Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como tirar amarelado da geladeira: 2 dicas práticas

Eletrodomésticos brancos requerem certo cuidado, porque com o tempo manchas amareladas podem surgir. Se essas marcas indesejadas já se instalaram, confira como tirar amarelado da geladeira.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como tirar amarelado da geladeira

Acabamento em inox ou aço escovado é algo relativamente novo na chamada linha branca de eletrodomésticos. Durante algumas décadas fogões, geladeiras e outros itens de cozinha foram fabricados na cor branca e muitos ainda são. Charmosos e harmônicos, os eletros claros podem manchar com o tempo. Por isso, ensinamos aqui como tirar amarelado da geladeira.

Na maioria dos casos, essas marcas aparecem em geladeiras e microondas, isso porque, além de sujeira acumulada e gordura impregnada, esses aparelhos soltam uma composição natural que modifica sua cor e para essa tarefa, iremos contar com a ação de , pois além de remover o amarelado, tem textura que não danifica o material. Confira!

Você vai precisar de:

  • Pano
  • Esponja
  • Borrifador
  • Detergente
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • CIF Cremoso

Como tirar amarelado de fora da geladeira

Uma casa limpa, cheirosinha e organizada não combina com geladeira manchada, não é mesmo? Vamos lá, hora de aprender a remover essas marcas e manter a brancura renovada do seu eletrodoméstico.

  1. Previna o amarelado

    Para prevenir o surgimento desse amarelado basta uma limpeza semanal com pano úmido e detergente neutro.

  2. Remova o amarelado com água morna e detergente

    Umedeça uma esponja macia e lisa com água morna e um pouco de detergente neutro. Retire o excesso para não encharcar e esfregue utilizando o lado macio da esponja, em movimentos circulares, toda a superfície da mancha.

  3. Seque e finalize

    Com um pano macio, limpo e seco, finalize o processo removendo qualquer resíduo. Nunca deixe o eletrodoméstico úmido, isso pode acelerar o processo de amarelamento e desgaste da superfície.

Uma limpeza de prevenção deve ser realizada uma vez na semana. Surgiu manchas de uso? Marca de dedos? Limpe com a esponja assim que visualizar, não espere o dia da faxina.

Dica: Uma vez por mês, pelo menos, limpe as borrachas da geladeira e peças pequenas internas, pois são locais que geralmente ficam sujos com resto de alimentos e são mais difíceis de enxergar.

Veja também como tirar amarelado de plástico.

Veja também como tirar amarelado de dentro da geladeira

É mais fácil encontrar uma mancha amarelada do lado de fora da geladeira, pois do lado de dentro, muitas vezes, não temos total visão, já que os alimentos guardados, ou respingos, podem tapar os espaços, camuflando a mancha. Por isso é bom estar atento e monitorar de vez em quando o interior do seu eletrodoméstico.

  1. Prepare o produto e a geladeira

    Retire tudo que tem dentro da geladeira. Desligue-a da tomada. Em um borrifador adicione 2 xícaras de água morna, meia xícara de vinagre, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio. Agite e misture bem.

    Dica: Alguns modelos mais antigos de geladeira não tem a função frost free e por isso é preciso descongelar a geladeira, antes de iniciar a limpeza. E veja também como tirar mau cheiro da geladeira.

  2. Aplique a mistura e faça a limpeza geral

    Borrife um pouco do produto em cima da mancha e com uma esponja esfregue. 

  3. Retire o produto para finalize

    Remova o excesso de produto com o pano úmido e finalize secando com outro pano, já seco.

Se tiver dúvidas sobre quais produtos você pode utilizar sem danificar use CIF Cremoso, algo completo para esse tipo de limpeza.

Enquete

Com que frequência você higieniza as áreas de preparação de alimentos em casa, como bancada, tábuas e fogão?

0 votos

Dicas úteis: limpe a geladeira por dentro com frequência. Evite posicioná-la próxima à janelas e portas, evitando exposição ao sol, que também causa manchas amareladas. Não utilize produtos multiuso para fazer a limpeza porque eles causam efeito rebote e podem manchar.

Dúvidas frequentes sobre como tirar o amarelado da geladeira

Como tirar o amarelado da geladeira com água oxigenada?

Você pode criar uma pastinha com 100ml de vinagre, 2 colheres de bicarbonato de sódio e 2 colheres de água oxigenada. Com uma esponja você aplica essa pasta sobre a mancha, esfregue e deixe agir por 10 minutos. Depois com um pano úmido remova o excesso de produto, finalize com um pano seco.

O que não posso usar para limpar a geladeira?

Palha de aço é a primeira coisa que deve evitar, porque ela risca a superfície. Evite álcool na limpeza, porque sua composição pode prejudicar a pintura da geladeira. E produtos químicos fortes em geral.

Como limpar eletrodomésticos amarelados?

Aqui também deixamos várias dicas legais para resolver essa limpeza. Todas as dicas podem ser reutilizadas em outros eletrodomésticos brancos, como fogão, máquina de lavar, microondas, entre outros.

Qual melhor forma de como limpar geladeira branca?

Retire tudo que estiver na geladeira. Depois retire as peças destacáveis e lave-as e as seque. Faça uma mistura de água, bicarbonato de sódio e CIF Cremoso e com uma esponja macia passe na geladeira, por dentro e por fora. Em seguida, pegue um pano úmido e retire o excesso da mistura. Logo após, seque bem.

Algum jeito de como clarear geladeira amarelada?

Para clarear sua geladeira faça uma mistura de bicarbonato de sódio, CIF Cremoso e água, até formar uma pasta. Aplique a mistura em uma esponja própria para limpeza e esfregue nos locais amarelados. Em seguida, com um pano úmido retire o excesso dos produtos e seque com um pano limpo.

Dicas de como tirar mancha amarela da geladeira?

Faça uma mistura de água, bicarbonato de sódio e CIF Cremoso. Passe essa pasta nos locais amarelados e deixe agir por 15 minutos. Depois com um pano úmido retire toda a pasta aplicada. Seque em seguida.

Publicado originalmente