Wiki Tips and advice Brasil - Português

Aprenda como limpar cafeteira

Entre os diferentes tipos de preparo do café, algumas cafeteiras são mais utilizadas do que outras. Aprenda como limpar cafeteira em casa sem dificuldades, independentemente do modelo que você possui.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar cafeteira

Tempo de leitura: 03 minutos

Para muitas pessoas, a melhor maneira de começar o dia é com um café fresquinho. Além de conhecer mais sobre grãos e os tipos de preparo, uma boa maneira de levar esse momento para outro nível é utilizando diferentes tipos de cafeteiras. Conheça técnicas para aprender como limpar cafeteira sem esforço para deixar sua rotina mais gostosa e prática. 

É importante utilizar um produto que higienize e que possua um aroma neutro para evitar deixar gosto no café. Por isso, uma ótima escolha é utilizar o , um produto concentrado com excelente rendimento, além de remover a sujeira que surge com o tempo. Além de possuir os aromas de Erva doce, Camomila, Limão e o primeiro com poder Antibac, essa linha ainda possui o Neutro, que será o seu aliado para evitar deixar seu café com o sabor alterado.

Você vai precisar de:

  • Esponja
  • Pano seco
  • Faca sem ponta
  • CIF Lava Louças
  • Água
  • Vinagre

Como limpar cafeteira elétrica

Talvez o modelo mais comum no dia a dia, a cafeteira elétrica tem o preparo super prático e rápido.

  1. Lave em água corrente

    Desencaixe o copo da cafeteira. Lave normalmente na pia, com auxílio do lado macio da esponja e algumas gotas do CIF Lava Louças.

  2. Enxágue e limpe a parte externa

    Enxágue em água corrente. Utilize o lado macio da esponja úmida com algumas gotas do lava louças para limpar a parte externa da cafeteira.

  3. Finalize a lavagem

    Finalize com um pano seco e pronto!

Confira as dicas de como limpar chaleira, clicando no link.

Aprenda também como limpar cafeteira italiana

Esta é uma cafeteira super prática para quem gosta de cafés mais encorpados e indicada para usar com grãos moídos na hora. Porém, o acúmulo de resíduos do café podem deixar um gosto ruim. Para evitar isso, siga os passos:

  1. Separe todas as partes da cafeteira

    Desenrosque a parte em que fica a rosca de vedação.

  2. Lave a parte externa

    Aplique algumas gotas de CIF Lava Louças e esfregue com a parte mais áspera da esponja, com cuidado para não fazer muita força pois isso pode deixar a superfície danificada.

  3. Enxágue para finalizar

    Enxágue bem para não deixar resíduos de sabão e pronto!

Veja também as dicas de como limpar garrafa térmica corretamente.

Por fim, veja como limpar cafeteira por dentro

Com o tempo, as partes que entram em contato com a água podem acumular sujeiras e até limo. Para evitar este problema, é importante tomar alguns cuidados. Aprenda a limpar a parte interna de sua cafeteira elétrica:

  1. Coloque vinagre no reservatório

    Coloque cerca de 500 ml de vinagre de álcool no reservatório de água.

  2. Ligue a cafeteira

    Ligue a cafeteira com todas as peças encaixadas, exceto o filtro de papel e deixe passar normalmente até atingir metade do vinagre do reservatório.

  3. Complete o ciclo

    Desligue a cafeteira e deixe agir por 30 minutos. Ligue novamente para que o ciclo termine como se estivesse passando o café normalmente.

  4. Repita a etapa, porém com água

    Quando finalizar, deixe o vinagre esfriar e jogue fora. Encha novamente o reservatório, mas desta vez com água limpa.

  5. Faça o ciclo de preparo do café

    Ligue a cafeteira como se fosse passar o café. Dispense a água novamente quando finalizar e pronto: sua cafeteira já estará limpa e livre de cheiros!

Gostou? Você pode se interessar também em aprender como arear panela, clicando no link.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe com o amigo que precisa aprender como limpar cafeteira.

Dúvidas frequentes sobre como limpar cafeteira

O que usar para limpar cafeteira elétrica?

É possível utilizar uma mistura de água com vinagre ou apenas o vinagre puro. Se preferir, o bicarbonato de sódio também pode ser misturado na água. Evite utilizar a parte áspera da esponja quando estiver muito sujo e nunca utilize produtos com cheiros fortes, pois eles irão afetar o seu café.

Como devo limpar cafeteira italiana?

Além de seguir os passos que ensinamos acima, você pode deixar a parte de baixo da cafeteira de molho em um recipiente com água e uma colher de água sanitária. Isso irá facilitar que a sujeira desta parte se desprenda e fique mais fácil remover as manchas. Mas atenção: faça isso apenas com a parte inferior da cafeteira, nunca com a cafeteira inteira.

E como limpar cafeteira por dentro?

Pelo menos uma vez a cada dois meses é importante limpar sua cafeteira. Cada modelo pode ter uma forma diferente de limpar, por isso é importante ler o manual de instruções de uso. Porém, de modo geral, é importante higienizar com produtos neutros e sem usar objetos ásperos ou pontiagudos.

Publicado originalmente