Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como tirar marcas de ferro da roupa: o passo a passo definitivo para sua roupa voltar a ser o que era

Com tantas distrações no mundo contemporâneo, precisamos de cuidados dobrados para não queimar alguma peça de roupa, não é mesmo? Aprenda como tirar marcas de ferro de roupa de um jeito simples e fácil, passo a passo, para sua roupa ficar novinha em folha.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como tirar marcas de ferro de roupa

Tempo de Leitura: 5 minutos

Um celular que toca, uma campainha fora de hora, um menino que chora, o leite que entornou no fogão. É incrível como um evento inesperado tem a capacidade de tirar a nossa atenção do que estamos fazendo e isso se transformar em um desastre. Se estivermos passando roupa, então, nossa atenção precisa ser plena. Um verdadeiro exercício de mindfulness. Por isso, se você já queimou alguma roupa por distração, não se aflija. Aqui você encontra as melhores dicas de como tirar marcas de ferro da roupa para voltar ao equilíbrio e à paz de espírito.

Antes de começarmos com nossas dicas, vão aí dois conselhos dos melhores: use bons produtos para limpeza da sua roupa, como o , por exemplo. E leia sempre o que está escrito nas etiquetas das roupas antes de lavá-las ou passá-las. Isso faz toda a diferença para o cuidado com nossas roupas. Elas duram mais e você fica ciente de que sua atitude é sempre correta.

Você vai precisar de:

  • Algodão
  • Pano limpo
  • Bacia
  • Escova de cerdas macias
  • Água morna
  • Água Oxigenada
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Água Sanitária
  • OMO Lavagem Perfeita

Aprenda como tirar marcas de ferro da roupa

Não se desespere. É claro que ninguém quer queimar uma roupa, principalmente se for uma roupa nova ou uma que a gente usa muito. Passar roupa nem sempre é uma tarefa simples ou agradável, com o tanto de tarefas que temos hoje em dia. É preciso saber que se algo deu errado, em muitos casos a gente consegue reverter a situação. Vamos ao passo a passo?

  1. Desligue o ferro

    Pode parecer bobagem, mas não é. Quando acontece algo que deixa a gente de cabeça quente, perdemos o controle e um desastre pode virar dois ou mais. Então, a primeira coisa a se fazer é desligar o ferro e colocá-lo em um lugar seguro para resolver o problema.

    E preste muita atenção: quanto antes você lidar com a mancha de queimadura de ferro da roupa, mais chance terá de resolvê-la, 100%.

  2. Lave imediatamente a roupa que foi queimada

    Observe bem a marca queimada da roupa. É onde você vai ter que atuar com cuidado. Usando o OMO Lavagem Perfeita, esfregue bem o local com água morna.

    A água morna ajuda a eliminar os resíduos que podem ter agarrado no tecido que está sendo lavado, e isso faz toda a diferença.

  3. Água oxigenada para as manchas mais resistentes

    Caso os dois primeiros passos não tenham sido eficazes suficientemente, precisamos de reforços. É aí que entra a água oxigenada. Basta banhar um algodão ou pano limpo com água oxigenada abundantemente e esfregar no local da queimadura. Dependendo da cor da roupa, a coloração da queimadura é diferente. Portanto, é fácil identificar onde você precisa atuar com cuidado nesta fase.

  4. Vinagre primeiro, depois bicarbonato de sódio

    Os três primeiros passos não resolveram? Calma, não desista assim tão fácil. Está na hora de lançarmos mão do vinagre (um excelente aliado para quem cuida do lar) porque seu poder de limpeza é ótimo. Assim como fez com a água oxigenada, embeba um algodão ou pano limpo e enxarque o local queimado. Depois pulverize o bicarbonato de sódio na área onde colocou o vinagre. Deixe descansar por 10 minutos antes de esfregar o local com uma escova de cerdas macias e lavar completamente a peça de roupa.

  5. Água sanitária para as manchas em roupas brancas

    Além de desinfetante poderoso, a água sanitária é um alvejante. O que isso quer dizer? Que ela elimina os germes e, como possui cloro (lixívia) em sua fórmula, tem poder de deixar mais claro, alvo (branco - daí a palavra “alvejante”) o que entra em contato. Assim, se os quatro primeiros passos não eliminaram completamente a marca de queimadura da roupa, você ainda pode dispor da água sanitária caso precise tirar a mancha da roupa branca. O melhor é diluir em água segundo a recomendação do fabricante em sua embalagem e deixar 20 minutos de molho em uma bacia.

    Após os 20 minutos você deve lavar a roupa sozinha com água abundante e sabão para que a água sanitária presente na roupa não manche nenhuma peça que ela entrar em contato. Atenção porque isso é muito importante.

  6. Como tirar mancha de queimadura de ferro da roupa

    O sexto passo pode ser usado sem nenhum dos anteriores, na verdade. Ou você pode deixar para a sexta opção, para que você veja que tem a capacidade de lidar com esse desafio de uma roupa queimada. Estamos falando de levar a peça em uma lavanderia especializada. Existem lavanderias especializadas excelentes para resolver essa e outras questões. Vale conhecê-las para quando estiver sem tempo de resolver você os desafios de uma roupa danificada.

Não se preocupe: a culpa pode não ter sido sua

Nem sempre o ferro mancha a roupa porque você deixou muito tempo em um lugar só. A peça pode manchar por causa dos resíduos de soda cáustica presentes em um sabão de lavagem utilizado anteriormente. Por isso, é significativo escolher um sabão de qualidade para lavar as roupas de sua família e, ao mesmo tempo, enxaguá-las abundantemente e totalmente antes de colocá-las para secar.

Esse é o primeiro passo para evitar uma roupa queimada. O segundo passo é ler as instruções presentes nas etiquetas das roupas, como foi dito acima. Há roupas que não podem passar, outras, precisamos de ter cuidado com a temperatura do ferro. Assim como precisamos ter atenção às etiquetas, precisamos conhecer o que diz o fabricante do ferro de passar roupas. Eles vêm com orientações precisas de utilização para minimizar danos.

Melhor do que dicas de como tirar marca de ferro da roupa é aprender como eliminar esse desastre. Portanto, outra dica preciosa é deixar o ferro esquentar em uma superfície segura por 2 minutos antes de utilizá-lo. Assim, você elimina impurezas presentes em sua superfície antes de esfregá-lo na roupa. Além disso, sempre limpe o seu ferro quando estiver frio. Ele deve ser limpo periodicamente.

Como tirar marcas de ferro da roupa preta

Na roupa branca você ainda tem a possibilidade de usar água sanitária como último recurso. Mas como tirar marca de ferro quente em roupa preta? Roupas pretas ou escuras nos lembram os carros pretos, que qualquer coisinha suja. No caso da roupa preta ou escura ela é ainda mais chata para passar. Por isso, a primeira dica é evitar as marcas de ferro passando-as pelo lado avesso.

  1. Como tirar marca de ferro da roupa escura? Comece com vinagre

    A primeira estratégia a ser utilizada é o uso do vinagre branco. No entanto, ele tem que ser aplicado quente na mancha. Assim, aqueça o vinagre e despeje no local afetado.

  2. Depois do vinagre quente, jogue bastante sal

    Assim que aplicar o vinagre quente na mancha, não deixe esfriar: jogue imediatamente bastante sal.

  3. Deixe descansar enquanto seca

    Depois de jogar o sal, deixe secar totalmente à sombra. Tenha paciência porque vai valer a pena.

  4. Lave normalmente

    Assim que estiver seco, lave a peça de roupa normalmente. E, dessa vez, quando for passar, tome bastante cuidado com a temperatura do ferro de passar e passe a roupa pelo lado avesso usando um pano ou jornal para proteger melhor a roupa.

  5. Hora do café

    Quer saber como tirar marca de ferro de roupa preta de um modo tradicional? Lave a peça de roupa preta com café. Faça um café forte, e coe ele como se fosse beber. Depois de lavar a roupa com um sabão tira manchas como OMO Extra Tira Manchas Extra Poder, enxágue e mergulhe a roupa no café. Deixe secar à sombra e depois lave a roupa novamente.

    Sapatas de ferro de passar roupa também ajudam a proteger sua roupa. Lembre sempre de conferir na etiqueta a temperatura ideal para passar.

Enquete

Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço?

0 votos

Agora que sua roupa está 100%, que tal aprender também como limpar ferro a vapor?

Dúvidas frequentes sobre como tirar marcas de ferro da roupa

Queimadura de ferro da roupa de poliéster sai?

Se você se perguntou como tirar marca de queimado de ferro da roupa, provavelmente seu tecido não é poliéster. Tecidos sintéticos não devem ser passados. A melhor dica é pendurá-los em um cabide e você colocar dentro do banheiro enquanto toma banho. O vapor do chuveiro quente faz o trabalho para você sem que você corra o risco de danificar ou derreter o tecido. Tecidos sintéticos não ficam marcados como tecidos de algodão, por exemplo. Eles derretem. Daí, não há o que fazer. O melhor, como dissemos, é conferir antes a etiqueta de todas as roupas antes de serem passadas.

Tem jeito de tirar marca de ferro de roupa de veludo?

Uma dica para passar a roupa de veludo é usar o vapor quente do ferro de passar (quando ele tem essa função, e pode ser usado sem encostar na roupa), apenas aspergindo o jato de vapor na peça. No entanto, se a peça está com uma marca de ferro de passar, borrife vinagre em uma escova de pelos e depois escove a roupa prestando bastante atenção ao sentido das fibras até acabar com a mancha. Depois, lave a roupa normalmente.

Posso tirar o queimado do ferro de passar roupa?

Conforme dissemos, existem muitas maneiras de se prevenir. Uso do jornal entre o ferro e a roupa para passar; a conferência da temperatura do ferro para cada material; uso da sapata de ferro de passar roupa. No caso específico do veludo, o uso de uma escova macia de pelos no sentido da fibra ajuda a desamassar a peça.

Alguém tem dicas de como tirar mancha de ferro da roupa?

É desagradável ver uma mancha de queimadura de ferro em sua roupa. Para tirar essa mancha basta aquecer um pouco de vinagre de álcool e passar com um algodão na mancha. Logo lave para remover o vinagre e faça a lavagem normal, com o OMO Lavagem Perfeita.

Algum tutorial de como tirar marca de ferro da roupa?

Aqueça uma solução de um limão e um pouco de sal e aplique na mancha. Esfregue e enxague. Após o processo lave com sabão OMO Lavagem Perfeita.

Como tirar marca de queimado da roupa?

Para tirar as marcas causadas pelo ferro de passar roupa basta aquecer limão e sal e colocar nas marcas, esfregue. Após, lave normalmente com sabão OMO Lavagem Perfeita.

Publicado originalmente