Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como tirar bolor de roupa: veja 6 dicas caseiras

Você não sabe como tirar bolor de roupa com truques caseiros? Neste artigo compartilhamos as melhores dicas para remover mofo com segurança de peças brancas e coloridas! Confira.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como tirar bolor de roupa

É muito importante aprender como tirar bolor de roupa não só para preservar a qualidade das peças, como também diminuir os riscos de infecções e alergias dentro de casa. Se você é asmático, ou alguém da sua família possui esta condição, então já deve saber que tanto o mofo quanto o bolor podem desencadear crises alérgicas e respiratórias.

No artigo de hoje, além de ensinarmos algumas dicas de como tirar bolor da roupa, também vamos entender melhor o que são essas bolinhas escuras, como impedir a sua proliferação em casa e a importância do para o processo.

O que é o bolor?

Antes de aprendermos como tirar bolor de tecido, precisamos entender a maneira como ele se manifesta no ambiente. Muito comum em casas com pouca incidência de raios solares, o mofo aparece no banheiro e cozinhas justamente por serem ambientes quentes e úmidos.

Ainda, bolor e mofo são coisas diferentes. O bolor são aquelas bolinhas escuras que, normalmente, podem ser retiradas com facilidade, além de possuírem um cheiro ruim de lugar fechado por muito tempo.

O mofo é um estágio avançado do bolor e pode corroer superfícies. O mofo aparece em paredes, pisos e no guarda-roupa. Nesse último caso, pode transmitir mofo às suas roupas. Por isso é importante manter os cômodos da casa limpos, arejados e com bastante luz.

Você vai precisar de:

  • Xícara
  • Panela
  • Bacia
  • OMO Lavagem Perfeita
  • Sal
  • Água
  • Açúcar

Como tirar bolor de roupa colorida

Sempre que possível, deixe as portas do guarda-roupa abertas para ventilar tanto o cômodo quanto as peças. Uma vez por semana é suficiente para o tecido já colher os benefícios do ar circulando. E, ao lavar as suas peças coloridas, evite deixar as roupas molhadas muito tempo dentro da máquina. Estes pequenos cuidados diminuirão (e muito!) a proliferação de fungos em sua casa.

  1. Separe os produtos certos

    Não existem muitos segredos em como tirar mancha de bolor de roupa colorida, mas você vai precisar identificar o tipo de tecido da sua peça para evitar aplicar uma técnica que possa estragar ainda mais a roupa. Água sanitária, por exemplo, ajuda na remoção de mofo e bolor das roupas brancas, mas não é indicado usar em peças delicadas e coloridas. Nelas, você pode optar por um sabão em pó que ajuda na remoção de bolor e manchas causadas por mofo.

  2. Aplique água quente e sal

    Em um balde, adicione água quente e sal. Deixe a peça de molho até a água esfriar por completo. Em seguida, retire a roupa do balde e a estenda em um lugar com bastante vento e luz do sol. Se precisar, repita o processo quantas vezes for necessário. Embora muitos acreditem que a água quente e sal podem prejudicar a saúde da peça, na realidade, essa mistura pode até servir como amaciante. Viu como é fácil?

  3. Adicione leite na mancha e deixe secar

    Outra alternativa de como tirar bolor de roupas coloridas é com leite! Inusitado, né? Porém, ele é ideal para remover marquinhas, principalmente de manchas mais superficiais. Estenda a roupa sobre uma superfície plana e adicione leite em cima da mancha. Estenda a roupa no sol até que o leite seque, depois é só lavar normalmente.

Como tirar bolor de roupa branca

Tirar bolor de roupa branca pode parecer um pouco intimidador — já que todo mundo tem medo de acabar prejudicando ainda mais essas peças. Mas, com alguns ingredientes específicos, sua roupa branca fica novinha em folha e 100% livre de manchas. Para testar as nossas dicas de como tirar mancha de bolor de roupa, você vai precisar de alguns itens que você encontra facilmente no mercado e, possivelmente, deve ter em casa: vinagre, água sanitária e suco de limão. Confira a seguir:

  1. Deixe a roupa de molho no vinagre

    Quando o assunto é como tirar manchas de bolor da roupa branca, com certeza o vinagre é um grande aliado! Deixe a roupa de molho no vinagre por, aproximadamente, vinte minutos. Após esse período, use uma escova de dentes com cerdas macias para esfregar gentilmente a mancha. Coloque a sua roupa na máquina de lavar e finalize a limpeza como de costume.

  2. Use água sanitária para retirar as manchas

    Pode parecer assustador utilizar um alvejante como água sanitária em uma peça de roupa, mas, nas roupas brancas, a água sanitária contribui para tirar eventuais manchas — até mesmo as mais persistentes. Basta aplicar água sanitária diretamente na mancha, esfregue com uma escova macia e depois coloque a peça para lavar. Em seguida, estenda no varal e deixe secar ao sol. Pronto, roupa livre de bolor!

  3. Adicione suco de limão nas peças manchadas

    O bom e velho suco de limão é uma ótima dica de como tirar mancha de bolor. Adicione o suco natural diretamente na mancha, esfregue suavemente e, depois, prossiga com seu ciclo de lavagem tradicional, lavando a peça com água e sabão normalmente.

Lembre-se de usar o OMO Lavagem Perfeita para a lavagem de roupas brancas, pois ele é o mais recomendado para remover manchas de roupas brancas.

Enquete

Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço?

0 votos

Dica bônus: Como tirar bolor de roupa com açúcar

Quer dica mais simples que essa? Em um balde, coloque uma xícara de açúcar em um litro de água sanitária e deixe a roupa de molho por trinta minutos. Pronto, agora é só lavar a peça normalmente e se ver livre das manchas de bolor! Mas, atenção, lembre-se que essa dica funciona apenas em peças brancas.

As dúvidas de como tirar manchas de bolor são muito comuns, porque, por mais que as peças sejam lavadas periodicamente, pode acontecer de surgirem em poucos dias ou semanas. Portanto, é fundamental que você esteja sempre de olho naquelas peças que não fazem parte do seu uso diário e, eventualmente, tirá-las do guarda-roupa para pegarem luz solar e ar fresco.

Viu como é fácil aprender como tirar bolor de roupas? A Wiki Tips Português tem sempre os melhores métodos para deixar a sua casa limpa e livre dos odores causados por estes fungos. Conte com a gente para deixar o seu lar sempre organizado e cheiroso.

Dúvidas frequentes sobre como tirar bolor de roupa

Qual dica de como tirar bolor de roupa colorida?

Você pode fazer essa limpeza com água quente e sal, deixando a peça de molho até que a água esfrie. Seque a peça em local com bastante ventilação e luz do sol. Repita se necessário e depois lave-a na máquina de lavar.

Existe fórmula caseira de como tirar bolor de roupa branca?

Misture vinagre branco, água sanitária, 300ml de água e 300g de açúcar. Ao invés de esfregar deixe a peça de molho e lave a peça normalmente. Finalize com uma secagem em local arejado.

Como tirar bolor de tecido?

O mofo é um problema que pode ser prevenido com limpeza e atenção constante. Se os tecidos estão tendo esse problema, possivelmente há mais problemas de mofo pela casa. Lave o tecido com vinagre e água quente. Em seguida lave-o na máquina de lavar com sabão em pó de boa qualidade e deixe secar naturalmente em local com sol e ventilação.

Maneira de como tirar bolor de roupa colorida?

Deixe a roupa de molho em uma solução de água morna, vinagre e bicarbonato de sódio por aproximadamente por 30 minutos. Após isso lave a roupa normalmente com OMO Lavagem Perfeita na máquina de lavar ou na mão.

Que produto usar para tirar bolor de roupa?

O OMO Lavagem Perfeita e o OMO Tira Manchas são os mais recomendados para essa tarefa.

Tem como tirar bolor de roupa branca?

Tem sim. Siga os passos: Faça uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio e água. Aplique essa mistura diretamente na mancha de bolor da roupa e deixe agir por 30 minutos mais ou menos. Enxague e depois lave normalmente com OMO Lavagem Perfeita.

Publicado originalmente