Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar filtro de ar condicionado em 6 passos fáceis

Aprenda como limpar filtro de ar condicionado e elimine micro-organismos e possíveis odores, mantendo a ventilação do ambiente sempre fresca e, ao mesmo tempo, limpa.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar filtro de ar condicionado

Você sabia que é filtro do seu ar-condicionado é uma das peças mais importantes do aparelho? Aprender como limpar filtro de ar-condicionado é importante, pois ele é o responsável pela remoção de detritos e sujidades do aparelho, ele não só mantém o ar do ambiente mais limpo e fresco, mas também é de extrema relevância para manter o sistema de refrigeração em pleno funcionamento, evitando problemas.

Por isso, separamos hoje um passo a passo para que você aprenda como limpar filtro de ar condicionado em 6 passos simples.

O filtro é responsável por evitar, ainda, a circulação de ácaros, fungos e bactérias no ambiente. Além disto, sujidades podem deixar o eletrodoméstico sobrecarregado afetando não só no seu funcionamento, mas também no excesso de força utilizado para climatização, o que acaba afetando diretamente na sua conta de energia.

Os filtros de um ar-condicionado podem ser feitos de inúmeros materiais, como nylon, alumínio ou aço, por exemplo, ou carvão ativo, como acontece em alguns modelos do tipo split. Independentemente da composição, todos precisam de limpeza periódica. Além disto, seu aparelho também precisa de manutenção constante, a fim de evitar o acúmulo de sujidades e, até mesmo, a quebra. Seguir as dicas de como limpar filtro do ar condicionado corretamente terá impacto positivo também no seu bolso, pois também ajudam a economizar energia mesmo com o uso do ar condicionado.

Veja, a seguir, o que você precisa para saber como limpar o filtro do ar condicionado e algumas dicas simples, que podem ser aplicadas a qualquer tipo de aparelho.

Você vai precisar de:

  • Água morna
  • Detergente
  • CIF Multiuso
  • Pano
  • Flanela
  • Esponja

Como limpar filtro de ar condicionado em 4 passos

A periodicidade correta para limpar o filtro do seu ar-condicionado deve ser a cada dois meses, aproximadamente. Avalie a situação de acordo com seu aparelho. Siga nossas dicas abaixo.

  1. Remova o painel frontal

    Antes de iniciar a limpeza do filtro do seu ar condicionado, é preciso entender como remove-lo. Em primeiro lugar, desligue o ar da tomada e retire o painel frontal, fazendo a limpeza na região com um pano seco. Se precisar, você pode também umedecer o tecido com água morna.

  2. Tire o filtro do ar condicionado

    Depois de retirar o painel, o filtro estará exposto. Retire-o e faça a limpeza com água morna. Jogue a água no sentido contrário da entrada do ar. Se depois de passar a água morna no filtro você notar que algumas sujidades ainda permanecem, utilize uma bucha macia com pouco detergente ou o . Passe água morna novamente para remover o produto.

  3. Deixe secar

    Antes de colocar o filtro de volta no local, deixe secar completamente, de preferência, a sombra, para não danificar a peça.

  4. Coloque as peças de volta

    Chegou a hora de colocar as peças de volta no lugar. Coloque primeiro o filtro e, depois a peça externa.

Atenção: essas dicas não são adequadas para quem busca entender como limpar filtro de ar condicionado automotivo, tendo em vista que a estrutura é diferente aparelhos domésticos. A melhor opção é consultar serviços especializados. Assim, você evitará danos ao aparelho, tendo em vista que o sistema é mais delicado.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Agora que você já sabe como limpar ar condicionado e como limpar filtro de ar automotivo, garanta a limpeza a cada dois meses para manter seu aparelho sempre limpo, livre de sujidades, de bactérias e outro micro-organismos. É importante lembrar, ainda, que o uso de produtos químicos deve ser evitado, para não danificar seu aparelho.

Dúvidas frequentes sobre como limpar filtro de ar condicionado

É fácil tirar filtro do ar condicionado?

Tirar o filtro do seu ar-condicionado é muito simples: basta retirar o aparelho da tomada e, em seguida, remover a peça externa (painel frontal), limpando-o com água morna. Em seguida, retire o filtro e faça o processo de limpeza do passo a passo acima.

Como limpar filtro de ar automotivo?

Para limpar filtro de ar automotivo, a melhor opção é consultar serviços especializados. Assim, você evitará danos ao aparelho, tendo em vista que o sistema é mais delicado do que os aparelhos de ar condicionado domésticos.

Qual o melhor jeito de limpar filtro de ar condicionado?

Seguindo o passo a passo acima, é muito fácil saber como limpar filtro de ar condicionado. Basta passar água morna, no sentido contrário da entrada de ar. Deixe secar e monte seu aparelho novamente. Muitas vezes, somente a água morna é suficiente para uma boa higienização. Mantenha a periodicidade a cada dois meses.

Publicado originalmente