Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar o celular de modo rápido e eficaz em 6 passos

Está certo: precisamos de todo cuidado. Mas será que existem maneiras eficazes de aprender como limpar o celular de modo rápido e de modo completo? Fomos em busca das informações para você. Aprenda e passe para frente.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Mãos limpando um celular com flanela azul sobre mesa de madeira

Quem diria? Hoje usamos o celular com a mesma frequência de uma aliança de casamento ou de uma roupa íntima. Isso quer dizer que não saímos de casa sem ele. Fala sério: quantas vezes você já se esqueceu de levar o celular contigo e voltou para buscar imediatamente depois de ter descoberto? Isso significa que temos que aprender urgentemente como limpar o celular para que estejamos sempre seguros. Limpar celular pode parecer chato ou difícil para quem não conhece as dicas Wiki Tips Português. Vamos lá?

Pense conosco: o que você coloca mais próximo à boca e aos olhos? Juntamente com os óculos de grau, o celular representa, certamente, um fator de risco hoje em dia. E não é apenas por causa da COVID-19, mas por causa dela também, é claro. Foi por isso que decidimos juntar neste artigo as maneiras corretas de como desinfetar o celular.

Os infectologistas dizem que tanto o álcool isopropílico com a concentração 70% ou o álcool etílico com a concentração 70% são capazes de matar a maioria dos vírus prejudiciais à nossa saúde. Os fabricantes de celulares têm a sua preferência e indicam o que é melhor para o seu aparelho. De qualquer forma, há detalhes importantes a serem verificados nesta tarefa.

Você vai precisar de:

  • Pano de Microfibra
  • Agulha fina
  • Algodão
  • Álcool isopropílico 70%
  • Álcool etanol 70%

Aprenda como higienizar o celular corretamente passo a passo

Você sabe lavar as mãos corretamente. Agora deve higienizar o celular corretamente, caso contrário, não adianta higienizar bem as mãos e o seu dispositivo móvel continuar espalhando germes por aí. Mas os acessórios podem colocar em risco essa tarefa. O principal, é claro, é onde você carrega o seu celular. Não faça esse serviço com o celular conectado na tomada. Energia elétrica e líquidos não combinam. Portanto, fique atento:

  1. Remova todos os acessórios antes de começar a limpeza.

    Remova os cabos que estiverem conectados a ele. Cabos que o conectam a energia, ao computador, à aparelhagem de som ou vídeo. Remova sua capa e deixe apenas a película protetora para começar a limpeza.

  2. Comece pela capa.

    É importante começar pela capa para ela já receber limpa o seu dispositivo móvel - popularmente conhecido como celular - assim que ele for completamente higienizado. Se sua capa é de silicone, ou de um tipo de plástico mais duro, a melhor maneira é lavá-la com água e sabão neutro, como os da , e depois secá-la com um pano de microfibra, papel higiênico ou papel toalha. Se sua capa é de material especial, certamente o fabricante deve ter colocado na embalagem a forma de lavagem. O importante é secar bem depois de lavado.

  3. Use um pano de microfibra.

    O pano de microfibra tem uma propriedade interessante: não solta pelinhos desagradáveis na hora da limpeza. Por isso, as câmeras profissionais são limpas com panos de microfibra. Passe um pano primeiramente para eliminar manchas de gordura e as primeiras sujeiras encontradas em seu aparelho. Como limpar a câmera do celular? Dito e feito.

  4. Use álcool isopropílico 70% no pano.

    Confirme com seu fabricante. Mas os técnicos preferem o álcool isopropílico porque em sua composição há sobretudo álcool. Quase não há água. O que quer dizer que ele evapora mais rápido e tem menos chance de oxidar seu aparelho. Assim, depois de passar o pano de microfibra uma vez “para tirar o grosso”, passe uma segunda vez, agora umedecido com o álcool isopropílico 70%.

    Lembre-se de não despejar ou borrifar seu aparelho com nenhum líquido. Mesmo o álcool, que evapora fácil, deve ser despejado delicadamente no pano de microfibra.

  5. Seque bem o seu aparelho.

    Mesmo o uso do álcool isopropílico 70% e do álcool etanol 70% não devem ser feitos sem secagem posterior. Mesmo tendo a sensação que evaporam fácil, devemos passar um pano de microfibra limpo e seco posteriormente ao uso do pano umedecido. Isso vai garantir que não fique nada úmido que possa danificar seu aparelho. Os tablets e computadores funcionam da mesma maneira.

    Álcool entre 60 e 80 graus é o mais indicado para combater vírus e bactérias, segundo os especialistas. Existem várias concentrações no mercado e precisamos ficar atentos ao rótulo ao comprar o produto.

  6. Limpe os cabos auxiliares.

    Já reparou como os cabos auxiliares ficam encardidos? Como utilizamos muito mais o celular nos bolsos, a gordura de nossas mãos, muitas vezes, fica na parte interna dos bolsos das calças, em seu tecido. Mas os cabos não. E dificilmente nos lembramos de limpá-los. Uma limpeza e manutenção simples vai fazer com que eles fiquem menos encardidos e quebrem menos, se os mantivermos menos enrolados.

Uma coisa precisa ficar clara: higienizar celular vai muito além de aprender como limpar tela de celular. Se você quer aprender como limpar o celular corretamente, inclua na limpeza a tela, o corpo do aparelho, a capa, as lentes, a entrada de fones e o conector de carga. Aliás, aqui você encontra dicas de higiene pessoal para você e sua família. Estamos vivendo tempos difíceis, precisamos ficar atentos.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Como limpar a entrada do carregador do celular em 8 etapas

O termo técnico é “conector de carga”, e se você quer saber como higienizar o celular, não pode deixar de limpar uma das partes mais sensíveis e preocupantes. Aliás, a forma de limpeza é a mesma para o conector de fone de ouvido, caso seu celular tenha essa entrada.

O conector de carga é a paixão dos profissionais da assistência técnica, sabia? Porque é o que mais dá problema no celular, fazendo com que você vá gastar o seu dinheiro para resolver. Tem gente que acaba trocando de aparelho sem saber que uma simples limpeza resolve boa parte dos problemas técnicos de carregamento do seu dispositivo móvel. Mas como limpar o conector do celular? Confira os 8 passos:

  • A primeira coisa que deve ser feita é utilizar uma agulha fina neste trabalho;

  • Tire o excesso de sujeira do conector de energia com a agulha fina passando-a delicadamente nas bordas e no interior do conector;

  • Separe um pedacinho de algodão do chumaço do pacote: um pedacinho tão pequeno que seja possível preencher o buraquinho do conector;

  • Insira o algodão no buraco do conector;

  • Pingue uma ou duas gotas de álcool isopropílico 70% no algodão de forma a umedecê-lo;

  • Com a ponta da agulha, procure espetar o algodão umedecido e faça-o esfregar internamente no conector até que perceba que toda a área interna foi limpa;

  • Você vai notar que o algodão muda sua coloração porque absorve a sujeira presente nas paredes do conector;

  • Retire completamente o algodão e passe o pano de microfibra seco nas bordas do conector para ajudar a eliminar qualquer possibilidade de umidade ainda presente.

Atenção: mais uma vez reforçamos que é perigoso limpar o celular conectado à rede elétrica. Mesmo se for limpá-lo apenas externamente, desconecte o aparelho. Se você fez o passo a passo acima com a capa, os cabos e os conectores, agora você realmente aprendeu como desinfetar o celular. Temos aqui mais dicas de como limpar capinha de celular!

Perguntas frequentes sobre o que fazer para limpar o celular

Pode passar álcool no celular?

Conforme dissemos acima, a boa prática pede que você confirme no site do fabricante ou no manual do aparelho qual a recomendação sobre a limpeza. Há marcas que recomendam o álcool isopropílico 70% e marcas que recomendam o álcool etílico (etanol) 70%. Os técnicos, geralmente, preferem o isopropílico porque a concentração de água é menor - o que diminui a possibilidade de oxidação do aparelho.

Pode limpar o celular com álcool gel?

Como bactericida, os infectologistas recomendam o álcool 70%, não o álcool em gel. Eles são mais eficazes para eliminar vírus e bactérias responsáveis pelas tantas doenças que existem hoje em dia, como a COVID-19. De nada adianta lavarmos bem as mãos com o procedimento correto se os vírus e bactérias estão justamente no primeiro item que vamos encostar após desinfetar nossas mãos: o celular.

Quando é melhor limpar o celular?

Os infectologistas recomendam limpar o seu celular a cada hora, se ele está sendo utilizado constantemente. Se você está trabalhando com ele em cima da mesa, por exemplo, sem utilizá-lo, não precisa ficar limpando a cada hora. Mas se saiu com os amigos, e está utilizando ele a cada momento para tirar fotos, olhar informações na internet, se conectar com pessoas enquanto está em ambiente público com pessoas circulando, o ideal é que faça isso a cada hora.

Pode limpar a tela do celular com vinagre?

Na hora de limpar a tela do celular, não utilize vinagre porque a substância pode manchar a tela, além de escorrer e acabar estragando o aparelho internamente.

Publicado originalmente