Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como arear panela: confira dicas e métodos práticos

Não sabe como arear panela? Confira passos práticos e soluções baratas de como arear panelas de alumínio e de inox para deixá-las brilhando e com cara de novas!

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como arear panela

As panelas de alumínio e inox são indispensáveis na cozinha, mas elas acumulam muitas manchas ao longo do tempo, principalmente se forem usadas para frituras, pois acabam ficando com marcas de óleo queimado e saber como arear panela, pode ser algo indispensável na sua cozinha. O lado bom é que se você lavar e arear panelas com frequência, é possível limpar esse tipo de marca com uma certa facilidade.

Independentemente do método utilizado para arear as panelas, use luvas para proteger as mãos dos produtos de limpeza e para não correr o risco de deixá-las arranhadas.

Se não sabe como arear panela de alumínio ou aço para deixá-la como nova, selecionamos alguns métodos simples e baratos de como arear panela em casa e devolver o brilho às peças, confira!

Diferença entre lavar e arear panelas

Você acha que é tudo a mesma coisa? Na verdade, não. Existe uma diferença entre lavar e arear panelas: lavar a panela é higienizá-la para remover todo o resto de comida e deixar ela pronta para usar novamente. Já o processo de arear as panelas significa polir, dar brilho a elas. Por isso que, ao fazer esse processo, essas superfícies parecem novas! Agora, confira nossas dicas de como limpar panela de ferro e como deixar a panela de alumínio brilhando:

Você vai precisar de:

  • Esponja de aço
  • Esponja
  • CIF Cremoso
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio
  • Detergente de louças
  • Sal

Como arear panela de alumínio e inox

Confira a seguir alguns métodos caseiros e fáceis de como arear panela em casa e deixá-las limpas e brilhando, sem segredos:

  1. Como deixar a panela de alumínio brilhando com esponja de aço

    A forma mais comum de como arear alumínio dar brilho e limpar panelas queimadas, em geral, é usar uma esponja de aço. Para isso, primeiro é preciso lavar a panela normalmente, com água e detergente. Depois de higienizá-la, coloque um pouco de detergente na esponja de aço ou um produto multiuso, como CIF Cremoso, e esfregue o utensílio até remover todas as manchas. Depois enxágue para eliminar qualquer resquício do produto. Não se esqueça de usar luvas para realizar esse procedimento.

  2. Alternativa de como remover manchas e arear panelas com sal

    Também tem como arear panela de inox ou alumínio usando soluções caseiras. Após higienizar a panela, ferva água quente e despeje nas partes queimadas e manchadas da panela com cuidado. Depois, a receita para arear panela é colocar 3 colheres de sal em cima das manchas e deixar agir por aproximadamente 15 minutos. Então, esfregue com o lado mais áspero da esponja e pronto. Repita a operação se for necessário, mas veja se o procedimento de arear panelas não está danificando seu utensílio.

    Lembre-se de que essas dicas para arear panelas com misturinhas caseiras não tem sua eficácia comprovada. Se for realizar o procedimento em casa, faça o teste em uma área pequena da panela ou em uma peça mais antiga.

  3. Tem como limpar e arear panela de inox com vinagre

    Existe ainda outra solução indicada para quem quer limpar e arear panelas de inox, que é bastante apropriada para remover manchas no interior do utensílio. Depois de lavar a panela com detergente, despeje um pouco de vinagre branco nas áreas manchadas e queimadas e leve ao fogo por aproximadamente cinco minutos. Aí é só esperar esfriar e esfregar com uma esponja. Atenção: na hora de escolher a esponja, eleja um modelo que não risque o inox. Esse método de arear panela também não tem comprovação, então faça tudo com cuidado.

  4. Sabia que tem como arear panela com bicarbonato?

    Já pensou em arear a panela com bicarbonato de sódio? Para isso, faça uma mistura com 1 colher de sopa de vinagre e a mesma medida de bicarbonato. Misture bem até virar uma pasta e, então, esfregue a mistura para arear panela por todo o utensílio com a ajuda de uma esponja. Por fim, é só lavar normalmente para remover o excesso da mistura.

Confira também outras 5 dicas de como limpar panela queimada em nosso artigo.

Enquete

Com que frequência você higieniza as áreas de preparação de alimentos em casa, como bancada, tábuas e fogão?

0 votos

Dica de como deixar a panela de alumínio brilhando

Além de arear panelas de inox, outro cuidado que deve tomar para elas não ficarem manchadas é secar o utensílio imediatamente após a lavagem. Isso porque a água pode deixar manchas e tirar o brilho da panela.

Veja também 5 erros para evitar ao limpar panelas antiaderentes.

Curiosidade - de onde surgiu o termo arear panelas?

O termo “arear panela” existe porque antigamente o polimento desses utensílios era feito com areia. Nossos avós e bisavós certamente davam brilho a elas fazendo uma mistura para arear panela com areia e água.

Agora que já sabe como arear panela de alumínio e inox de diversas formas, teste algumas delas da próxima vez que quiser limpar e dar brilho nas suas.

Dúvidas frequentes sobre como arear panela

Como arear panela de alumínio?

O modo mais comum de arear panela de alumínio é com o uso da esponja de aço e detergente. Lave a panela normalmente, então esfregue a esponja de aço com detergente até remover todas as manchas e deixar brilhando.

Tem como dar brilho em panela de alumínio sem esponja de aço?

Faça uma pasta misturando 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa de vinagre, aplique na panela com a ajuda de uma esponja, então lave normalmente tirando todo o produto.

Alguma dica de como arear panela queimada?

Há uma mistura, porém não é comprovado a eficácia, primeiro teste numa pequena área da panela. Ferva água e despeje nas áreas com manchas, depois aplique 3 colheres de sal em cima da mancha e deixe agir por 15 minutos, passando o tempo, esfregue com a parte áspera da esponja.

Alguém sabe como arear panela de alumínio?

Coloque o CIF Cremoso em uma esponja de aço. Esfregue na panela até retirar as manchas. Enxágue e seque com um pano limpo.

Qual tutorial de como arear panela de inox?

Em uma esponja própria para limpeza aplique CIF Cremoso. Em seguida esfregue a panela por dentro e por fora. Após, enxágue e com um pano limpo seque bem.

Quais as dicas de como arear panela muito suja?

Em um recipiente contendo água e vinagre branco coloque a panela de molho, deixe agir por uns 20 minutos. Em seguida, em uma esponja de aço com CIF Cremoso esfregue a panela. Enxágue e seque.

Publicado originalmente