Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como tirar mancha da parede: confira como limpar sem estragar a pintura

Manchas e marcas nas paredes são praticamente inevitáveis com o tempo. Aprenda como tirar mancha da parede e conservá-las com dicas simples e rotineiras.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Como tirar mancha da parede

Casa nova ou reformada tem uma vibe diferente, né? Paredes com pintura nova, limpinhas dão um ar de vida nova. Mas, normalmente são exatamente as paredes que já recebem as primeiras manchas. É comum apoiar as mãos em cantos e quinas, deixando rastros de sujeira, ainda mais quando se tem criança em casa. Por isso, separamos algumas dicas de como tirar mancha da parede.

Você vai precisar de:

  • Detergente
  • Água
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato
  • CIF Multiuso Cremoso
  • Borrifador
  • Pano
  • Esponja

Como tirar mancha da parede

É possível cuidar e limpar as paredes sem remover a tinta. Com cuidado você não precisará pintá-las tão cedo. Basta seguir esse passo a passo para remover essas manchas e manter a pintura da parede renovada.

  1. Faça sua misturinha para limpeza

    Em um borrifador, coloque água morna e detergente neutro e incolor.

  2. Aplique-a na mancha

    Espirre a mistura diretamente na parede manchada e esfregue gentilmente com um pano ou o lado macio e liso da esponja.

  3. Refaça o processo se necessário

    Se a mancha persistir, adicione meia xícara de vinagre branco a essa mistura e refaça o processo.

Antes de aplicar qualquer coisa na parede, confira se a tinta utilizada suporta essa limpeza. Alguns tipos de cobertura podem se desfazer em contato com água ou outros produtos.

Como tirar mancha de óleo da parede

Se a marca na parede é de gordura, o processo muda um pouco. Neste caso, apenas a água morna com detergente podem não ser suficientes. Então, siga esses passos!

  1. Mistura preparando uma pasta

    Misture um pouco de água morna e bicarbonato de sódio criando uma pastinha.

  2. Esfregue em movimentos circulares

    Aplique a pasta sobre a mancha e com o lado macio da esponja esfregue em movimentos circulares e leves.

  3. Remova o produto e seque para finalizar

    Com um pano macio, limpo e seco, finalize o processo removendo qualquer resíduo do produto. 

Limpar com frequência sempre ajuda a evitar que as manchas se tornem permanentes. Assim que perceber qualquer marca, limpe. Dessa forma, a durabilidade da pintura será maior.

Como tirar mancha de mofo da parede

Essa mancha tende a aparecer com o tempo, principalmente quando deixamos os ambientes fechados por muitas horas. E para remoção de mofo da parede apenas água e detergente não terão efeito.

  1. Prepare o produto e a parede a ser limpa

    Retire tudo que esteja próximo da parede. Abra bem a janela para ventilar o ambiente. Em um borrifador adicione 2 xícaras de água morna, ½ xícara de vinagre, ¼ de bicarbonato de sódio.  Agite e misture bem.

  2. Aplique o produto na mancha

    Borrife um pouco do produto em cima da mancha, deixe agir por alguns minutos. Aplique novamente a mistura e esfregue com uma esponja.

  3. Remova o produto

    Retire o excesso de produto com o pano seco e finalize.

E para garantir que a mancha saia da parede, tenha sempre em casa, pois ele conta com uma fórmula exclusiva para remover as manchas.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

O segredo de uma casa bem conservada é não deixar a sujeira acumular. Sujou a parede, limpe. Viu a mancha? Dê atenção a isso e resolva o mais breve possível. Em casa com crianças, a atenção com a limpeza das paredes deve ser mais frequente, pois é comum que elas a sujem. E limpar a parede suja de giz de cera, tinta guache, massinha, etc. se for feita na hora evita uma nova pintura.

Quando o assunto é parede, a recomendação é utilizar tintas laváveis. E evite produtos com composição química forte, porque na hora da limpeza eles podem estragar a pintura.

Dúvidas frequentes sobre como tirar mancha da parede

Como tirar mancha de vinho da parede?

Com uma haste flexível você deve molhar a ponta com água oxigenada e aplicar sobre a marca de vinho. Se a mancha for grande utilize um pano. Cuidado e não esfregue muito para não acabar espalhando a marca. Você pode também optar pelo CIF Multiuso Cremoso para remoção.

Dá para tirar mancha de café da parede?

Sim, faça a primeira tentativa com a mistura do nosso passo a passo: 2 xícaras de água morna, ½ xícara de vinagre, ¼ de bicarbonato de sódio.

Como limpar a parede?

Confira aqui em nosso artigo alguns passos para sua parede ficar novinha.

Publicado originalmente