Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Sem treino e sem rotina, os cachorros podem fazer uma bagunça em sua casa. Mas isso pode ser facilmente solucionado com estrutura, paciência, carinho e atenção. Fique por dentro dos métodos mais eficazes seguindo um simples passo a passo.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades

Os cães podem fazer uma bagunça no seu quintal ou em casa quando fazem suas necessidades em qualquer lugar, mas esse não é um problema impossível de corrigir. Descubra como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, com um treinamento simples e uma rotina bem definida. Tudo que você vai precisar é paciência, carinho e atenção.

Usar o irá ajudar na tarefa. Veja como fazer no tutorial abaixo.

Você vai precisar de:

  • Bandeja sanitária
  • Panos limpos
  • Rodo
  • Água
  • Produtos desinfetantes
  • Tapete Higiênico Cafuné

Dicas de como acostumar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

A primeira coisa que você precisa saber sobre como fazer com que o cachorro faça necessidades no lugar certo é que não existe limite de idade para aprender. Nesse caso não importa se o seu cachorro é filhote ou adulto, é possível treinar qualquer idade estabelecendo uma rotina. O segredo está na constância. E há muitos benefícios em manter uma boa estrutura nas atividades diárias caninas.

  1. Escolha o lugar onde seu cachorro deve fazer as necessidades.

    Não importa qual o cômodo da casa, o mais importante nesse passo é escolher um local diferente do local onde o animal faz as refeições. Uma vez selecionada a localização, você pode utilizar uma bandeja sanitária, um tapete higiênico ou até mesmo o bom e velho jornal para demarcar a área.

    Se você mora em uma casa com quintal ou área externa, essa é uma boa opção para demarcação do “banheiro” do seu cachorro.

  2. Crie uma rotina.

    A rotina e a constância são essenciais para o cotidiano canino. Estabeleça horários para tudo, principalmente para os passeios e as refeições.

    Defina bem os horários das refeições. Não deixe comida disponível para seu cachorro o dia inteiro. Quanto mais se alimentar durante o dia, a necessidade de se aliviar também será mais frequente. 

    Cães são animais que reagem bem aos comandos, por isso associar o comando à sensação de alívio é uma ótima maneira de treinar seu peludo. Escolha uma palavra simples, como “xixi” ou “banheiro” e fale o comando sempre que for a hora de fazer as necessidades. Você verá como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo será muito mais fácil.

    A rotina tem um papel fundamental no comportamento dos animais domésticos. Por isso, se você alterar alguma coisa - como mudar de casa, por exemplo - dê um tempinho para que seu cachorro se acostume com a mudança. Ter paciência é muito importante durante os períodos de transição.

  3. Recompense os acertos, mas não dê bronca nos erros!

    Não dê broncas ou esfregue o focinho do cachorro no xixi ou no cocô. Além de não ser educativo, esse tipo de repreensão pode piorar ainda mais a situação de como ensinar o cachorro a fazer as fezes no lugar certo. O animal pode ficar com medo dos donos e tentar esconder o xixi ou as fezes da próxima vez que precisar se aliviar. E isso pode levar seu cachorro a escolher lugares muito menos apropriados para fazer suas necessidades.

    Assim, ignore os erros e recompense seu melhor amigo sempre que ele acertar! Faça festa, um carinho ou dê um petisco. Vale qualquer coisa para o cachorro entender que fez uma coisa boa. A associação positiva é o melhor caminho para ensinar o cachorro a fazer as necessidades sempre no lugar certo. Com o tempo ele vai aprender.

  4. Elimine o cheiro.

    Acidentes acontecem. Então, esteja preparado e seja paciente. No caso dos filhotes, é normal que cometam deslizes até os 6 meses de idade. Se o seu cachorro não fizer as necessidades no lugar escolhido, certifique-se de limpar bem o local errado. O cheiro pode confundir o animal e o induzir a cometer o mesmo erro outra vez. Lembre-se: O ideal é fazer a limpeza sem que seu cachorro veja, por isso deixe-o em outro cômodo enquanto trata da sujeira.

    Comece passando um pano umedecido no local, para retirar o excesso de resíduos. Em seguida, utilize produtos com propriedades desinfetantes. Todos sabemos que cheiro de xixi de cachorro pode impregnar nas superfícies, mas isso pode ser facilmente resolvido com produtos de limpeza adequados e fáceis de encontrar no mercado, ou até mesmo com alguns ingredientes caseiros.

    Evite usar produtos com amoníaco, cloro ou água sanitária, pois o odor desses componentes químicos pode incentivar o pet a fazer xixi no lugar errado.

Muita gente prefere levar o bichinho para passear e, assim, esse passo a passo é dispensável. Porém, é preciso ensinar o seu cachorro a esperar a hora certa do passeio para fazer as necessidades no lugar certo.

Se você chegou até aqui, pode se interessar em aprender como tirar cheiro de cachorro! Continue a leitura e confira dicas de como acostumar o cachorro a fazer necessidades na rua.

Enquete

Na sua rotina de limpeza, qual produto você costuma usar para tirar o cheiro de pet da casa?

0 votos

Aprenda agora como acostumar o cachorro a fazer necessidades na rua

Fora de casa, o cheiro da urina de outros cães é facilmente identificado pelo seu amigo. E isso já funciona como um incentivo. Portanto, se você quer treinar o seu cachorro para fazer as necessidades na rua, já começa com essa vantagem.

Mas se o seu cãozinho ainda for um filhote, o treinamento tem que começar em casa. É importante que o animal tenha cumprido o calendário de vacinação antes de se aventurar fora de casa. Afinal, na rua o seu filhote pode entrar em contato com agentes transmissores de doenças, como as pulgas, por exemplo.

Como uma rotina estruturada é importante, estipule horários fixos para passear com seu cachorro todos os dias. O ideal é levá-lo para uma caminhada pelo menos duas vezes ao dia, ou após as refeições. Cães adultos costumam urinar e defecar cerca de 15 a 30 minutos depois de se alimentar. Por isso, manter esse compromisso é crucial para evitar que o bichinho fique apertado e tenha que fazer as necessidades dentro de casa.

Lembre-se que passear na rua pode expor seu animal de estimação a vários tipos de parasitas. Os carrapatos são bastante comuns e resistentes, então escolha um bom método preventivo - existem várias opções no mercado. Além disso, procure fazer uma checagem regular do pelo quando chegar em casa, para garantir que nada se agarrou a o seu cachorro pelo caminho.

Agora que você chegou até aqui, pode gostar de saber como tirar cheiro de cachorro e aprenda a usar vinagre para o cachorro não urinar nos lugares inapropriados.

Dúvidas frequentes sobre como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Meu cachorro não aprende a fazer as necessidades no lugar certo, e agora?

Cada cachorro tem seu próprio tempo de aprendizado, que pode variar de dias, até semanas ou meses. Então não adianta tentar apressar o processo. É preciso paciência, compromisso e manutenção da rotina, até que dê resultado. Mas se o treinamento está cansativo e você está percebendo que seu cachorro não está aprendendo, não precisa se desesperar. Existem produtos no mercado que podem ajudar a demarcar o local onde o cachorro deve fazer as necessidades, chamados de adestradores ou educadores sanitários. Basta pingar algumas gotinhas no lugar escolhido e o odor do produto ajuda a condicionar o animal a procurar sempre aquele lugar específico quando quiser se aliviar. Se mesmo com todas as dicas você sentir que ainda há dificuldade, isto pode ser um indicativo de um dos seguintes fatores: Os cães podem mudar o comportamento quando estão tentando chamar sua atenção. Isso pode acontecer por falta de brincadeiras e passeios, por exemplo; Seu cachorro pode estar com algum problema de saúde. Alguns animais desenvolvem incontinência urinária (principalmente quando são mais velhinhos) e não conseguem segurar o xixi até chegar no “banheiro”. Ou o animal pode estar com alguma infecção no trato urinário ou outra patologia médica. Nesses casos, é preciso agendar uma consulta com um médico veterinário; Ele pode estar tentando marcar território ou o bichinho pode estar se sentindo ansioso ou deprimido; Ele pode possuir problemas de submissão ou excitação excessiva ou, em último caso, pode ser que ele só esteja precisando de um pouco mais de tempo para se acostumar com a rotina.

Com quantos meses o cachorro aprende a fazer as necessidades no lugar certo?

Não existe uma idade certa para começar a treinar seu cachorro. Todos são capazes de aprender e se acostumar com uma rotina. A diferença é que quanto mais novo, mais ele precisará de ajuda. Se o seu cachorro tem apenas alguns meses, o truque de como fazer o filhote fazer as necessidades no lugar certo está em levá-lo até lá sempre que você notar que ele precisa se aliviar. Quanto mais tempo vocês conviverem juntos, mais fácil será para você perceber quando está na hora. Mas existem alguns sinais que podem facilitar: conforme ficam apertados, os cães costumam ficar inquietos e cheirando o chão. Ou podem circular em um canto específico da casa, cheirando-o repetidamente. Cada cachorro tem as suas singularidades, então a observação do comportamento é essencial na educação do filhote. Tenha em mente que eles ainda estão aprendendo a segurar as necessidades para chegar a tempo no local certo. Se você não estiver conseguindo identificar os sinais, pode tentar seguir esses horários: Essa pode ser a primeira tarefa da manhã, para começar bem o dia. Você pode tentar de novo após cada cochilo do filhote. Outra ideia é antes, durante e depois de brincar com ele. Outra tentativa que pode dar certo é 10 a 20 minutos após as refeições. Nesses horários, você pode tentar colocar o filhote em um local cercado ou restrito, com um tapete higiênico ou jornal. Dessa forma ele entende mais rápido que ali é onde pode fazer xixi ou cocô. Mas é importante que você permaneça por perto, pois a sua presença fará com que ele não associe isso a um momento ruim ou um castigo. Outra dica é antes da hora de dormir, e para evitar acidentes noturnos, tente levantar para levar seu filhote ao cantinho das necessidades pelo menos uma vez durante a noite, até que ele chegue aos 4 ou 5 meses de idade.

O que fazer para que cães não façam as necessidades no tapete?

Os cães são animais sociáveis e gostam de estar por perto dos humanos, e isso pode fazer com que o tapete da sala acabe sendo o local escolhido para fazer suas necessidades. Mas essa escolha também pode estar relacionada com as características do material. Assim como a grama, os tapetes irão absorver a urina, por exemplo. E se o seu cãozinho está acostumado a se aliviar na rua, a textura do tapete pode estar influenciando a sua escolha como local favorito dentro de casa. Para evitar que isso aconteça, é necessário um conjunto de fatores. Primeiro, os donos devem garantir que o animal tenha um local apropriado para se aliviar dentro de casa. Manter a rotina também é muito importante, levando o cão para passear em horários fixos. Além disso, um truque que pode funcionar é levar os recipientes de ração e de água para a sala (ou o cômodo onde está o tapete). Os cães costumam ser higiênicos e não gostam de fazer xixi ou cocô no mesmo lugar ou perto de onde comem ou dormem.

Tem algum jeito de ensinar o cachorro a fazer as necessidades no tapete higiênico?

A dica de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no tapete higiênico é bem simples: No início, coloque uma quantidade maior sobre o chão, para não correr o risco do seu cachorro errar o local. E à medida que ele for acertando, passe a restringir o espaço retirando os tapetes que não forem utilizados.

Posso ensinar o cachorro a usar sanitário higiênico?

O sanitário ou bandeja higiênica é um equipamento fácil de encontrar e que vem sendo muito utilizado por donos de animais. Normalmente é feito de material plástico e vazado, o que evita que o cachorro fique em contato direto com os resíduos. Por isso separamos algumas dicas específicas para quem optou por essa solução: Não compre uma bandeja muito alta. Certifique-se de que a plataforma seja baixa e não represente um desnível muito grande. Isso pode fazer com que seu cachorro pense que o objeto é um obstáculo, além de tornar-se um empecilho na hora de se aliviar; Da mesma forma, procure adquirir uma bandeja com um tamanho adequado ao tamanho do seu cão. Lembre-se: quanto maior a área, menor o risco de erros; Troque o material absorvente que vai dentro da estrutura de plástico com uma certa frequência. Independentemente de usar tapetes higiênicos ou jornais, é importante manter o sanitário limpo. O cheiro muito forte e sujeira acumulada podem desestimular o uso do utensílio.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no tapete higiênico?

Você deve escolher um local para que o seu cachorro faça suas necessidades e colocar o Tapete Higiênico Cafuné. Deve criar uma rotina de horários para sair, comer e fazer as necessidades. Ele vai se acostumar com essa rotina e será mais fácil para ele não errar o lugar.

Algum tutorial de como ensinar o filhote de cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Para ensinar um filhote a fazer suas necessidades no lugar certo, primeiro escolha um local apropriado e coloque o Tapete Higiênico Cafuné. Com paciência e carinho leve seu bichinho para fazer suas necessidades, até que aprenda o local correto. Caso ele faça em lugar errado, não brigue, nem dê bronca ou esfregue o focinho, ele pode associar o tapete higiênico como uma coisa ruim.

Alguém tem dicas de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Primeiramente, escolha o local onde colocará o Tapete Higiênico Cafuné, o que facilitará o aprendizado do cachorro. Depois de criar uma rotina de horários, precisará ter muita paciência e dedicação. Leve seu animalzinho sempre para o tapete higiênico, quando ele indicar que quer fazer suas necessidades.

Publicado originalmente