Wiki Tips and advice Brasil - Português

5 passos práticos de como limpar tampa de panela de vidro

Aprenda como limpar tampa de panela de vidro e mantenha seus utensílios sempre arejados e brilhantes.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar tampa de panela de vidro

Apesar de parecer uma tarefa simples, fazer a limpeza da louça após as refeições exige conhecimento e cuidados específicos, por exemplo, como limpar a tampa da panela de vidro. Algumas peças, como inox, teflon e vidro, exigem tratamentos diferenciados. Caso contrário, poderão apresentar riscos e danos após a lavagem.

Quando o assunto é arejar tampas de vidro, a principal dica é fazer limpezas leves sempre após o uso. Nunca utilize materiais abrasivos e não deixar a sujeira acumular por muito tempo.

Recomendamos que você evite a preparação de pratos muito gordurosos em panelas com tampa de vidro. Muitas vezes, as tampas podem apresentar extremidades difíceis de esfregar e, por isso, terão que ficar de molho, para amolecer a gordura. 

Leia, abaixo, nosso passo a passo de como limpar tampa de vidro de panela e mantenha seus utensílios livres de sujidades.

Você vai precisar de:

  • Pano
  • Escova de dentes
  • Chave de fenda
  • Esponja
  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Detergente
  • CIF Limpadores
  • Vinagre

Como limpar tampa de panela de vidro em 5 passos práticos

Realizar a limpeza de tampas de vidro requer alguns cuidados especiais para não riscar ou deixá-las foscas. Faça limpezas leves sempre após o uso e, de vez em quando, realize uma limpeza pesada.

  1. Faça a limpeza inicial nas tampas

    Coloque algumas gotas de detergente neutro em uma esponja macia ou própria para superfícies antiaderentes, e esfregue bem a tampa.

    Faça essa etapa manualmente, pois não são todos os tipos de panela que podem ir na lava louças automática.

  2. Limpe as partes mais difíceis

    Pegue uma escova velha de cerdas macias, aplique detergente neutro e esfregue as extremidades mais difíceis, que acumulam gordura.

  3. Invista na limpeza pesada

    Com uma chave de fenda ou Philips, retire o puxador da tampa. Em uma bandeja, adicione uma quantidade de água morna que dê para cobrir a tampa e duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco, deixando agir por 10 minutos.

  4. Aplique a pasta de bicarbonato ou CIF

    Depois de deixar a tampa de molho, retire-a e esfregue com a esponja macia. Faça uma pasta com duas colheres de bicarbonato de sódio e algumas gotas de detergente neutro, suficientes para formar a pasta. Aplique a pasta na esponja e escova e esfregue novamente as extremidades mais difíceis. 

    A pasta pode ser substituída pelo cremoso, além de mais prático, o produto irá ser útil em outras limpezas na cozinha, como por exemplo, limpar o queimado de panelas e fornos.

  5. Seque bem a tampa

    Para finalizar, lave a tampa em água corrente, a fim de retirar resquícios do produto, e passe um pano seco para secar o vidro.

Saber como lavar tampa de panela de vidro com cuidado, além de ajudar a conservar seu item, evita que ao longo do tempo surjam riscos na superfície e a tampa fique fosca. Por isso, lave sempre suas tampas com os materiais e produtos indicados.

Enquete

Com que frequência você higieniza as áreas de preparação de alimentos em casa, como bancada, tábuas e fogão?

0 votos

Agora que você já sabe como limpar as tampas de vidro das panelas, que tal fazer aquela manutenção geral em seus utensílios para mantê-los sempre limpos e sem riscos? Isso vale inclusive para a limpeza da panela de pressão. E não se esqueça de compartilhar nossas dicas de como limpar tampa de panela de vidro com os amigos.

Dúvidas frequentes sobre como limpar a tampa de vidro da panela

Como limpar a tampa de vidro da panela?

Para fazer uma limpeza leve após o uso, aplique algumas gotas de detergente neutro em uma esponja macia e esfregue bem a superfície. Lave a tampa com água corrente e, em seguida, seque bem a tampa com um pano seco.

Tem como tirar gordura de tampa de vidro?

Aprender como tirar gordura da tampa de vidro corretamente é fundamental para manter sua tampa limpa e bem conservada. Retire o puxador da tampa com o auxílio de uma chave de fenda ou Philips e coloque a tampa de molho em uma bacia contendo água morna e duas colheres de vinagre de vinho branco. Depois de deixar a tampa de molho por 10 minutos, esfregue-a com uma esponja e pasta de bicarbonato de sódio e detergente neutro. Por fim, lave a tampa em água corrente e seque bem.

Qual melhor forma de tirar sujeira de tampa de panela de vidro?

Para realizar a limpeza completa, comece esfregando a tampa com uma esponja macia e detergente neutro. Em seguida, retire o puxador e coloque a tampa de molho por alguns minutos em solução ácida com vinagre de vinho branco e se preferir, algumas gotas de suco de limão. Após 20 minutos, esfregue bem a tampa com a esponja e utilize uma escova de dentes de cerdas macias para alcançar as extremidades mais difíceis. Finalmente, lave bem a tampa para retirar resquícios dos produtos e seque com um pano seco.

Publicado originalmente