Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como diluir água sanitária para desinfecção da casa

Dia de limpeza? Confira como diluir água sanitária para desinfecção e limpeza da casa, de ambientes contaminados e alimentos. Saiba qual a proporção correta de água sanitária e a melhor forma de usá-la para limpar e desinfetar.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Água sanitária sendo diluída em água na bacia

Você sabe como diluir água sanitária e a melhor forma de usá-la para desinfecção da casa? Sabe o que pode e o que não pode em relação à mistura de produtos de limpeza? Quando o assunto é higienização, a água sanitária é uma grande aliada. A solução pode ser usada em diversos tipos de superfícies e objetos - desde o vaso sanitário no banheiro até embalagens de comida.

Como a proporção de água sanitária para desinfetar varia de acordo com a finalidade, a seguir mostramos como e quanto diluir. Água sanitária para desinfecção deve ser preparada em medidas apropriadas não apenas para render mais, mas também para atingir melhores resultados sem prejudicar a sua saúde.

Para isso, basta seguir as nossas dicas sobre diluição de água sanitária para desinfecção e higienização completa da sua casa.

Vantagens de diluir água sanitária para limpeza

Muitas pessoas acreditam que usar o produto concentrado trará melhores resultados, entretanto existem diversas vantagens pelas quais se deve diluir a água sanitária para desinfecção.

  • Cuidados com o bem-estar: Por ser um produto forte com alto poder bactericida, é preciso muito cuidado na hora de manipular a água sanitária. Diluir água sanitária para desinfecção reduz o contato direto com a solução concentrada e, por consequência, diminui as chances de problemas à sua saúde ou até mesmo alergias.

  • Economia: A água sanitária rende mais quando diluída, e não é necessário usar muito produto para assegurar seus efeitos. Um pouco do ativo misturado em água já é o suficiente para higienizar. A porcentagem de água sanitária para desinfecção varia de 0,015% a 0,5%, dependendo do que se pretende sanitizar.

  • Proteção do ambiente: Um dos principais motivos para se diluir água sanitária para limpeza é manter sua função bactericida e de eliminação de vírus. Isso acontece pois o agente de desinfecção que atua contra microrganismos é o ácido hipocloroso que se forma justamente pelo contato da água sanitária com a água da torneira. Por ter o pH ácido, ela reage com o hipoclorito presente na água sanitária, resultando na formação do ácido hipocloroso.

Aprenda a diluir água sanitária para desinfecção

Por ser multifuncional e um eficaz agente germicida, a água sanitária pode ser aplicada em diversas superfícies, desde pisos e bancadas, até compras, alimentos e objetos de uso pessoal, sendo uma alternativa ao álcool para desinfetar. É importante definir o uso para saber qual produto escolher, a proporção certa de diluição da água sanitária para limpeza e a melhor forma de aplicação.

Qual água sanitária para desinfecção escolher

A água sanitária é uma solução aquosa, de cor amarelada e composta por cloro ativo. Na hora de comprar, além de olhar o preço e o tamanho da embalagem, certifique-se de que a concentração de hipoclorito de sódio indicada no rótulo é de 2 a 2,5%. Além disso, opte por uma marca confiável.

Você vai precisar de:

  • Garrafa de 2 litros que não seja transparente, para proteger a solução da luz
  • Borrifador ou bico pulverizador
  • Um copo de 200 ml, que pode ser de plástico
  • Funil, para transferir os líquidos para a garrafa
  • Equipamentos de proteção, como luvas e óculos
  • Avental
  • Etiqueta para rotular a garrafa
  • Água sanitária
  • Água

Como preparar água sanitária para limpeza e higienização de ambientes

Antes de usar na higienização da casa, é preciso prestar atenção em como preparar água sanitária, fazendo sua diluição. Apesar de parecer algo simples e intuitivo, a proporção certa, o armazenamento seguro e a forma de aplicação podem fazer toda a diferença.

Para uma sanitização geral da casa, visando desinfetar pisos e bancadas, por exemplo, é indicado usar uma solução contendo 0,1% de hipoclorito de sódio, que você pode preparar conforme os passos a seguir:

  1. Proteja-se antes de começar a diluir a água sanitária

    A água sanitária tem poder alvejante e pode manchar os tecidos. Um avental pode ser o suficiente para proteger as suas roupas e evitar manchas. Lembre-se também de usar luvas para proteger a pele e óculos para proteger os olhos.

  2. Comece com a água

    Coloque 1 litro de água na garrafa. Como a água sanitária pode ser alterada em contato com a luz, o ideal é que você use uma garrafa que não seja transparente.

  3. Adicione a água sanitária para diluição

    Junte à água na garrafa 100 ml (meio copo) de água sanitária. Use o funil para evitar desperdícios.

  4. Complemente com mais água

    Acrescente mais cerca de 900 ml de água, até encher a garrafa, mas certifique-se de não completar até a boca, deixando uma leve folga para misturar depois.

    A solução final terá pouco menos de 2 litros de água misturados com 100ml de água sanitária para desinfecção.

  5. Mexa bem a mistura de água e água sanitária para homogeneizar

    A melhor forma de incorporar a água sanitária à água e fazer uma mistura bastante homogênea é tampar bem a garrafa e agitá-la, movendo de um lado para o outro suavemente (não é preciso chacoalhar com força).

  6. Coloque a etiqueta na garrafa para identificação da mistura

    Identifique o conteúdo da garrafa com a proporção de água sanitária e água e data em que a mistura foi preparada. Guarde em um local seco, ao abrigo do sol e da luz, e fora do alcance das crianças e animais de estimação.

  7. Use a solução de água sanitária para limpeza da casa

    A solução de água sanitária já pode ser utilizada na limpeza e desinfecção da casa logo após sua diluição. Basta borrifar um pouco da mistura diretamente na superfície desejada e deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar.

    Antes de desinfetar um ambiente, lembre-se de remover a sujeira mais grossa com uma vassoura ou aspirador de pó.

Caso o ambiente esteja contaminado, é possível preparar uma solução mais forte com até 0,5% de concentração. Para isso, siga os mesmos passos acima, porém dilua o dobro da água sanitária (aproximadamente 200 a 250 ml) na metade da água (entre cerca de 750 ml e 1 litro).

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Cuidados ao preparar água sanitária para desinfecção

É preciso seguir precisamente os passos para a diluição da água sanitária, garantindo um melhor resultado e a segurança da sua família.

  • Utilize sempre equipamentos de proteção e manuseie os produtos com cuidado;

  • Faça a mistura em ambientes abertos ou bem ventilados;

  • Mantenha a água sanitária tampada e evite respirar seus vapores;

  • Siga as prescrições e instruções do rótulo da embalagem;

  • Caso o produto respingue em sua pele, lave imediatamente em água corrente e procure orientação médica no caso de qualquer irritação ou reação alérgica;

  • Guarde a água sanitária longe do alcance de crianças e de animais de estimação.

A água sanitária não deve ser usada para fazer a limpeza de celulares e outros dispositivos eletrônicos ou objetos metálicos, pois é altamente corrosiva e pode oxidar os metais.

Como evitar o cheiro forte de cloro após a limpeza com água sanitária

Usar água sanitária para desinfecção é ótimo para limpar superfícies para acabar com vírus e bactérias e eliminar maus odores, porém desinfetar com cloro e derivados pode deixar aquele cheirinho forte característico. Neste caso, é indicado complementar a limpeza com um produto perfumado.

A linha limpa as superfícies ao mesmo tempo em que deixa o ambiente com uma fragrância agradável e duradoura. Antes de aplicar um novo produto, certifique-se de remover a água sanitária por completo da superfície, para evitar misturas químicas.

Diluição de água sanitária para desinfecção hospitalar

A mesma solução de água sanitária diluída em água para limpeza e higienização da sua casa pode ser usada de forma simples e eficaz também para desinfecção e esterilização hospitalar, na concentração de 0,1% de hipoclorito de sódio.

É muito importante que a proporção dos dois líquidos seja respeitada na mistura, pois a água sanitária pura não é capaz de destruir vírus e bactérias O que destrói os germes é o ácido hipocloroso, substância formada após o contato e diluição da água sanitária com a água.

Como alternativa, existem hoje produtos específicos como a linha completa , para limpeza e desinfecção de hospitais, clínicas, hotéis, restaurantes, escolas e academias.

Como diluir água sanitária para lavar alimentos

A maneira de preparar a solução para lavar alimentos é a mesma para diluir água sanitária para limpeza que acabamos de aprender. O que muda é a porcentagem de água sanitária para desinfecção de alimentos.

Para limpar legumes, frutas, e outros vegetais e evitar a contaminação de alimentos, é recomendada uma solução mais diluída, a 0,015% de concentração:

  1. Coloque 1 colher de sopa (15ml) de água sanitária em 1 litro de água em uma garrafa e agite;

  2. Encha uma bacia exclusiva para uso na cozinha ou uma tigela grande com a solução de água sanitária;

  3. Coloque as verduras, legumes ou frutas dentro e deixe agir por até 15 minutos;

  4. Retire os alimentos da água e esfregue as frutas e vegetais com uma escovinha de cerdas macia;

  5. Enxágue bem os alimentos em água corrente para remover quaisquer resíduos de água sanitária.

Uma última, mas não menos importante dica: nunca deixe um frasco de água sanitária à mão em sua casa. Você sabe, mas vale lembrar que Pets e crianças não conhecem o perigo que ela pode representar se ingerida por engano. Guarde-a sempre em armários altos ou com chave para que ela não represente qualquer risco para crianças e animais domésticos em sua casa. Atenção!

Perguntas frequentes sobre como diluir água sanitária para desinfecção

Pode misturar água sanitária com detergente?

Muitas pessoas adicionam outros produtos à solução de água sanitária, na tentativa de aumentar sua eficácia e potencial de limpeza. Entretanto, isso não é apenas desnecessário, como perigoso. Quando em contato com ácidos e determinados componentes, a água sanitária pode liberar gases tóxicos para humanos e animais. Não devemos misturar água sanitária com os outros produtos de limpeza, sejam alternativos ou comerciais, como detergente, sabão, vinagre, álcool líquido ou em gel ou desinfetantes à base de amoníaco, por exemplo.

É possível usar água sanitária para lavar verduras?

Sim. A água sanitária diluída é muito eficaz e pode ser utilizada para limpeza e higienização da casa, de pisos, bancadas e superfícies, e também para a desinfecção de frutas e verduras com excelentes resultados. Em ambos os casos, é importante respeitar as proporções corretas e seguras de água sanitária e água para diluição, e enxaguar bem.

Qual a água sanitária pode ser usada para lavar alimentos?

Você pode usar a água sanitária comum para lavar e desinfetar frutas e verduras. Confira se a concentração de hipoclorito de sódio indicada no rótulo é de 2 a 2,5% e opte por uma marca confiável. Respeite as quantidades certas de água sanitária e água para que a solução tenha 0,015% de concentração, e enxague bem em água corrente antes de consumir os alimentos.

O que fazer para diluir água sanitária para lavar as mãos?

O cloro ativo presente nesse produto é um ótimo esterilizador doméstico, entretanto ele pode ser agressivo à pele. Ainda assim, se não tiver água e sabão ou álcool gel disponíveis, é possível lavar as mãos com água sanitária. O indicado neste caso é usar uma solução de volume 0,05% de água sanitária para higienizar suas mãos, o equivalente a 25 ml a cada litro de água. Evite utilizar esse método de forma recorrente para não arriscar uma dermatite como consequência.

Publicado originalmente