Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como tirar mancha de açafrão: o guia completo

Se você já usou açafrão na cozinha, provavelmente já enfrentou manchas amarelas nas roupas. Mas como tirar mancha de açafrão? O Wiki Tips Português te dá todas as dicas!

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como tirar mancha de açafrão

O açafrão, também conhecido como cúrcuma, açafrão-da-terra ou açafrão verdadeiro, é um corante tão poderoso, por isso é importante saber como tirar mancha de açafrão. Inclusive é um tempero utilizado por muitas culturas para tingir tecidos naturalmente.

Isso significa que se você estiver na cozinha e deixar cair um pouco de cúrcuma acidentalmente na roupa, o tecido imediatamente irá adquirir uma mancha teimosa de tonalidade amarelo brilhante. Mas existem algumas dicas importantes sobre como tirar mancha de açafrão que podem te ajudar, e a ajuda do é fundamental para qualquer passo a passo. 

Cada vez mais conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, o açafrão da terra protege o coração, evita o diabetes, reduz o risco de câncer, diminui as chances de envelhecimento precoce e ajuda a melhorar processos de inflamação no corpo. Com tantos benefícios, é natural que ele seja um tempero cada vez mais usado, e saber como tirar mancha de cúrcuma da roupa pode ser um valioso aliado no seu dia a dia.

Você vai precisar de:

  • Colher ou faca
  • Escova de dentes macia
  • Toalha
  • Tigela
  • Água fria
  • Alvejante ou água sanitária
  • Bicarbonato de sódio
  • OMO Lavagem perfeita

Como tirar mancha de açafrão da roupa

Sabendo que este é um poderoso corante natural, ao usar este tempero na cozinha, é fundamental conhecer o passo a passo sobre como tirar mancha de açafrão de roupa. Veja aqui nosso guia completo:

  1. Comece a cuidar da mancha o quanto antes

    Assim como com qualquer outra mancha, para tratar as manchas de açafrão nas roupas é fundamental que você comece a agir imediatamente. Isso evita que o corante seja impregnado e fixado no tecido.

  2. Remova o excesso de açafrão do tecido

    Usando uma colher ou a ponta de uma faca, raspe o tecido retirando todo o pó do açafrão e qualquer resíduo de tempero que possa ter ficado. Depois, enxágue com água fria.

    Ao enxaguar a roupa depois de remover os resíduos, não esfregue. Isso pode espalhar ainda mais a mancha.

  3. Trate a mancha com um sabão líquido para roupas

    Coloque um pouco de sabão líquido para roupas sobre a mancha e espalhe com o dedo nos dois lados do tecido. OMO Lavagem Perfeita é excelente: remove as manchas rapidamente, não deixa resíduos que danificam as roupas e é imbatível na limpeza.

    Esfregue suavemente o sabão sobre a mancha usando uma escova de dentes macia molhada e deixe agir por 10 minutos. Depois, esfregue usando a ponta de uma toalha molhada em água fria.

    Na hora de esfregar a mancha, não faça isso com a escova ou a toalha secas. Use sempre a escova ou a toalha molhadas para evitar a fixação da mancha.

  4. Lave normalmente na máquina de lavar

    Depois de tratar a mancha previamente, é hora de lavar a roupa na máquina como de costume. O ideal neste passo é configurar a temperatura de lavagem da máquina na mais alta possível. Neste caso, lavar a roupa com água quente vai ajudar a remover os resíduos de açafrão do tecido.

  5. Deixe secar ao sol

    O sol tem um poder alvejante já bastante conhecido, e pode ajudar a finalizar o processo de remoção das manchas de açafrão da roupa com sucesso. Deixe a roupa secar ao sol apenas pelo tempo necessário.

As manchas de açafrão sobre as roupas podem ser bastante resistentes, e é possível que não tenham saído completamente mesmo que você tenha seguido todos os passos. Se a mancha persistir, não tem segredo: repita este ciclo quantas vezes for necessário para removê-la completamente.

Como tirar mancha de açafrão de roupa branca e de roupa clara

Se por um lado os tecidos claros favorecem as manchas e fazem com que elas sejam mais evidentes, por outro podem ajudar na sua remoção. Isso porque, no caso das roupas brancas, é possível usar um alvejante para ajudar no processo de tratamento das manchas. Porém, tenha cuidado com o tipo de tecido, se preciso veja como tirar mancha de roupa branca. Mas, então, como tirar mancha de açafrão de roupa clara?

  1. Remova a mancha com alvejante ou água sanitária

    Como tirar mancha de açafrão de roupa branca? A melhor maneira é usar um bom alvejante ou água sanitária. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com esses produtos, já que eles descolorem o tecido rapidamente e podem danificar a roupa.

    Adicione de duas a três colheres cheias de água sanitária em um balde de água quente e mergulhe as peças brancas manchadas de açafrão nessa solução.

    Nunca use água sanitária ou alvejante sobre roupas coloridas ou tecidos delicados para não danificá-los.

  2. Deixe agir

    Deixe as roupas de molho por cerca de 15 minutos para que o alvejante possa agir sobre a mancha.

  3. Enxágue bem e lave normalmente

    Use bastante água fria corrente para enxaguar bem as peças antes de colocá-las na máquina, e lave normalmente como de costume.

  4. Deixe secar ao sol

    Mais uma vez, aposte no poder alvejante do sol e deixe as roupas secarem naturalmente.

Como tirar mancha de açafrão de roupa colorida

No caso das manchas em roupas coloridas, é preciso passar longe de alvejantes e água sanitária, para evitar danificar ainda mais o tecido. Se precisar saber como tirar açafrão de roupa colorida, esse passo a passo te dá uma alternativa mais natural:

  1. Usando água e bicarbonato de sódio

    Você já sabe que o bicarbonato de sódio é um importante aliado na remoção de manchas de vinho tinto das roupas. Aproveite para usá-lo também na remoção de manchas de cúrcuma.

    Em uma tigela pequena, misture algumas colheres de bicarbonato de sódio com um pouco de água fria, fazendo uma pasta úmida e grossa. Passe essa pasta sobre a mancha de açafrão dos dois lados do tecido e esfregue suavemente com uma escova de dentes macia.

  2. Deixe a solução agir

    Espere cerca de 15 a 20 minutos com a pasta de bicarbonato sobre a mancha de açafrão no tecido, e só então enxágue a roupa usando água fria.

    Você também pode usar essa solução para remover mancha de ketchup da roupa.

  3. Lave normalmente e deixe secar ao sol

    Usando o OMO Lavagem Perfeita, lave as peças normalmente e deixe secar ao sol.

Mesmo sem alvejante, é possível ter um bom resultado, por exemplo, na remoção de manchas de shoyu, açafrão, ketchup e manchas mais difíceis. Basta combinar essa misturinha caseira com a lavagem da roupa utilizando OMO Lavagem Perfeita.

Como recuperar a roupa manchada de açafrão permanentemente

Infelizmente, como o açafrão é altamente corante, algumas manchas podem não ser possíveis de serem removidas. Não importa quantas vezes você repita os processos acima, se a cúrcuma já tiver fixado sobre o tecido, é simplesmente impossível tratar essas manchas.

Neste caso, há algumas opções para que as peças de roupa possam ser reaproveitadas:

  1. Tinja a peça por inteiro

    Usando a técnica de tie-dye ou um processo tradicional para tingimento de roupas, faça com que a mancha desapareça tingindo a peça de roupa por inteiro;

  2. Cubra a mancha com um bordado ou um aplique

    Rendas, apliques e bordados podem ser uma boa solução para cobrir uma mancha permanente no tecido, dependendo do tamanho e da posição desta mancha na roupa.

  3. Use o tecido da roupa para outro fim

    Se a mancha não tiver mesmo solução, alguns tecidos são ótimos para serem aproveitados como pano de limpeza. Às vezes, este pode ser o único destino de uma peça de roupa permanentemente manchada.

Essas são algumas alternativas caso a mancha já seja muito antiga ao ponto de não sair com os tutoriais ensinados acima.

Enquete

Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço?

0 votos

Seguindo as dicas acima, você terá três opções diferentes de como tirar açafrão da roupa e se ainda assim, por ventura a peça estiver manchada há muito tempo, opte pela recuperação da peça com tingimento.

Dúvidas frequentes sobre como tirar mancha de açafrão

Quais dicas de como tirar mancha de açafrão da roupa?

A dica principal é agir o mais rápido possível, para que a mancha não penetre no tecido. Então assim que identificar a mancha já coloque para lavar na máquina e assim o efeito do sabão irá resolver. Caso não resolva, aplique uma quantidade do OMO Lavagem Perfeita diretamente na mancha e esfregue. Em seguida, finalize com a lavagem.

Como tirar açafrão da roupa?

Se a peça de roupa for branca, você pode colocar um pouco de alvejante com o sabão para a lavagem. Se a roupa for colorida, esfregue na mão a mancha com sabão OMO Lavagem Perfeita e finalize com a lavagem.

Tem como tirar mancha de açafrão de roupa colorida?

A informação mais importante aqui é não usar alvejante. Para isso você poderá fazer uma mistura caseira com bicarbonato de sódio e água. Aplique diretamente na mancha e deixe agir. Em seguida, finalize a lavagem na máquina de lavar, ou na mão, usando o sabão OMO Lavagem Perfeita.

Publicado originalmente