Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar ventilador: descubra dicas infalíveis para manter a higiene do seu aparelho

Quer saber como limpar ventiladores corretamente? Aprenda o passo a passo de limpeza de ventilador de teto e convencional, para mantê-los funcionando bem e preservar a saúde da sua família.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Mão passa pano nas lâminas do ventilador

Você sabia que além de garantir sua saúde, saber como limpar ventilador também vai aliviar seu bolso e te ajudar a economizar energia elétrica em casa? Isso mesmo! Quando está sujo, o aparelho faz muito mais força para girar, gastando mais energia elétrica. E isso inclui todos os tipos de ventiladores. Por isso, também vamos te ensinar como limpar ventilador de teto.

Basta esquentar um pouco mais para o ventilador virar a estrela da casa, não é? Todo mundo quer ficar perto dele naqueles dias de verão. Mas é importante caprichar na limpeza periódica desse aliado, pois o pó acumulado nas lâminas é jogado para o ar quando o ventilador está funcionando. Ou seja, os moradores da casa ficam expostos aos ácaros e às bactérias quando o ventilador está sujo.

Aprenda como limpar um ventilador e evitar que a sujeira acumulada prejudique a sua saúde

Você vai precisar de:

  • Bacia
  • Panos de microfibra
  • Esponja
  • Escova de cerdas duras
  • Escada ou cavalete
  • Cotonetes
  • Equipamentos de proteção (luvas, óculos e máscara)
  • Chave de fenda (caso indicado nas instruções do manual)
  • Água
  • Detergente neutro
  • Produto para limpeza de superfícies
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio

Como limpar ventilador convencional

Aprenda a seguir o passo a passo para limpar seu ventilador convencional (aqueles de base):

  1. Comece pela parte externa

    Antes de mais nada, certifique-se de que o ventilador não está conectado na tomada, ok? Comece retirando o pó com um pano macio. A dica aqui é escolher um pano eficaz para esse tipo de limpeza, como usar um pano de microfibra.

    Agora, umedeça um pano limpo, torcendo bem para drenar o excesso de água. Afinal, o ideal é que não caia água na parte elétrica do aparelho. Acrescente alguns pingos de detergente neutro no pano umedecido, ou use um limpador de superfícies, como . Passe o pano úmido em toda a área externa do equipamento, incluindo a base, botões e o fio.

    Outra forma simples e prática de remover a poeira do ventilador é usando o aspirador de pó. E o pano úmido pode ser substituído por uma esponja macia, se preferir.

  2. Retire a grade

    Saber como abrir ventilador para limpar é fundamental nesse processo. A limpeza é muito mais precisa com o aparelho aberto, pois só assim você consegue alcançar as hélices para higienizá-las.

    Leia as instruções do fabricante para saber quais são os procedimentos para retirar a grade frontal. É importante seguir à risca as recomendações do manual, porque há vários modelos de ventilador e, portanto, várias formas de encaixe (e abertura).

  3. Limpe a parte interna

    Use o mesmo pano umedecido e com detergente neutro que você usou na parte externa para limpar as hélices. A hélice é a peça giratória do ventilador responsável por produzir o vento quando o eletrodoméstico está ligado. Para limpar as partes menores, umedeça a ponta de um cotonete em água.

  4. Como limpar grade de ventilador

    Lembre-se que outro passo extremamente importante é limpar a grade do ventilador antes de fechá-lo novamente. Afinal, não adianta ter a parte interna brilhando se a grade ainda estiver suja, pois a poeira e sujeira vão ser espalhados para o ar.

    Se a grade do seu ventilador é daquelas com muitas hastes, uma boa dica é usar uma escovinha de cerdas duras ao invés do pano ou esponja. Dessa forma você consegue alcançar até aqueles cantinhos mais apertados! E se essa peça for plástica, não há problema nenhum em molhá-la para fazer a limpeza. Apenas certifique-se de que esteja bem seca antes de colocá-la novamente no lugar.

  5. Coloque as peças no lugar

    Quase pronto! Coloque as peças no lugar novamente e ligue o ventilador para conferir se está tudo certo. Fácil, né!

    Para sua segurança, nunca limpe o ventilador quando ele estiver ligado. As hélices são capazes de machucar gravemente e até cortar.

Limpar ventilador de teto

Agora você já sabe como limpar um ventilador convencional. Se na sua casa o ventilador é de teto algumas dicas são semelhantes, mas o processo não é bem o mesmo. Então siga esse passo a passo:

  1. Segurança em primeiro lugar

    Antes de mais nada, certifique-se de que a energia que alimenta o aparelho está desligada. Desative a chave geral do cômodo onde está instalado o ventilador de teto antes de iniciar a limpeza. E se não tiver certeza de como fazer isso, procure um profissional especializado.

  2. Suba para não precisar se esticar

    Coloque uma escada ou cavalete abaixo do aparelho. Ajuste a altura ou suba até que consiga ficar em uma posição confortável para fazer a limpeza, sem que precise se esticar demais.

    Assegure-se de que a escada está bem firme antes de subir para limpar. E cuidado com o equilíbrio.

  3. Repita os passos do ventilador convencional

    A limpeza das hélices e demais peças pode seguir os mesmos passos indicados para o ventilador convencional: use um pano umedecido ou esponja, adicionando um pouco de detergente neutro ou produto para limpeza de superfícies. Lembre-se de enxugar bem todas as peças antes de colocar o aparelho para funcionar novamente.

    Esteja atento ao material das hélices do seu ventilador de teto: Algumas hélices podem ser feitas de material compensado, que incha ao entrar em contato com umidade e água. Nesses casos, tente limpar apenas com um pano seco.

Tanto para o ventilador convencional quanto para os ventiladores de teto, seque bem todas as peças antes de colocar o aparelho para funcionar novamente. Você também pode esperar secar normalmente. O importante é não ligar o eletrodoméstico com as peças ainda úmidas, para evitar curto circuito ou danos à parte elétrica. Siga sempre as instruções do manual do aparelho e indicações do fabricante para garantir um processo de limpeza adequado.

Enquete

Cada superfície da casa exige cuidados de limpeza diferenciados. Quais os seus hábitos na hora de higienizá-las?

0 votos

Mais dicas de limpeza e cuidados com o ventilador

  • O ideal é limpar o ventilador a cada 15 dias, ou no mínimo uma vez ao mês, para eliminar os ácaros do equipamento. Além de garantir a higiene, essa limpeza também ajuda a prolongar a vida útil do ventilador.

  • Como já explicamos, o ventilador sujo está cheio de bactérias prejudiciais à saúde. Portanto, coloque equipamentos de proteção, como luvas, óculos e máscara antes de começar a limpeza.

  • Se você notar que as hélices do ventilador estão girando mais devagar, pode ser que elas estejam com acúmulo de poeira. Se for o caso, tente limpá-lo, sempre seguindo as instruções do fabricante e, se necessário, busque ajuda de uma empresa especializada.

  • No caso de ventiladores de teto ou parede, utilize equipamentos de segurança, como capacete e uma escada segura, para realizar a limpeza.

Agora você já sabe como manter a casa fresquinha e saudável no verão, com os ventiladores todos limpinhos! E se além do ventilador você precisa de algo mais refrescante em sua casa, é bom também saber como limpar ar-condicionado. Todas essas dicas te ajudam a evitar problemas respiratórios e a manter a saúde da família em dia.

Perguntas frequentes sobre como limpar ventilador

Tem jeito de limpar ventilador com bicarbonato, vinagre e detergente?

Sim, claro que tem! Já sabemos que o bicarbonato de sódio e o vinagre podem ser ótimos aliados na limpeza, por suas propriedades antibacterianas e desengordurantes. Além disso, se o seu aparelho for branco, o bicarbonato também dá uma ajuda extra para evitar que as peças plásticas fiquem amareladas. Seguindo o nosso passo a passo você vai ver onde o detergente entra na limpeza. Uma boa dica é usar o bicarbonato e vinagre antes do pano úmido, deixando esses produtos agir por alguns minutos antes de passar o pano.

Pode jogar água no ventilador?

Não. As peças internas do motor do ventilador podem ser danificadas se entrarem em contato direto com a água. Por isso o ideal é limpar com um pano ou esponja úmida, garantindo que o excesso de água seja retirado antes de fazer a limpeza.

Como tirar gordura do ventilador?

A limpeza com detergente neutro já ajuda a desengordurar, já que o sabão é capaz de quebrar as moléculas de óleo. Mas para tirar a gordura de forma mais eficaz você pode acrescentar um produto desengordurante no pano úmido. Lembre-se que o vinagre tem propriedades desengordurantes, então ele pode ser uma boa opção para acrescentar na sua misturinha de limpeza.

Publicado originalmente