Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar cadeira de tecido: confira receita de produto caseiro com apenas 5 ingredientes

Cadeiras e poltronas de tecido são itens indispensáveis na decoração da casa. Para mantê-las conservadas saiba como limpar estofado de cadeira.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

como limpar cadeira de tecido

O maior susto para quem gosta de cadeiras e poltronas de tecido é ver alguma mancha surgindo no estofado e não saber como limpar cadeira de tecido.

Mas, você sabia que é possível evitar essa situação? Além de retirar o pó com frequência, você também precisa realizar uma limpeza no estofado a cada 15 dias ou pelo menos uma vez no mês, utilizando produto específico para esta finalidade, para que não surjam marcas definitivas. 

Mais do que uma questão estética, a limpeza do estofado garante maior durabilidade do móvel e impede problemas de saúde em pessoas com alergias ou doenças respiratórias. Para ajudar, preparamos um passo a passo bem fácil de como limpar o estofado de cadeiras de tecido e que pode ser utilizado também em poltronas. Confira!

Você vai precisar de:

  • Água
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Álcool
  • Amaciante
  • CIF Limpeza de tecido a seco
  • Aspirador de pó
  • Borrifador
  • Escova de cerdas macias

Como limpar cadeira de tecido em 3 passos

Antes de iniciar a limpeza com qualquer produto é preciso fazer uma boa aspiração removendo pó, pelos e resquícios de alimentos. O aspirador costuma vir com mais de uma opção de bico, então, não economize nas possibilidades para se certificar que alcançou todos os cantinhos estreitos do tecido.

  1. Faça a mistura com os produtos

    Com o sofá já aspirado, prepare a mistura com água, vinagre, uma colher cheia de bicarbonato de sódio, uma colher de amaciante e álcool líquido. Adicione a mistura em um borrifador. Se preferir, opte por , que é especial para esse tipo de limpeza.

  2. Esfregue sem fazer força

    Borrife essa mistura sobre todo o estofado da cadeira e com a escova de cerdas macias vá esfregando delicadamente toda a superfície. Repita e passe mais produto, se assim for necessário, mas cuidado para não molhar demais o estofado.

  3. Seque com um pano seco

    Finalize passando um pano seco para remover resquícios do produto.

Dica: Após a última etapa, deixe a cadeira por algumas horas em local iluminado e arejado. Se tiver quintal ou varanda, deixe no sol.

Como limpar poltrona de tecido

Neste caso, a superfície do estofado é maior e com mais probabilidade de manchas de uso contínuo, como marcas no apoio para o braço. Também é preciso avisar que a limpeza das poltronas de tecido é diferente do tratamento dado à poltrona de couro. Verifique o material antes de iniciar a higienização.

  1. Aspire a poltrona

    Passe o aspirador em toda a poltrona, desde o acento até as costas do móvel.

  2. Prepare a mistura de produtos no borrifador

    A mistura é a mesma da cadeira: água, vinagre, uma colher cheia de bicarbonato de sódio, uma colher de amaciante e álcool líquido ou CIF Limpeza de Tecidos a Seco.

  3. Esfregue bem todo o tecido

    Borrife sobre toda a superfície de tecido e esfregue com escova de cerdas macias.

  4. Remova o produto e seque

    Passe um pano seco para remover o produto e secar.

Dicas gerais:

1) O efeito do produto caseiro passa com o tempo, por isso aproveite para utilizar em cadeiras de tecido, poltronas, sofá e até colchão.

2) Faça esse processo ao menos uma vez por mês e evite que o estofado fique encardido.

3) Mesmo que o tecido possa ser limpo com água, não deixe molhado, utilize borrifador que irá depositar a quantidade necessária para limpeza e finalize sempre com um pano seco removendo resquícios de produto.

4) Não esfregue demais a mesma região ou com força excessiva.

5) Evite molhar partes de metal, MDF ou madeira que contenham na peça.

6) Não use a mistura se o tecido do sofá, cadeira, poltrona ou qualquer tipo de tecido estiver com sujeira de cola quente, chiclete ou qualquer outro produto grudante.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Manter a estética da sua cadeira de tecido nunca foi tão fácil. Muita gente tem o seu próprio jeito de realizar a limpeza, mas com essas nossas dicas você garante higienização, durabilidade e evita manchas oriundas de produtos indevidos. 

São produtos certos, na quantidade devida e depositados com todo cuidado. Aposte em soluções recomendadas, pesquise, se organize e mãos na massa!

Dúvidas frequentes sobre como limpar cadeira de tecido

O que eu não posso utilizar para limpar tecido?

Produtos que tenham cloro em sua composição, sabão em pó e água sanitária, esses três são os grandes vilões do estofado.

Como remover manchas de gordura da minha cadeira?

O truque especial é colocar papel toalha em cima para absorver a gordura, repita o processo enquanto estiver saindo sujeira no papel. Depois de retirar o excesso aplique uma colher de bicarbonato de sódio e deixe agir por cinco minutos - isso vai ajudar na absorção da gordura. Borrife o produto ensinado a cima, esfregue delicadamente com a escova de cerdas macias e finalize passando um pano seco para retirar todo o produto.

Posso esfregar o tecido com buchinha de limpeza comum?

Pode, mas tome cuidado para não utilizar a parte verde, ou mais áspera, da esponja ou bucha. Use a parte macia e faça movimentos circulares de forma leve.

Publicado originalmente