Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar ar-condicionado de janela sem danificar o aparelho

Quer saber como limpar ar-condicionado de janela, parede, ou split? Confira as nossas dicas para descobrir como fazer a limpeza do ar-condicionado da forma certa.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

mãos tiram filtro do ar-condicionado

O condicionador de ar é essencial para enfrentar o calor do nosso verão. E, para que funcione adequadamente, é muito importante mantê-lo limpo. Mas como limpar ar-condicionado de janela, de parede ou split? Além de poder ser fonte de maus odores, um ar-condicionado com o filtro sujo ou mal higienizado pode facilitar a proliferação de ácaros e bactérias no ambiente.

Com nossas dicas de como limpar ar de janela, parede e split você vai aprender o passo a passo da limpeza correta desse aparelho. Vai ainda descobrir como limpar o dreno do ar-condicionado e qual a periodicidade ideal para essa manutenção feita em casa. Retirar o excesso de sujeira regularmente ajuda a prolongar a vida útil do ar-condicionado, o que aumenta a durabilidade do aparelho e ajuda o seu bolso!

Veja as dicas de como limpar ar-condicionado de janela antigo e purificar o ar

Com o acúmulo de sujeira o ar-condicionado normalmente para de funcionar corretamente. Começa a pingar, ou pode até parar de resfriar. Veja a seguir como limpar ar-condicionado de janela antigo, por dentro e por fora, sem danificar o aparelho:

Você vai precisar de:

  • Panos de microfibra
  • Esponja limpa
  • Máscara facial
  • Luvas
  • Água
  • Detergente neutro
  • Água oxigenada
  • Sabão neutro

Como limpar ar-condicionado de janela antigo

A limpeza, tanto externa quanto interna, é um procedimento fundamental para garantir o bom funcionamento e eficiência do seu aparelho de ar-condicionado. Limpar o seu condicionador de ar de janela é simples, siga esses passos e mantenha-o sempre em bom estado:

  1. Desligue o aparelho da tomada

    Antes de começar a limpeza certifique-se de que o aparelho está desligado da tomada, para evitar choques.

  2. Faça a limpeza da parte externa

    Limpe rotineiramente a parte externa do seu ar-condicionado para evitar o acúmulo de poeira e sujeira. Passe um pano úmido com detergente. Faça uma solução de detergente neutro com água e use um paninho de microfibra para limpar toda a extensão do ar-condicionado. É importante que o pano esteja apenas úmido e não encharcado!

    E se a parte plástica externa estiver manchada, não precisa se preocupar. O truque é preparar uma pastinha de bicarbonato de sódio com água e aplicar sob as manchas amareladas. Deixe agir por até 10 minutos e remova com um pano úmido.

    Tome cuidado com os produtos utilizados para a limpeza. Não use substâncias inflamáveis - como o álcool - nem água sanitária, porque pode danificar o aparelho.

    Step 2: homem limpa ar-condicionado com pano
  3. Limpe o painel frontal

    Limpe o painel com um pano seco e evite usar produtos comerciais nessa etapa. Se o painel estiver muito sujo, você pode usar um pano úmido com água morna.

    Step 3: mãos com luvas e borrifador limpando parte externa do ar-condicionado
  4. Retire o filtro e limpe-o com água

    Os filtros devem ser limpos com cuidado. Utilize apenas água corrente para limpar essa peça.

    Na seção a seguir, você encontra informações detalhadas para limpeza do filtro.

  5. Remova o mofo com água oxigenada

    Caso tenha encontrado mofo ou bolor no painel, borrife uma solução de água oxigenada (3%) nas entradas/saídas de ar. Espere secar totalmente antes de religar o aparelho.

    Use máscara e material de proteção para evitar o contato direto com o produto.

  6. Higienize o controle remoto

    Não esqueça de limpar o controle remoto, afinal ele é compartilhado por todos na casa e deve ser higienizado semanalmente. Você pode limpá-lo com detergente e um pano úmido. Ou, uma ótima alternativa é utilizar o Lenço Desinfetante OMO, que desinfeta as superfícies de forma simples e prática.

Se o ar-condicionado estiver muito sujo, uma boa dica é aspirar a parte externa para remover a sujeira mais grossa da superfície, antes de passar o pano. Você também pode tirar a poeira com um espanador. Isso facilita na hora de passar o pano úmido com detergente. Para saber como limpar o filtro do ar-condicionado no detalhe, veja a seguir.

Como limpar o filtro do ar-condicionado

O filtro influencia diretamente na qualidade do ar e, por isso, deve ser limpo com frequência. Um filtro limpo ajuda a poupar energia, evitar maus odores no ambiente e também protege contra fungos e bactérias.

Confira como limpar filtro do ar-condicionado e manter o aparelho higienizado:

  1. Desligue o ar-condicionado da tomada e retire os filtros

    Retire os filtros do ar-condicionado, seguindo as instruções do fabricante e lave-os sob água corrente. Lembre-se de deixar a água correr no sentido contrário da entrada de ar (da parte interna para externa). Se o filtro estiver muito sujo, umedeça uma esponja limpa, misturando com sabão neutro e faça espuma. Passe a esponja delicadamente sobre o filtro.

  2. Enxágue bem e seque à sombra

    Enxágue os filtros bem e seque-os à sombra, em um ambiente ventilado. Não utilize detergente ou materiais abrasivos que podem danificar a peça.

  3. Recoloque os filtros no ar-condicionado

    Antes de colocá-los novamente, tenha certeza de que os filtros estão completamente secos. Caso contrário a umidade acumulada pode resultar em mofo.

Agora que você já sabe como limpar ar-condicionado de janela antigo, deve estar se perguntando: e se o tipo do meu aparelho for diferente? Continuando com as nossas dicas, a seguir vamos mostrar como limpar ar-condicionado de parede - aqueles comumente chamados de split, uma tipologia mais fácil de encontrar nas lojas atualmente. E para saber como limpar split você também vai precisar aprender como tirar o ar split da parede. Descubra como:

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Como limpar ar-condicionado de parede

O ar-condicionado split pode ser limpo da mesma forma que o ar-condicionado de janela (convencional). Porém, a grande diferença está na limpeza do filtro. Alguns modelos de ar condicionado split possuem filtro de carvão ativado ou filtro HEPA, que não podem ser limpos com água. Esses filtros devem ser limpos apenas com aspirador de pó e, idealmente, substituídos a cada quatro meses.

Como tirar o ar split da parede

Retirar um ar-condicionado tipo split da parede não é tão simples como tirar o ar-condicionado de janela. A desinstalação de um split deve ser feita por um profissional especializado, pois a máquina que fica dentro de casa (evaporador) está conectada a um condensador, que fica na área externa. Mas a limpeza externa e mudança de filtro pode ser feita por você. O ideal é conferir o que está escrito no manual que acompanha o aparelho.

Como limpar o dreno do ar-condicionado

O dreno é responsável por escoar a água produzida pelo equipamento de ar-condicionado, seja ele de janela, split ou portátil. A limpeza do dreno evita problemas de gotejamento, que podem acontecer quando a água não escoa de forma adequada. Por ser uma peça delicada e fundamental no funcionamento do aparelho, a sugestão aqui é contratar um profissional especializado nesse tipo de serviço.

Sempre leia o manual de instruções do seu aparelho e siga as recomendações do fabricante.

Cronograma de limpeza de ar-condicionado

Independente do tipo ou modelo, seu ar-condicionado deve ser limpo regularmente para evitar o acúmulo de sujeira, germes e bactérias no ambiente. Por isso, veja a seguir o cronograma de limpeza de ar condicionado:

  • Uma vez por semana - Limpeza superficial: Esse processo de limpeza das superfícies deve acontecer de forma um pouco mais constante. Se você usa muito o ar-condicionado o ideal é limpar toda semana. Caso contrário, pode deixar pra fazer a limpeza superficial a cada quinze dias. A ideia aqui é evitar que a sujeira se acumule.

  • Uma vez por mês - Limpeza do Filtro: Para manter o filtro do ar-condicionado sempre como novo, a frequência padrão de limpeza deve ser mensal. A regularidade vai depender da quantidade de poeira no ambiente e da eficiência do ar-condicionado (ruídos estranhos no aparelho podem ser um sinal de que o filtro precisa de atenção). Nesse caso vale a pena checar, mesmo que ainda não tenha passado um mês desde a última limpeza.

  • A cada seis meses: É recomendado substituir filtros de carvão ativado semestralmente. No caso de empresas, além da troca desse filtro, a limpeza externa deve ser realizada. Em regiões com menos poluição e ambientes em que o ar-condicionado não é tão utilizado, a higienização completa pode ser feita nesse intervalo de tempo.

  • Uma vez por ano - Peças internas: Faça uma revisão anual das peças internas para garantir que seu ar-condicionado tenha uma longa vida útil.

Você já sabe como higienizar corretamente o seu ar-condicionado, independentemente se ele é um aparelho de janela, parede ou split. Utilizando essas dicas na prática você garante uma boa durabilidade do aparelho, e pode ter certeza de que ele não vai te deixar na mão no calor do verão!

E além da brisa refrescante, você também assegura a saúde da sua família, evitando a propagação de ácaros, poeira e bactérias no ar. Falando em qualidade do ar, você sabe para que serve um umidificador de ar? Se sofre com alergias ou alguma doença respiratória, vale a pena checar esse artigo.

Perguntas frequentes sobre como limpar ar condicionado de janela ou split

O que não pode molhar num ar-condicionado?

Se o seu ar-condicionado tem filtro de carvão ativado ou filtro do tipo HEPA, eles não podem ser molhados de jeito nenhum, pois serão danificados. As peças metálicas também devem evitar água sempre que possível, para não enferrujar.

Há como limpar a colmeia do ar-condicionado?

As colmeias - também conhecidas como placas evaporativas - são feitas em celulose unidas em forma de colmeia, por isso o nome. O ideal é utilizar um pano seco para fazer a limpeza dessa peça. Não use produtos químicos ou solventes, para não danificar.

Qual a melhor forma de fazer higienização do ar-condicionado?

A melhor maneira de higienizar o ar-condicionado é manter o cronograma de limpeza em dia. Ao limpar esse aparelho de forma rotineira, de acordo com a periodicidade indicada para cada parte (ou peça), a higienização é mantida. Assim você evita que a sujeira se acumule tanto a ponto de interferir no funcionamento.

Publicado originalmente