Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como remover tinta spray: aprenda em 4 passos

Manchou a roupa ou o chão com tinta spray? Não sabe o que fazer para se livrar da mancha? Acompanhe o passo a passo abaixo e aprenda como remover tinta spray.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

como remover tinta spray

A tinta spray é muito prática de ser usada, porque sua aplicação é muito fácil e seu manuseio também. Porém, por se tratar de um aerossol, muitas vezes resulta em manchas por suas partículas serem levadas pelo vento, então caso você não cubra direito o local, ela irá sujar, então aprenda como remover tinta spray.

Caso ainda esteja vendo dicas, a melhor delas é evitar que a mancha ocorra, para isso cubra e forre muito bem o lugar que for usar a tinta spray, mas se já ocorreu a mancha, não se preocupe, sempre há uma solução para remover a tinta e usar para limpar o local, basta seguir as dicas apresentadas a seguir.

Agora vamos às dicas de como fazer para retirar a mancha ocasionada pela tinta spray.

Você vai precisar de:

  • Balde
  • Esponja
  • Pano
  • Álcool isopropílico
  • Detergente
  • Água quente
  • Óleo
  • CIF Cremoso

3 passos de como remover tinta spray

A substância que você vai usar para remover, vai depender da composição da sua tinta, se ela é a base de água ou a base de óleo. É muito importante ver no rótulo qual é a base da sua tinta spray antes de começar a remoção.

Ao manusear qualquer tipo de tinta, use uma roupa antiga para não precisar investir muito tempo removendo tinta da roupa nova.

  1. Escolha os produtos certos

    Caso sua tinta seja a base de água, você deve usar água quente, detergente e CIF Cremoso, mas se for à base de óleo, vai precisar de um óleo, podendo ser de bebê ou de cozinha.

  2. Aplique o produto escolhido na mancha

    Em caso de tinta a base de água, aplique detergente ou CIF Cremoso na região da mancha, esfregue com uma esponja com cuidado para não danificar a superfície.

    Aplique o óleo escolhido na mancha e massageie com a mão, até que o óleo comece a derreter a tinta.

  3. Finalize com água quente

    Enxágue a mancha de tinta com água quente. Repita o processo até que a tinta seja 100% removida.

Normalmente para remover a tinta spray o detergente ou óleo, combinados com a água quente já resolvem seu problema, já que hoje em dia as principais tintas são à base de água ou óleo, por serem menos nocivas à saúde. Mas caso não seja, separamos mais uma dica para você.

Como remover tinta spray com álcool

Ainda existem algumas tintas que são a base de solvente, hoje em dia não são tão comuns quanto antigamente, mas caso você tenha usado uma dessas, vai precisar de álcool isopropílico.

Se precisar, veja aqui como fazer um removedor de tintas caseiro.

  1. Aplique o álcool no local

    Aplique o álcool no local manchado, utilize um pano ou papel toalha para isso. Coloque o álcool no pano e deixe ele em cima do local manchado por alguns minutos.

  2. Esfregue em movimentos circulares

    Após passado alguns minutos, faça movimentos circulares com o pano, garantindo que isso solte toda a tinta que está na superfície.

  3. Finalize com um pano seco

    Com um pano seco, seque toda a superfície do local, verificando se toda a tinta foi retirada.

Atente-se sempre a embalagem e recomendações do fabricante. Essas dicas são úteis, mas sempre verifique se o fabricante possui alguma outra sugestão ou dica adicional. Lembre-se de usar luvas sempre que for usar produtos químicos.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Sempre que for usar tinta, seja ela qual for, certifique-se de forrar o local muito bem para que não manche o piso ou a superfície. Mesmo assim, sabemos que pode ter locais manchados, não se preocupe, com essas dicas as manchas vão sair e você conseguirá se livrar das manchas de tinta. Olhe sempre a embalagem da tinta antes de seguir as dicas acima.

Gostou desse artigo? Então você irá se interessar em aprender como tirar mancha de tinta de cabelo da pele e da roupa.

Dúvidas frequentes sobre como remover tinta spray

Qual produto posso usar para remover tinta spray?

Se a tinta do spray for a base de água você pode usar os produtos de limpeza da linha CIF ou água quente com detergente.

Como remover tinta spray das mãos?

Lave as mãos com água e sabão e aplique diretamente na mancha um pouco de terebintina com a ajuda de um pano. Deixe agir por alguns segundos e enxágue.

Dá para tirar respingo de tinta spray do vidro?

Você pode usar um limpador de vidro. Borrife no respingo e esfregue com uma esponja ou use vinagre branco em um papel toalha esfregando levemente.

Alguma dica de como remover tinta spray?

Basta aplicar o CIF Cremoso em cima da mancha e com delicadeza esfregue, depois limpe com um pano limpo. Você pode, como opção, pegar um pano ou papel toalha e aplicar álcool no local manchado. Esfregue em movimentos circulares e seque com um pano seco.

Existe um removedor de tinta spray?

Use removedor de óleo vegetal ou esmalte, aplicando em cima da mancha. Finalize com um pano seco e depois lave o local normalmente.

Melhor produto para remover tinta spray?

O melhor produto é o CIF Cremoso. Basta aplicar o produto na mancha, aguardar uns 5 minutos, esfregue e seque com pano seco. Após promova a lavagem da peça.

Publicado originalmente