Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar quadro branco: utilizando apenas 1 ingrediente

Com o tempo, o quadro branco vai ficando riscado e gasto, aprenda como limpar o quadro branco usando apenas um único ingrediente.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

como limpar quadro branco

Ao passar do tempo, o quadro branco acaba ficando com linhas riscadas ao fundo ou até mesmo nos casos de pouco uso, as marcas da tinta velha vão danificar a superfície, por isso é importante aprender como limpar quadro branco.

E sempre podemos começar as limpezas utilizando os produtos que mais gostamos, não é mesmo? é um poderoso saponáceo que ajuda na limpeza e é imbatível no cuidado. Ou seja, confia no paninho com CIF para a limpeza inicial. Mas, se a tinta já está muito aderente, não se desespere. Aqui vai um passo a passo como tirar mancha de quadro branco. Anote!

Você vai precisar de:

  • CIF Limpadores
  • Álcool etílico
  • Álcool isopropílico
  • Óleo lubrificante
  • Pano de microfibra
  • Papel toalha
  • Borrifador

Como limpar quadro branco manchado

O álcool etílico, que ficou famoso na pandemia como álcool 70%, é o destaque nesse processo. E uma dica importante já de cara é: jamais use detergente, isso pode danificar a superfície do quadro. Ok?

  1. Limpe a superfície com álcool

    O álcool será o único produto que você vai precisar usar neste momento. Coloque o álcool em um borrifador para auxiliar, com a ajuda de um pano de microfibra já embebido dele, passe em toda a superfície do quadro.

  2. Limpe com o papel toalha

    Após a limpeza com álcool e o pano de microfibra, passe um papel toalha macio, garantindo que qualquer resíduo que possa ter restado, seja retirado do quadro.

  3. Finalize com CIF

    Se o álcool tiver o efeito esperado, já com o quadro branco limpo e seco, passe um paninho com uma quantidade pequena de CIF Multiuso para finalizar a limpeza e deixar todo o quadro homogêneo e cheiroso.

Sempre que terminar de usar o quadro, lembre-se de apagá-lo, isso vai garantir que ele não fique com riscos e vai ajudar a prolongar sua vida útil. 

Se mesmo assim sua lousa branca estiver precisando de uma restauração, a gente também tem o passo a passo certo para você. Aprenda abaixo!

Como restaurar o quadro branco

Utilizando apenas 2 ingredientes, você será capaz de recuperar o seu quadro!

  1. Limpe o quadro primeiro

    Primeiro você deverá seguir os passos da dica anterior, porém no lugar do álcool etílico, você usará o álcool isopropílico. Aplique no quadro usando um pano de microfibra em movimentos circulares, finalize secando.

  2. Óleo para homogeneização

    Após a limpeza, aplique o óleo lubrificante por todo o quadro, então passe um pano de microfibra seco, fazendo com que o óleo se espalhe por toda a extensão do quadro.

  3. Retire o excesso

    Com o auxílio de um papel toalha, retire o excesso de óleo, você deve sentir a superfície oleosa, mas não com óleo em excesso.

Com essa dica você conseguirá voltar a escrever no seu quadro, lembre-se sempre de mantê-lo limpo, limpe também o apagador que você for usar no quadro, com isso os resíduos das tintas removidos não ficaram acumulando no quadro toda vez que você for usar o apagador.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Utilize as dicas acima para manter sempre a sua lousa limpa e restaurada, limpe com frequência para que a sujeira não fique acumulada. Recorra à restauração caso ele esteja muito sujo e somente a primeira dica não resolver. 

Lembre-se que essas dicas não fazem seu quadro ser eterno e que eventualmente, mesmo aprendendo como tirar tinta permanente de quadro branco, pode ser que você tenha de trocá-lo.

Dúvidas frequentes sobre como limpar quadro branco

É possível remover tinta permanente de quadro branco?

Há algumas formas de como limpar quadro branco de caneta permanente, mas normalmente o resultado é catastrófico. Invista em canetas apropriadas e em manter sua lousa branca e apagadores limpos.

Com qual frequência devo limpar o apagador?

Para quem utiliza muito esses itens, a dica de como limpar apagador de quadro branco é lavar com detergente e água corrente semanalmente, deixando-o secar muito bem antes da próxima utilização.

Como tirar caneta permanente de quadro branco?

Siga as dicas que recomendamos acima, mas saiba que esse tipo de superfície é bem sensível aos marcadores e canetas permanentes. Então, caso a tinta tenha uma aderência muito boa, não será possível realizar a renovação da mesma. Será necessária a troca do quadro.

Publicado originalmente