Wiki Tips and advice Brasil - Português

Um guia completo de como limpar corrente de prata: 5 passos simples (e super aplicáveis!)

Chega de dar desculpas: agora é a sua vez de aprender como limpar corrente de prata e renovar seu porta-joias com suas correntinhas limpinhas e brilhando!

Atualizado Escrito por Fabio H Ghisi

Como limpar corrente de prata

Tempo de Leitura: 5 minutos

Uma dúvida comum de quem adora acessórios é como limpar corrente de prata, já que o objeto costuma oxidar com o tempo e uso. Um dos motivos é o uso de cosméticos e perfumes no pescoço, que podem ajudar a escurecer a prata. Entender como limpar corrente de prata, porém, é mais fácil do que parece e as receitinhas caseiras podem ser suas grandes amigas nesse momento.

O mais importante é saber o produto certo para fazer a limpeza: Limpador de prata, ou a mistura que iremos te ensinar a seguir. Anote direitinho as dicas de como limpar prata:

Você vai precisar de:

  • Panela
  • Bacia
  • Pano
  • CIF Cremoso
  • Bicarbonato de sódio
  • Pasta de dente

Guia completo: como clarear corrente de prata

Uma das formas mais utilizadas (e práticas) de entender como limpar correntinha de prata – e, também, de como limpar bronze e cobre – é usando o bicarbonato de sódio. Porém, a pasta de dente também pode ser utilizada. Saiba como!

  1. Prepare sua mistura

    Para cada 200ml de água, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma panela. Adicione suas correntinhas de prata na panela e ligue o fogo.

  2. Espere até ferver

    Assim que a água der o ponto de fervura, desligue o fogão e deixe os objetos de molho. Quando a água estiver morna, retire as correntinhas com cuidado, passe água corrente e seque com um pano. Depois, deixe secar totalmente por uma hora.

  3. Faça a pastinha

    Outra forma de uso do bicarbonato para limpar correntinha de prata é fazendo a pastinha com água. Adicione bicarbonato em uma vasilha e vá colocando a água aos poucos, misturando para criar uma pastinha.

  4. Aplique na correntinha

    Após pronta, a pastinha pode ser aplicada diretamente na correntinha. Se preferir, pode deixar a correntinha de "molho" na pastinha entre 20 e 30 minutos. Depois, enxágue e seque.

  5. Replique o processo com pasta de dente

    Esse último processo pode ser replicado com pasta de dente, conforme dito antes. Basta deixar a correntinha na pasta por até 40 minutos, depois enxaguar e secar.

Atenção: lembre-se que a pasta de dente utilizada deve ser totalmente branca para melhor efetividade da limpeza. Um produto indicado para limpeza de superfícies que pode ser aplicado é CIF Cremoso, que é super versátil e possui diversas versões.

Se você não sabe como limpar brinco de prata e outros acessórios mas quer tentar outro processo, vale citar que o processo com papel alumínio também é muito utilizado. É só cobrir a peça com bicarbonato de sódio, colocar alguns pedaços de papel alumínio cortados junto e encher a vasilha com água fervente.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Aproveite o momento conhecimento e aprenda também como limpar bijuteria, coloque tudo em prática e tenha seu porta-joias renovado com sucesso!

Dúvidas frequentes sobre como limpar corrente de prata

Posso lavar a correntinha no banho?

A lavagem no banho é muito superficial para clarear a correntinha, se esse é o seu objetivo. O ideal é fazer uma limpeza planejada.

O que fazer quando a correntinha está completamente oxidada?

Em alguns casos, as manchinhas pretas podem ser irreversíveis. Consulte um especialista.

Por que a correntinha de prata fica escura?

As correntes de prata escurecem quando se forma uma camada de sulfeto de prata na superfície, escura por natureza. Ele aparece devido à reação da prata com compostos de enxofre existentes no ambiente, sendo um processo normal.

Qual melhor produto para limpar corrente de prata?

Para limpar corrente de prata aplique CIF Cremoso e espere alguns minutos. Com um pano de microfibra limpo passe na corrente esfregando em movimentos circulares. Após, enxágue e seque.

Alguém sabe como clarear corrente de prata?

Faça uma mistura de água quente e bicarbonato de sódio, até formar uma pasta. Passe essa pasta na corrente e aguarde uns 5 minutos. Em seguida lave em água e seque.

Como limpar corrente de prata que escureceu?

Passe o CIF Cremoso na peça que quer limpar e deixe agir por 5 minutos. E com um pano de microfibra retire o excesso do produto. Depois enxágue e seque bem.

Publicado originalmente