Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como tirar mancha de banana da roupa: aprenda 2 maneiras eficientes

Alguns alimentos podem deixar marcas mais resistentes nos tecidos. Por isso, saiba como tirar manchas de banana da roupa com facilidade.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Camiseta branca suja de banana amassada

Alimentos vegetais soltam substância e podem gerar resíduos em várias superfícies. Dependendo do caso, as pessoas podem encontrar dificuldade na hora de limpar áreas manchadas. Por isso, muitos procuram maneiras eficientes para aprender, por exemplo,, como tirar mancha de banana da roupa.

A lavagem simples, muitas vezes, pode não ser suficiente. O local que está sujo precisa ser limpo com produtos específicos. No entanto, todos podem ser encontrados com facilidade, já que muitos já são utilizados na lavanderia ou na cozinha da sua casa. Quando se trata de frutas, cada uma tem sua peculiaridade na hora de remover os resquícios. 

Essa descoloração - até residual - deixada pela banana é conhecida como nódoa, e frequentemente aparece nas roupinhas de crianças, por exemplo. Mesmo com todo cuidado, os pequenos podem não ter, ainda, muita coordenação motora, e mais frequentemente derrubam a comida. Confira, abaixo, duas formas de como tirar nódoa de banana da roupa.

Você vai precisar de:

  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • OMO Tira Manchas
  • Pano
  • Borrifador
  • Recipiente

Como tirar mancha de banana da roupa com bicarbonato de sódio

Quando se trata de o que tira a nódoa da roupa, o bicarbonato de sódio pode ajudar! Ele auxilia na remoção de várias manchas e, nesse caso, não é diferente. Clareador e removedor, ele ajuda na limpeza quando bem concentrado em uma solução. Continue lendo o passo a passo:

  1. Prepare a pasta de bicarbonato de sódio.

    Em um recipiente coloque 1 colher de sopa de bicarbonato e a mesma quantidade de água, misturando para criar uma pasta densa. Se precisar, coloque mais um pouco dos componentes, para atingir a textura pastosa.

  2. Esfregue levemente para remover a mancha.

    Agora é o momento de usar a mistura que você preparou, lembrando que o seu uso deve ser imediato. Não deixe o preparo descansando: aplique logo após finalizada a diluição. Pegue um pedaço de pano de algodão, coloque um pouco da pasta de bicarbonato de sódio e passe em cima da mancha esfregando em movimentos circulares.

  3. Finalize com a lavagem da peça.

    Depois de perceber a ação da remoção do residual, é provável que o tecido ainda fique com um tom amarelado. Porém, saiba que a cor volta ao normal facilmente, após a lavagem comum, usando sabão , para intensificar ainda mais a limpeza.

Essas instruções são indicadas para remover manchas de roupas brancas ou claras, caso apresentem partículas sólidas, é possível utilizar uma escova de dente no lugar do pano. As roupas podem ser lavadas logo após o procedimento.

Como tirar mancha de banana da roupa com alvejante sem cloro

O alvejante nas roupas tem, como função principal, tirar manchas mais pesadas e higienizar e pode ajudar, inclusive, tirar mancha de banana de roupa. Hoje são disponibilizadas formulações sem cloro, que não desbotam os tecidos brancos ou coloridos. Confira como fazer:

  1. Dilua o alvejante sem cloro.

    Em um balde, coloque a medida de um copinho da embalagem de alvejante para 2,5 litros de água.

  2. Coloque a roupa de molho.

    Na solução líquida, deixe a roupa de molho entre 20 e 30 minutos. Se não for lavar em seguida, elimine a água restante e deixe separada.

  3. Finalize lavando a peça.

    Coloque a peça na máquina de lavar ou finalize a limpeza à mão, tomando cuidado ao deixar o produto em contato com a pele. Se você tiver sensibilidade ou alergia, utilize luvas.

O passo a passo de como tirar mancha de nódoa de banana da roupa também é útil na hora de eliminar bactérias e outros microorganismos. Para uma limpeza mais pesada, quando a mancha já existe há muito tempo, sua ação é eficaz.

Temos aqui mais 16 dicas de como tirar mancha de roupa! (Várias dicas incríveis!)

Enquete

Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço?

0 votos

As roupas pretas são mais delicadas e, dependendo da reação na tentativa de remover manchas da peça de roupa, o tecido pode sofrer desbotamento. Por isso foram desenvolvidos produtos de limpeza específicos, removedores de mancha e desinfetantes com essa funcionalidade. Opte por eles, se for o caso.

Agora você sabe o que é bom para tirar nódoa de banana na roupa de forma prática e eficaz! Compartilhe essa informação com quem você acha que vai gostar de saber!

Dúvidas frequentes sobre como tirar mancha de banana da roupa

Como tirar mancha de banana da roupa?

Existem várias maneiras de tirar mancha de banana da roupa, no entanto, as melhores são aquelas que danificam menos o tecido. Usar soluções a base de bicarbonato de sódio ou alvejante sem cloro são as opções mais baratas e eficazes. A nódoa dessa fruta gruda no tecido, mas, apenas aplicando esses componentes, é possível retira-la com facilidade.

É possível tirar mancha de banana da roupa?

Sim, tanto por métodos caseiros, preparando substâncias limpantes por conta própria, quanto adquirindo materiais com esse princípio ativo. Dá para remover a sujidade e, ainda, preservar a qualidade do tecido.

Quais os melhores produtos para tirar mancha de banana da roupa?

Alvejante sem cloro e bicarbonato de sódio, ambos diluídos na água, são excelentes opções para remover manchas de banana da roupa. No entanto, caso você tenha esse problema com frequência, o OMO Tira Manchas pode salvar as suas peças.

Publicado originalmente