Wiki Tips and advice Brasil - Português

Lava-louças vale a pena? Saiba se compensa ter lava-louças em casa

Quer saber se vale a pena ter lava-louças? Leia aqui se compensa ter lava-louças, quais as vantagens e desvantagens e como funciona.

Atualizado

Por Equipe Wiki Tips Português

Pratos coloridos dentro da máquina de lavar louça

Muitas pessoas adoram receber os amigos ou a família em casa para o almoço de domingo. Mas são poucas que gostam de perder tempo depois da refeição para lavar toda aquela louça em cima da pia!

É nesse momento que se pensa em adquirir uma lavadora automática. Mas será que uma lava-louças vale a pena? Confira abaixo como funciona lava-louças, vantagens e desvantagens e se compensa ter lava-louças em casa.

Entender como funciona a máquina de lavar louça é importante para garantir sua eficiência e durabilidade.

Lava-louças: vantagens e desvantagens

A praticidade é um dos principais motivos das pessoas a acharem que ter uma máquina de lavar-louça vale a pena e que as levam a comprarem uma. Mas as vantagens de ter uma lavadora automática na sua cozinha vão muito além:

Vantagens:

  • Economia de tempo na cozinha: já imaginou quanto tempo você vai perder se tiver que lavar a louça à mão depois daquele churrasco para a família e os amigos? Seu único trabalho será limpar os pratos antes de colocar tudo na máquina. Pratos e talheres também já saem secos da lava-louça, então fica muito fácil somente guardar as coisas depois.

  • Economia de água: você sabia que lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água?  Uma lava-louça vale a pena porque permite economizar aproximadamente 85% de água em comparação com a lavagem manual. Se a máquina de lavar louça funciona em sua capacidade máxima, consegue-se reduzir o consumo de água em até 6x.

  • Mais eficiência na limpeza da louça: a máquina de lavar louça funciona com água bem mais quente do que a usada na pia, o que deixa seus pratos, panelas e talheres mais limpos. Com o uso de detergentes próprios como os da linha , além de limpos, seus utensílios vão brilhar como novos!

  • Economia de energia: assim como outros eletrodomésticos, a lava-louça funciona com eletricidade, claro, mas é possível reduzir o consumo de energia se você optar por usá-la nos horários em que a taxa cobrada é reduzida, principalmente à noite. Além disso, ao escolher a lava-louça vale a pena optar por modelos mais modernos que são mais eficientes.

  • A lava-louça conserva melhor a louça se usada de maneira correta e com produtos de qualidade.

Para decidir se lava-louças vale a pena, também é preciso saber não só os pontos positivos, mas também os potencialmente desfavoráveis, como os listados a seguir:

Enquete

Com que frequência você higieniza as áreas de preparação de alimentos em casa, como bancada, tábuas e fogão?

0 votos

Desvantagens: 

  • Investimento inicial mais caro: dependendo da modelo, da capacidade e das funções uma lava-louça pode ter um custo relativamente alto.

  • Juntar louça: é recomendado usar a capacidade máxima da lava-louça para economizar energia. Dependendo do modelo da sua lavadora, pode ser preciso esperar juntar um monte de louça antes de colocar tudo para lavar.

  • Não são todos os utensílios que podem ser lavados na máquina. Para louças como cristais, panelas e frigideiras de ferro, colheres de pau, caixas e recipientes de plástico, o recomendado é lavar na pia.

  • Economia de energia: alguns modelos de lava-louça não são tão eficientes nesse quesito. Por isso é preciso pesquisar bem e comparar os modelos disponíveis para decidir se lava-louça compensa para você.

Lava-louça: como funciona?

Saber como funciona lava-louças, o modo correto de usá-la e escolher um detergente de qualidade como os da asseguram que sua louça estará sempre limpa e que sua máquina terá vida longa.

Entender um pouco mais sobre como funciona a máquina de lavar louça não é nem um bicho de sete cabeças e, além de tudo, também ajuda a garantir sua durabilidade. Então acompanhe um passo a passo bem básico:

  1. Adição de água: enche-se um reservatório (raso) localizado no fundo da máquina.

  2. Aquecimento da água: uma peça de metal converte eletricidade em calor e aquece a água da bacia até a temperatura adequada.

  3. Adição do detergente: o computador da lava-louça abre de forma automática um recipiente e o detergente é adicionado no momento certo da lavagem.

  4. Lavagem da louça: a água quente e o detergente são bombeados e a pressão fará com que as pás girem e disparem jatos de água para lavar a louça.

  5. Escoamento: escoa-se a água suja.

  6. Segundo ciclo de lavagem: desta vez, mais água limpa e quente é adicionada, sem detergente, para eliminar possíveis sujeiras ou resto de detergente na louça.

  7. Drenagem: por fim drena-se a água novamente.

  8. Secagem: a máquina aquece o ar para secar a louça.

DICA IMPORTANTE

A lava-louça funciona mesmo, mas com o uso regular acumula-se muita gordura e o excesso de sujeira (comida) no filtro e no interior da máquina, o que pode impedir o bom funcionamento do seu eletrodoméstico. Por isso é muito importante realizar a devida manutenção e limpeza uma vez por mês para remover as manchas de gordura que se juntam dentro da máquina. Cada lava-louça é diferente, por isso sempre consulte o manual para saber a melhor forma de limpá-la.

Pronto, agora que já sabe como funciona a máquina de lavar louça, pode decidir se comprar uma lava-louça compensa para seu lar. Se ainda tem dúvidas, para descobrir se ter uma lava-louça vale a pena, continue lendo sobre o assunto e confira como lavar louça na máquina e coisas incomuns que você pode lavar na lava-louça.

Dúvidas frequentes sobre máquina de lavar louça

Lava-louças vale a pena?

Sim. Veja 5 vantagens em nosso artigo para você não ter dúvidas se a lava-louça compensa.

Quais são as vantagens e desvantagens de ter lava-louças?

Detalhamos aqui no nosso artigo os prós e contras de forma bem objetiva. Leia e descubra se lava-louças vale a pena!

Lava-louças é bom mesmo?

Sim, essa tarefa ficará muito mais rápida e prática com esse equipamento. Saiba por que compensa ter lava-louças em nosso artigo!

Publicado originalmente