácia na limpeza, mas eles devem ser manuseados com cuidado. Certifique-se de ler as instruções do rótulo e usar luvas antes de utilizar qualquer produto de limpeza. É bom também checar as orientações do fabricante das pastilhas, pois alguns tipos de revestimento não devem entrar em contato com produtos químicos.

  • Solução caseira: O rejunte geralmente responde à ação de limpeza dos ácidos, como os encontrados no vinagre, e às propriedades clareadoras do bicarbonato de sódio. Para elaborar um eficaz limpador caseiro de rejunte, misture esses dois produtos até que eles formem uma pasta espessa que possa ser facilmente aplicada ao rejunte. Passe com a ajuda de uma escova de dentes de cerdas duras. Você pode utilizar sal como alternativa, caso não tenha bicarbonato em casa.

Como remover rejunte seco de pastilha de vidro

Se a obra terminou mas as pastilhas ficaram sujas de rejunte, não precisa se preocupar! Remover o rejunte seco é uma tarefa bastante simples: use uma esponja macia e úmida para amolecer e retirar o material. Faça isso o mais rápido possível, já que o rejunte é abrasivo e pode danificar as pastilhas.

Cuidados na escolha do produto para limpar pastilhas adesivas

Por serem coladas, as pastilhas adesivas não devem entrar em contato com produtos de limpeza de alta capacidade oxidante. Nesse caso, não é recomendado usar água sanitária, por exemplo. Se você tiver pastilhas aplicadas em sua cozinha, Wiki Tips Português indica , que remove a gordura e todo tipo de sujeira sem agredir a superfície. Outra opção é utilizar algum detergente neutro.

Use sempre o lado mais macio da esponja para não agredir ou riscar as pastilhas e nunca utilize esponjas de aço para limpar esse revestimento.

A limpeza das pastilhas e rejunte deve ser feita regularmente. O ideal é remover o pó diariamente e limpar com um pano úmido pelo menos uma vez por semana. No dia a dia, procure limpar respingos o mais rápido possível para evitar que as manchas se tornem permanentes.

Se você fizer a manutenção correta e cuidar diariamente do seu banheiro, a limpeza vai ser fácil e rápida. Aproveite essas dicas e compartilhe com sua família. Afinal, todos devemos cuidar do nosso cantinho, não é verdade?

Dúvidas frequentes sobre pastilha adesiva para banheiro

Pastilhas adesivas para banheiro podem molhar?

Sim, as pastilhas adesivas podem ser molhadas. No entanto é sempre bom conferir as orientações do fabricante em relação à resistência do material antes de comprar e aplicar pastilhas em uma área molhada como o banheiro.

O revestimento em pastilha no box do banheiro suja muito?

O box normalmente é uma área que acumula bastante resíduo, como resultado do processo do banho. Desde a sujeira que limpamos do corpo até os restos dos produtos que usamos (xampu, condicionador, sabonete, etc). Dessa forma, um box de banheiro revestido com pastilhas terá a tendência de sujar mais, por isso a limpeza periódica é super importante!

Quanto tempo dura pastilha adesiva para banheiro?

As pastilhas podem durar por muitos anos sem perder o brilho e as características iniciais, mas para isso é fundamental ter uma boa manutenção. Limpeza regular usando materiais apropriados é a melhor forma de prolongar a durabilidade desse tipo de revestimento.

Publicado originalmente