Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como tirar ferrugem de inox: seu material impecável em 4 passos

Veja como tirar ferrugem do inox e mantenha sua superfície sempre brilhante.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como tirar ferrugem de inox

Tempo de Leitura: 5 minutos

Ter uma cozinha em inox é o sonho de consumo de quase todo mundo. O brilho intenso, a beleza, a delicadeza, a nitidez da limpeza e a elegância são de causar inveja. Uma cozinha com peças inox é, muitas vezes, sinônimo de status social. Porém, manter o inox sempre limpo, sem ferrugem e brilhante requer cuidado e atenção. Separamos algumas dicas de como tirar ferrugem de inox e manter sua cozinha sempre brilhando.

Os materiais de inox são produzidos com uma mistura de ferro, aço, cromo e outros minerais, recobertos por uma fina película, a fim de evitar a oxidação das peças pelo oxigênio presente no ambiente. O principal erro, para quem lida com esse tipo de material, é usar esponjas ásperas quando a limpeza é realizada. Os riscos produzidos pelo atrito dos materiais, com a película, eliminam a proteção da peça. Com o passar do tempo, ferrugem pode se acumular em sua superfície. Portanto o jeito certo é usar , por causa da textura, e materiais menos abrasivos.

Saber como tirar ferrugem de metal é uma tarefa simples e deve ser sempre realizada por quem tem utensílios e eletrodomésticos feitos desse material, com produtos simples, muitas vezes encontrados nas residências. Entre os produtos para tirar ferrugem que você pode precisar, estão bicarbonato de sódio e vinagre de vinho branco. Assim, será possível manter as superfícies inox sempre limpas, brilhantes e totalmente livres da ferrugem.

Veja abaixo, no passo a passo de hoje, como limpar inox enferrujado corretamente e dar aquele brilho novamente as suas peças.

Você vai precisar de:

  • Panos úmidos
  • Panos secos
  • Esponja
  • Água
  • Detergente
  • Sabão
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre
  • CIF Cremoso

Como tirar ferrugem de inox

Manter uma peça de inox sempre brilhando, sem ferrugem ou riscos, requer alguns cuidados especiais. A formação de ferrugem é ocasionada por acúmulo de água na superfície e, principalmente, por danos causados à fina película de inox que recobre o material. Por isso, sempre que for limpar uma superfície deste tipo, utilize esponjas macias.

  1. Retire o excesso de sujeira

    Com o auxílio de uma esponja macia, aplique detergente neutro sobre toda a superfície e limpe as sujidades mais fáceis, sem se preocupar com a ferrugem presente. Lave a superfície com água e seque bem. A água é um grande causador de ferrugem no inox.

  2. Utilize o produto à sua disposição

    O vinagre de vinho branco e o bicarbonato de sódio são muito eficientes na remoção de ferrugem nas superfícies. Para utilizar o vinagre de vinho branco, misture-o com água e faça a aplicação sobre a superfície afetada, utilizando uma esponja macia para esfregar o local. Para utilizar o bicarbonato de sódio, faça uma pasta com água e aplique sobre a superfície oxidada, deixando agir pelo tempo necessário.

  3. Retire o produto

    Dependendo do nível de ferrugem presente na superfície, serão necessárias algumas horas para que o produto escolhido faça o efeito desejado. Se a mancha for recente, basta fazer a aplicação e, em seguida, limpar o aço inox com um pano levemente umedecido.

  4. Finalize a lavagem

    Após o tempo necessário para a ação do produto utilizado, use um pano umedecido para retirar quaisquer resquícios presentes na superfície e lave bem o material com água, uma esponja macia e detergente neutro. Não esqueça de secar bem o aço inox para evitar novas manchas de ferrugem.

Para manter suas peças de inox sempre limpas e brilhantes, é preciso saber como limpar ferrugem de inox. A ferrugem é causada pela oxidação de falhas na película em contato com o oxigênio presente no ambiente e pelo acúmulo de água na superfície. É possível eliminar a ferrugem de maneira simples e fácil: tanto o vinagre de vinho branco quanto o bicarbonato de sódio são efetivos para eliminar a ferrugem.

Gostou desse passo a passo? Então aprenda também, o método prático para limpar cromado.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Se, após utilizar essas dicas de como remover ferrugem de inox, as manchas ainda persistirem, talvez seja necessário utilizar algum produto extra. Os produtos da linha CIF Cremoso oferecem resultados excelentes quando o assunto é a remoção das manchas de ferrugem que parecem impossíveis. Por isso, não deixe sua cozinha com o aspecto envelhecido, e devolva o brilho as suas peças.

Dúvidas frequentes sobre como tirar ferrugem de inox

Como tirar ferrugem de geladeira?

Para retirar ferrugem de geladeira inox, basta fazer uma mistura de vinagre de vinho branco ou bicarbonato de sódio com água e aplicá-la sobre a superfície enferrujada. Esfregue com o auxílio de uma esponja bem macia. Dependendo do tamanho da mancha, será preciso deixar a mistura agir por algumas horas. Passado o tempo, retire o produto com um pano umedecido e seque bem a superfície de aço inox.

Qual melhor forma de tirar ferrugem de lixeira inox?

Limpe bem a lixeira com o auxílio de uma esponja macia e detergente, aplique o produto à sua escolha e deixe agir pelo tempo necessário. Esfregue bem e retire o produto utilizando um pano umedecido. Deixe a lixeira secar antes de utilizá-la novamente.

O que fazer para remover ferrugem de aço inox?

Para tirar a ferrugem de aço inox, basta esfregar bem as manchas com uma esponja macia e uma solução de vinagre de vinho branco ou bicarbonato de sódio e água. Após esfregar bem a superfície, retire o produto com um pano levemente umedecido e seque bem para evitar novas manchas de ferrugem.

Produto usar para tirar ferrugem de inox?

O produto mais eficaz para tirar ferrugem de inox é o CIF Cremoso. Basta aplicar em cima da superfície enferrujada, passar uma esponja macia. Depois com um papel absorvente retire o excesso do produto e seque bem, para evitar novas manchas de ferrugem.

Alguém sabe como limpar ferrugem de inox?

Separe o CIF Cremoso, esponja macia, pano de limpeza e papel toalha. Aplique o CIF Cremoso na área comprometida, esfregue com a esponja macia. Retire o produto com o papel toalha e seque com o pano de limpeza.

Alguma dica de como tirar ferrugem de inox caseiro?

Faça uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre branco e água. Passe a mistura em cima da ferrugem e esfregue com uma esponja macia. Com um pano úmido retire o excesso e seque em seguida.

Publicado originalmente