Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar climatizador em 5 passos simples

Aprenda como limpar o climatizador de ar para deixar sua casa ainda mais agradável nos dias secos ou de muito calor. Afinal, quem não quer que o ar esteja sempre fresco e agradável durante o ano inteiro?

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar climatizador

Você já se perguntou como limpar o climatizador? Apesar de ser um grande aliado para melhorar a qualidade do ar, é importante deixá-lo sempre limpo. Assim, você consegue ter um ar sempre fresco em sua casa, mesmo nos dias mais quentes do verão ou nos dias mais secos do inverno.

Apesar dos benefícios, o climatizador de ar pode acumular sujeiras durante seu uso. São elas que podem fazer com que o ar circule com impurezas e, em alguns casos, com um cheiro bem desagradável. Para saber quando é o momento, basta conferir o acúmulo de poeira, mosquitos ou caso note algum cheiro diferente durante o uso. Além disso, é preciso prestar atenção nos locais que têm contato com a água pois pode surgir lodo, mas fique tranquilo, pois para qualquer caso o irá te ajudar.

De modo geral, o recomendado é limpar semanalmente e investir em uma limpeza mais atenciosa sempre que houver necessidade. E é esta limpeza que você irá aprender agora! Basta continuar a leitura.

Você vai precisar de:

  • Chave de fenda
  • Pano
  • Esponja
  • Escova
  • Detergente
  • Água limpa
  • CIF Cremoso

Como limpar climatizador em 5 passos

Continue a leitura e veja que limpar o climatizador é simples como limpar o sofá e outras atividades cotidianas da limpeza da sua casa.

  1. Conheça o seu equipamento

    Consulte o manual pois algumas partes só devem ser desmontadas na assistência técnica e outras, como a colmeia, não podem ser deixadas de molho. Dedicar alguns minutos para ler o manual de uso do aparelho pode poupar possíveis danos na hora de manusear, inclusive para saber quais partes não devem ter contato com água! Algumas etapas variam muito de acordo com o modelo, como limpar filtro de climatizador, por exemplo.

  2. Separe as peças

    A limpeza será muito mais eficaz com as peças separadas. Se necessário, use a chave de fenda para remover as partes fixas, sempre manuseando com cuidado pois algumas partes são bem sensíveis. Se nunca tiver desmontado o aparelho antes, uma boa dica é tirar fotos antes de remover as peças para consultar e montar corretamente depois.

  3. Esfregue levemente com escova ou esponja

    Com as peças separadas, remova a sujeira com auxílio da escova ou esponja, usando a parte mais macia para evitar riscos. Para remover a sujeira e dar brilho, misture algumas gotas do CIF Cremoso em um recipiente com água e mexa até dissolver bem.

    Para entender como limpar colmeia de climatizador, aqui vai um detalhe importante: evite fazer muita força para não danificar a colmeia. Se necessário, dê batidas leves das peças contra uma superfície para ajudar a desgrudar a sujeira.

  4. Limpe bem o reservatório

    Uma das dúvidas mais comuns é como limpar o reservatório de água do climatizador. Por ser o ponto de contato com a água por mais tempo, essa parte pode acumular lodo e, dependendo do modelo do climatizador, alguns mosquitos podem conseguir entrar e depositar larvas ali dentro. Por isso, limpe esta parte com CIF Cremoso e uma esponja para resolver o problema.

  5. Finalize com pano úmido e deixe secar

    Após remover a sujeira mais pesada, basta utilizar um pano úmido no restante do equipamento. Lembre-se de passar em todos os pontos para remover a poeira que possa ter acumulado em locais menos visíveis do aparelho.

Com toda a limpeza concluída, basta deixar as peças secarem em um local arejado e montar novamente o aparelho. Pronto! Agora o seu climatizador funcionará sem deixar que impurezas voltem a circular pelo ambiente.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Gostou dessas dicas? Então você pode se interessar em aprender também como deixar o piso brilhando. Aproveite e compartilhe essas dicas com os amigos.

Principais dúvidas sobre como limpar climatizador

O que fazer quando não for usar o climatizador?

Para guardar o equipamento, remova toda a água do reservatório e seque as áreas que têm contato com a água. Apesar da proteção, os mosquitos podem conseguir entrar e depositar ovos no reservatório. Com esse cuidado, você evita criar um foco de mosquito e, ainda, criar lodo e mau odor no aparelho, o que facilita muito o próximo uso.

Posso usar desinfetante na colmeia do climatizador?

Por ser uma parte muito sensível do aparelho, o uso de desinfetantes não é recomendado. Produtos químicos podem danificar esta parte do climatizador de forma irreversível. Para higienizar, basta diluir algumas gotas de CIF Cremoso na água e aplicar sem encharcar a esponja ou escova.

Posso usar óleos essenciais no climatizador?

É possível usar, desde que o modelo do climatizador não aqueça a água. Se este for o caso, é melhor utilizar um difusor específico para óleos essenciais e evitar danos ao aparelho.

Publicado originalmente