Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como desentupir pia de cozinha. Confira as 5 melhores técnicas para isso

A cozinha é como o coração da casa. No cotidiano ela representa o bom andamento do lar. Por isso, a pia da cozinha entupida causa um transtorno grande para o dia a dia. Vamos aprender a desentupir pia da cozinha e dicas para prevenir que isso aconteça.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Pia de cozinha aberta

É muito comum que a gordura da louça suja comece a acumular e a atrapalhar a passagem de água deixando a pia da cozinha entupida. O lado ruim dessa história é que pia entupida é sinônimo de transtorno. Como desentupir a pia de cozinha para que a rotina da casa não seja interrompida? Porque, convenhamos, se não podemos lavar a louça, como iremos preparar alimentos, nos alimentar, e dar andamento ao dia a dia da nossa casa?

A pia do banheiro e o ralo do chuveiro também representam incômodos quando estão entupidos. Vamos aprender como desentupir pia de cozinha para que você esteja preparado para qualquer inconveniente. Acompanhe as dicas que preparamos.

Aprenda as 5 melhores técnicas para desentupir pia de cozinha rapidamente

O que é bom para desentupir pia de cozinha

Todos os tipos de gordura presentes nos alimentos acabam indo por água abaixo quando não grudam nos canos da pia da cozinha. Isso, sem falar nos restinhos de comida, muitas vezes grudados nos pratos, que acabam não indo para a lixeira e são despejados na pia, sem nenhum constrangimento. É por isso que a pia entope: por causa da gordura que não desce e do acúmulo de dias e dias de pedacinhos, de restos de comida que acabam indo pelo ralo.

Tem um item que ajuda muito quem cuida da cozinha: o papel toalha. Quando passamos um papel toalha nos pratos e talheres antes que eles sejam lavados, reduzimos sensivelmente a gordura e os restos de comida que vão parar na pia. Mas se a pia já entupiu, vamos resolver isso agora.

Você vai precisar de:

  • Desentupidor de pia de borracha
  • Detergente
  • Água fervente
  • Sabão em pó
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre
  • Sal
  • Soda cáustica

Desentupidor de pia de borracha: o clássico que funciona

  1. Escolha um modelo que funciona

    Desentupir pia de cozinha usando o desentupidor é rápido e fácil. Mas compre um modelo mais resistente, que faça bastante pressão. Sua borracha precisa ser flexível para movimentar e deslocar a água. Lembre-se: o desentupidor de pia é diferente de um desentupidor de vaso sanitário, certifique-se qual o melhor modelo.

    Step 1: Pia sendo desentupida
  2. Esvazie a pia

    De preferência, retire todos os talheres, pratos ou copos que estiverem na pia antes de começar o processo.

  3. Coloque água suficiente para a manobra na pia

    Ligue a torneira para que tenha água suficiente dentro da pia. Depois que houver água para cobrir a boca do desentupidor, encaixe-o perfeitamente debaixo d’água no diâmetro da pia.

  4. Pressione de forma firme e lenta

    Não adianta fazer movimentos rápidos e constantes. É o movimento da água dentro do cano que desloca restos de comida e gordura para desentupir e deixar passar a água. Caso seja necessário, jogue mais água dentro da pia, repita o processo até que a água esteja escorrendo normalmente.

Detergente sempre dá certo se o maior problema é a gordura acumulada

Como dissemos, o entupimento da pia muitas vezes se dá em função da presença de gordura nos canos. O que é bom para desentupir pia de cozinha nestes casos é justamente o detergente, que quebra as moléculas de gordura.

  1. Esvazie a pia

    Para adotar essa técnica, retire tudo que estiver na pia para lavar e toda a água acumulada na pia.

    Step 1: Pia com detergente e copo
  2. Atenção para a solução simples

    Na sequência, ferva cinco litros de água no fogão e simplesmente misture uma xícara de detergente, homogeneamente.

  3. Derrame a solução na pia

    Agora, é só derramar o líquido fervendo com detergente na pia e esperar escorrer pelo ralo! Ele vai acabar com a oleosidade acumulada no encanamento, permitindo que a água passe normalmente.

    Outro desengordurante poderoso é o sabão em pó, que pode ser utilizado nesta técnica substituindo o detergente ou somando-se a ele. Há produtos com enzimas desengordurantes que também podem resolver.

Bicarbonato de sódio serve para desentupir pia da cozinha e muito mais

O bicarbonato de sódio também tem ação desengordurante. Aliás, você precisa conhecer para que serve o bicarbonato na limpeza e como usá-lo devidamente. Mas como desentupir pia de cozinha com bicarbonato?

  1. Separe o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e um pano de prato

    Ele é um excelente aliado para desentupir pia da cozinha. O ideal é utilizá-lo conjuntamente com o vinagre branco. Deixe tudo ao lado da pia para facilitar o processo.

    Step 1: Vidros com vinagre e bicarbonato
  2. svazie a pia da cozinha

    É melhor fazer tudo com a pia vazia para facilitar o seu manuseio. O vinagre e o bicarbonato vão reagir.

  3. Coloque um copo cheio de bicarbonato de sódio dentro do ralo

    Atenção: essa ordem é importante para que a reação aconteça da maneira correta. Você precisa colocar o bicarbonato antes do vinagre para que o pó se acomode dentro do ralo onde está entupido e com a reação o processo de desentupimento aconteça.

  4. Despeje a mesma medida de vinagre branco por cima

    Você vai ouvir um barulho, uma espécie de chiado e começa a produzir espuma. É isso mesmo.

  5. Tape com um pano de prato para deixar agir

    Despeje todo o vinagre e em seguida coloque o pano de prato para deixar descansar por 5 minutos.

  6. Água fervente em cima

    Depois de deixar agir por 5 minutos, coloque alguns litros de água - de preferência, fervida - para que tudo desça pelo cano.

    A receita também serve para desentupir a pia e o ralo do banheiro, principalmente quando não há acúmulo de cabelo - que deve ser retirado com um arame.

Como desentupir pia de cozinha com sal?

Simples! Sal e água fervente! É outra misturinha caseira que pode ajudar muito na hora de desentupir a pia da cozinha.

  1. Esvazie a pia

    Mais uma vez, é importante lembrar: para desentupir a pia da cozinha, tire tudo de dentro dela antes.

    Step 1: Ralo de pia de cozinha
  2. Cubra o ralo com sal

    A quantidade certa de sal vai depender do tamanho da sua pia e do seu ralo. Coloque bastante sal, cobrindo toda a superfície do ralo.

  3. Derrame água fervente sobre ele

    Ferva cerca de 2 litros d’água e despeje bem quente sobre o sal no ralo. Cuidado para não se queimar.

Se quiser ser mais efetivo, junte essa técnica com o desentupidor de pia fazendo pressão depois que jogar a água fervente. Mas cuidado para não se queimar. Deixe descansar por uma hora para que a água quente com sal possa agir adequadamente. Depois, é só usar normalmente a pia.

Soda cáustica: resolve, mas é preciso muito cuidado

Como desentupir pia de cozinha com soda cáustica? A melhor resposta é: com muito cuidado.  Vista luvas, máscaras e óculos de proteção para se proteger. Soda cáustica não é brincadeira.

  1. Tire todos os itens de dentro da pia

    Esvazie a pia e tire de dentro dela louças ou outros utensílios.

  2. Leia o rótulo da embalagem de soda cáustica

    Antes de manusear a soda cáustica, leia cuidadosamente as instruções do fabricante na embalagem. Com produtos químicos não se brinca.

  3. Vista as luvas, a máscara e os óculos de proteção

    Proteja-se. Abra a janela para arejar o ambiente além de usar a proteção adequada. Não deixe animais de estimação ou crianças na cozinha quando for utilizar produtos químicos fortes.

    Step 3: Pessoa lavando a mão com luvas e máscara
  4. Coloque meia xícara de soda cáustica no ralo entupido

    Da mesma forma que na técnica do bicarbonato de sódio, ele precisa encontrar espaço entre a sujeira de dentro do ralo para agir corretamente.

  5. Acrescente sal de cozinha

    Daqui por diante, essa técnica parece com a anterior, que ensina a desentupir a pia com sal. Coloque meia xícara de sal por cima do ralo da pia.

  6. Despeje água fervente no ralo

    Derrame dois litros de água fervente sobre a mistura, com muito cuidado para não se queimar. Depois disso, aguarde 12 horas antes de usar a pia novamente.

Se não resolver, chame um profissional.  Mas atenção: se o encanamento da sua cozinha for de PVC, você não deve usar a soda cáustica, pois ela pode corroer os canos, causando vazamento.

Após desentupir a pia com soda cáustica, não se esqueça de higienizar sua cozinha corretamente. Use limpadores de boa qualidade, como , que garante uma cozinha limpa e livre dos germes.

Enquete

Com que frequência você higieniza as áreas de preparação de alimentos em casa, como bancada, tábuas e fogão?

0 votos

Como prevenir entupimentos na pia da cozinha

Desentupir a pia da cozinha você viu que não é tão difícil quanto parece. Essas 5 técnicas vão ajudar você a resolver esse problema em sua casa.

Mesmo sabendo o que fazer para desentupir a pia da cozinha, é bom aprender como prevenir. O mais importante é evitar restos de comida e gordura descendo pelo ralo da sua cozinha. É simples mesmo. Mas para isso, existem truques essenciais:

  • Não empilhe pratos sujos na mesa para levar para lavar na cozinha;

  • Tenha sempre papel toalha à mão para passar nos pratos e vasilhas que serão lavadas antes de levá-las à pia;

  • Passe papel toalha nos garfos e facas também antes de levá-los à pia;

  • Raspe toda a sujeira e farelo de pratos no lixo. O farelinhos pequenos se acumulam dentro do cano e mais cedo ou mais tarde vão entupir sua pia;

  • Não jogue óleo de fritura de forma alguma na pia da cozinha;

  • Tenha sempre ralinhos de pia para que eles possam deter algum resto de comida que ficou nos pratos ou vasilhas na hora da lavagem. Assim, nada vai acabar dentro do cano;

  • Uma caneca de água fervente com algumas gotas de detergente fazem milagres se você derrama na pia preventivamente quando acaba de lavar os pratos.

Perguntas frequentes sobre como desentupir pia de cozinha

Qual é o melhor produto para desentupir a pia?

Existem desentupidores químicos no mercado para desentupir a pia. Assim como a soda cáustica, são produtos perigosos que merecem todo o cuidado na sua utilização. Prefira usar esses produtos apenas em último caso, quando as técnicas acima não funcionarem mesmo. Tenha paciência para tentar essas técnicas e sobretudo saiba prevenir.

Tem jeito de desentupir pia com resto de comida?

Não se deve jogar resto de comida pelo ralo. Você encontra em lojas especializadas arames flexíveis para fazer uma manobra e tentar deslocar os detritos dentro do cano. Com um balde embaixo da pia, pode retirar o sifão e limpá-lo no tanque. Isso ajuda muito. Pode tentar uma garrafa PET de dois litros de refrigerante jogada na pia para acabar de resolver o problema. Alie as técnicas acima e você vai conseguir desentupir sua pia. Em último caso, chame ajuda especializada.

O que fazer quando a água da pia não desce?

Quando a pia está cheia de água e a água não desce é porque você já tem um entupimento. O melhor a fazer é tentar deslocar esse entupimento com um desentupidor de pia e depois utilizar a técnica do bicarbonato de sódio e do vinagre, do detergente e água fervente, ou do sal e água fervente para limpar, ou seja, eliminar a gordura e os restos de comida grudados de dentro do cano que estava entupido. Compre ralinhos de pia para que os restos não desçam pelo cano.

Publicado originalmente