Wiki Tips and advice Brasil - Português

O guia definitivo sobre como tirar riscos de inox

Veja como tirar risco de inox e mantenha a sua superfície de eletrodomésticos e utensílios sempre brilhantes.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como tirar risco de inox

Tempo de Leitura: 3 minutos

Ter uma casa com diversos itens em inox é o sonho de consumo de quase todos. O brilho intenso, a beleza e a delicadeza transformam qualquer casa simples em um lugar elegante e de bom gosto. Porém, manter peças de inox sem riscos, limpas, sem ferrugem e brilhantes, requer bons hábitos e muito cuidado. Por isso, separamos algumas dicas de como tirar risco de inox e manter suas superfícies sempre brilhando.

O inox é feito com uma mistura de ferro, aço, cromo e outros minerais, recobertos por uma fina película para evitar a oxidação pelo oxigênio do ar. Utilizar esponjas ásperas para realizar a limpeza desses materiais é o principal causador de riscos, que são produzidos pelo atrito dos materiais com a película e eliminam a proteção da peça, causando também a ferrugem em sua superfície, produtos abrasivos também podem danificar, por isso, opte pelo para realizar a tarefa.

Saber como limpar inox seja na geladeira, pias, talheres, micro-ondas, entre outros, é fundamental para deixar suas peças sempre lindas e brilhantes. Por isso, criamos um passo a passo com dicas simples e úteis quer irão tornar seus utensílios novamente limpos e impecáveis. Veja, abaixo, como tirar arranhões de inox, como polir inox arranhado e como tirar risco de geladeira inox, a fim de deixar suas peças novamente brilhantes.

Você vai precisar de:

  • Pano úmido
  • Pano seco
  • Esponja
  • Água
  • Detergente
  • Bicarbonato de sódio
  • CIF Cremoso

Como tirar risco de inox em 4 passos práticos

Manter uma peça de inox sempre brilhando e sem riscos requer alguns cuidados especiais. Os riscos são causados pelo atrito entre superfícies ásperas e a fina película de inox que recobre o material. Por isso, sempre que for realizar a limpeza de uma superfície deste tipo, utilize esponjas macias. Para acabar com riscos, polir o inox ou dar brilho na geladeira, basta seguir nosso passo a passo a seguir.

  1. Retire a sujeira da superfície

    Pegue uma esponja macia, adicione algumas gotas de detergente neutro e esfregue com cuidado a superfície, fazendo movimentos circulares. Lave com água e seque bem.

  2. Aplique o bicarbonato de sódio

    O bicarbonato de sódio é muito eficiente na remoção de riscos. Faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e aplique sobre a superfície, deixando agir pelo tempo necessário.

  3. Retire o produto

    Dependendo do nível de riscos presente na superfície, serão necessárias algumas aplicações para obter o efeito desejado. Faça as aplicações e, em seguida, limpe o aço inox com um pano levemente umedecido.

  4. Finalize a lavagem

    Depois de polir o material com a solução de bicarbonato de sódio e retirar o produto com um pano umedecido, lave bem o material com água, uma esponja macia e detergente neutro novamente. Não esqueça de secar bem o aço inox para evitar novas manchas de ferrugem.

Para manter suas peças de inox sem riscos, é preciso saber como fazer corretamente a limpeza de superfícies. Para evitar riscos, sempre utilize esponjas com cerdas macias e se possível, use produtos de limpeza específicos para esse tipo de material.

Se o problema estiver em produtos de alumínio, siga orientações voltadas para como polir alumínio.

Enquete

Com que frequência você higieniza as áreas de preparação de alimentos em casa, como bancada, tábuas e fogão?

0 votos

Se, depois de seguir essas dicas, os riscos ainda persistirem, talvez seja necessário utilizar algum produto mais específico. Os produtos da linha CIF Cremoso oferecem excelentes resultados quando o assunto é deixar o inox brilhando como novo. O CIF Cremoso pode ser útil também para remover arranhões de carros, desde que seja superficial, assim como para problemas do tipo como tirar risco de inox do fogão.

Dúvidas frequentes sobre como tirar risco de inox

Como retirar arranhões de geladeira inox?

Para acabar com os arranhões da geladeira inox, basta fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com água, aplicando sobre a superfície riscada, e esfregar com o auxílio de uma esponja bem macia. Dependendo da profundidade do risco, poderá ser necessário fazer mais de uma aplicação. Após o risco sumir ou ficar bem fraco, retire o produto com um pano umedecido e seque bem a superfície de aço inox.

É possível tirar arranhões de pia inox?

Limpe bem a pia com o auxílio de uma esponja macia e detergente para retirar sujeira e gorduras acumuladas. Em seguida, aplique a pasta de bicarbonato de sódio com água e deixe agir por 20 minutos, esfregue bem com a esponja e retire o produto utilizando um pano umedecido. Para obter ainda mais brilho, repita essa etapa por pelo menos três vezes.

Tem como tirar risco profundo de inox?

Para tirar risco profundo de inox, basta esfregar bem as manchas com uma esponja macia e uma solução de vinagre de vinho branco, bicarbonato de sódio e água em partes iguais. Depois de esfregar bem a superfície, em movimentos circulares, retire o produto com um pano levemente umedecido, e seque bem a superfície para evitar manchas de oxidação pelo acumulo de água.

Alguém sabe se bicarbonato tira risco de inox?

Sim, o bicarbonato de sódio tira risco de inox. Basta fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Passe essa pasta pela superfície com um pano ou esponja macia. Depois retire o excesso da pasta e passe um pano de microfibra.

Receita para como fazer uma pasta para tirar risco de inox?

Você vai usar água e bicarbonato de sódio. Quando pronta você vai passar essa mistura no inox, isso com auxílio de uma esponja macia. Após, com um pano limpo, retire a pasta e passe um pano de microfibra.

Qual produto usar para tirar risco de inox?

É só passar o CIF Cremoso e deixar agir por alguns segundos, finalize retirando o excesso com um pano limpo e em seguida um pano de microfibra.

Publicado originalmente