Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar pincel de maquiagem: técnicas de higiene para manter seus acessórios como novos

Conhece todas as técnicas para uma make perfeita, mas não sabe como limpar pincel de maquiagem? Aprenda o passo a passo de como fazer a limpeza correta desses acessórios, para garantir uma maior durabilidade e os melhores resultados a cada aplicação.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Vários pincéis de maquiagem de formas e tamanhos diferentes

Se um bom pincel de maquiagem faz toda a diferença na hora de fazer uma bela produção, saber como limpar pincel de maquiagem é primordial para a saúde da sua pele.

Ao permitir que seus pincéis de maquiagem acumulem resíduos, eles poderão se tornar ineficazes na hora da aplicação dos produtos, e acabar espalhando a maquiagem de forma desigual. Além disso, os pincéis retêm oleosidade e umidade, favorecendo a multiplicação de germes e bactérias – e você certamente não quer nada disso perto do seu rosto, não é mesmo?

Por sorte, limpar e organizar os pincéis de maquiagem é mais fácil do que você imagina. Confira a seguir as melhores técnicas para higienizar cada tipo de pincel, e aprenda a manter esses acessórios sempre novinhos, prontos para criar aquele look perfeito.

Você vai precisar de:

  • Copo
  • Toalha limpa
  • Papel toalha
  • Água
  • Shampoo para bebê

Como limpar pincel de maquiagem

Não há um consenso sobre a melhor maneira de limpar pincéis de maquiagem. Os métodos costumam ser bem parecidos, e normalmente diferem apenas no que diz respeito ao melhor tipo de sabão em pó a ser usado. Veja aqui um passo a passo simples de como lavar pincéis de maquiagem:

  1. Umedeça os pincéis

    Umedeça as cerdas dos pincéis, mergulhando-as dentro de um copo com um pouco de água morna, e uma pequena quantidade de shampoo para bebê. 

    Tenha cuidado para não molhar demais as cerdas perto da virola (a parte onde as fibras se conectam ao cabo). Se as cerdas ficarem ensopadas nessa parte, elas poderão inchar e até mesmo cair: um processo difícil de reverter quando iniciado.

  2. Esfregue as cerdas

    Depois de umedecer as cerdas, esfregue-as delicadamente com os dedos, e também fazendo movimentos circulares contra a palma da sua mão. Esses movimentos ajudam a soltar a sujeira e a remover os resíduos mais facilmente durante o processo de enxágue.

    Caso prefira, ao invés de esfregar o pincel contra a palma da mão, você também pode utilizar um tapetinho de borracha específico para a limpeza de pincéis. Esses acessórios são facilmente encontrados em lojas de produtos de beleza.

  3. Enxágue os pincéis

    Enxágue as cerdas de cada pincel em água corrente, até remover todo o shampoo. Mais uma vez, tenha cuidado para não molhar as cerdas perto da virola, e nem o cabo do pincel.

  4. Verifique o estado das cerdas

    Aperte suavemente as cerdas do pincel com a ajuda de um papel toalha ou lenço de papel, e certifique-se de que estão bem limpas. Caso ainda perceba resíduos de maquiagem no papel toalha, repita o procedimento de lavagem até que perceba o papel limpo ao apertar as cerdas molhadas.

  5. Coloque os pincéis para secar

    Por fim, coloque os pincéis para secar por algumas horas sobre uma toalha limpa e seca, em um ambiente bem ventilado.

    Mantenha os pincéis na posição horizontal, ou com as cerdas levemente inclinadas para baixo durante toda a secagem para evitar danos ao cabo, e guarde-os apenas depois de verificar que estão completamente secos.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Como limpar pincéis de maquiagem: pincéis naturais

Pincéis de cerdas naturais são delicados e, por isso mesmo, oferecem um maior conforto na aplicação da maquiagem. Isso se aplica especialmente aos pincéis naturais de alta qualidade, que também costumam ser bem mais caros que os sintéticos.

O condicionador de cabelo é um ótimo aliado para limpar esses acessórios, e restaurar a maciez das cerdas dos pincéis naturais, sem correr riscos. Você pode seguir os mesmos passos que ensinamos acima, apenas substituindo o xampu para bebê por qualquer tipo de condicionador que você tenha em casa.

Como higienizar pincel de maquiagem: pincéis sintéticos

O método de limpeza dos pincéis sintéticos é o mesmo detalhado no passo a passo acima. As cerdas sintéticas são mais resistentes do que as naturais, por isso, se preferir, você pode seguir as instruções acima, usando algumas gotas de um bom detergente neutro, como o , no lugar do xampu de bebê. Isso porque esse tipo de detergente para louças é mais delicado do que as versões tradicionais, porém bastante eficiente na remoção de manchas e resíduos gordurosos, que também estão presentes em diversos tipos de maquiagem.

Como limpar pincel de base

Se para as roupas manchadas de base basta conhecer e usar um bom sabão em pó, os pincéis de base precisam de um cuidado extra, para evitar danos às suas cerdas. A limpeza desse tipo de pincel é especialmente importante, porque a maioria das bases de maquiagem é úmida e até um pouco oleosa, o que, ao longo do tempo, propicia o aparecimento de germes e bactérias. Veja abaixo as nossas dicas de como lavar pincel de base e garantir uma higiene adequada desses utensílios.

  • Evite deixar que a base seque e endureça nas cerdas dos pincéis, o que dificulta bastante a limpeza. A necessidade de esfregar mais, e repetir as lavagens para retirar todo o resíduo da base, pode acabar danificando o pincel, mesmo quando tomamos todos os cuidados;

  • Procure fazer a limpeza dos pincéis de base toda vez que usá-los, ou no mínimo uma vez por semana, para prevenir o aparecimento de microorganismos que ofereçam riscos à sua saúde;

  • Caso tenha pouco tempo para higienizar esse tipo de acessório, pode ser interessante comprar mais de um pincel de base, para que haja sempre um acessório disponível para ser usado;

  • Quando não for possível lavar o pincel antes de usar, borrife as cerdas do pincel com uma pequena quantidade de álcool isopropílico diluído em água, e espere as cerdas secarem. Essa é uma boa opção para quando você estiver com pressa, já que o álcool evapora com rapidez, deixando o pincel pronto para o uso em poucos minutos.

Como secar pincel de maquiagem

Além de uma lavagem cuidadosa, a fase da secagem do pincel de maquiagem também é essencial para que esses acessórios se mantenham em bom estado. Confira algumas dicas importantes sobre como secar os pincéis de maquiagem.

  • Como mencionado anteriormente, a melhor forma de secar os pincéis é deixá-los na horizontal, sobre uma toalha limpa e seca. A secagem natural permite que a água evapore sem danificar as cerdas;

  • Independente do material de que as cerdas dos seus pincéis sejam feitas, anote essa regra básica: não se pode secar pincel de maquiagem com secador de cabelo quente. O calor pode facilmente danificar as cerdas e inutilizar totalmente o acessório;

  • Para quem está se perguntando se pincel de maquiagem pode secar no sol, a resposta também é: não. O calor do sol é suficiente para ressecar e causar danos tanto aos cabos, quanto às cerdas dos pincéis naturais, por exemplo;

  • Caso esteja com pressa para usar os pincéis novamente, você poderá acelerar o processo usando o álcool isopropílico, como ensinamos nas instruções de limpeza para pincéis de cerdas naturais;

  • Na falta do álcool isopropílico, a única forma de acelerar a secagem dos pincéis sem danificá-los, é sabendo usar um secador de cabelo apenas no modo frio. Mas atenção: aplique o jato de ar sempre no sentido das cerdas, ou seja, do cabo para a ponta das cerdas do pincel.

Agora que você aprendeu como limpar pincel de maquiagem, não tem mais desculpas para adiar essa tarefa. Inclua a higiene dos pincéis na sua rotina de limpeza, e veja você mesma a diferença. Nós garantimos: a aplicação dos produtos será mais fácil, e você se sentirá muito melhor ao se maquiar.

Perguntas frequentes sobre como limpar pincéis de maquiagem:

Tem jeito de amolecer pincel de maquiagem?

Pincéis endurecidos não são nada agradáveis de usar, e dificultam a aplicação da maquiagem. Se os seus pincéis já estiverem secos e endurecidos, basta fazer uma pré-lavagem usando um pouco de condicionador e água morna, antes de realizar a lavagem normal desses acessórios.

Pode lavar pincel de maquiagem com detergente?

No primeiro passo a passo deste guia, você já aprendeu que pode lavar pincel de maquiagem com xampu mas, de preferência, com xampus delicados, como os de bebê. Você só poderá utilizar um detergente neutro para higienizar seus utensílios de maquiagem, caso sejam pincéis com cerdas feitas de material sintético. Os pincéis de cerdas naturais jamais devem ser lavados com detergente.

Quando deixar pincel de maquiagem de molho?

De modo geral, você deve evitar deixar pincéis de maquiagem de molho, já que esse processo pode acabar dissolvendo a cola, e estragando as cerdas desses acessórios. No caso dos pincéis com cabos de madeira, deixá-los de molho é terminantemente proibido, pois a umidade leva ao apodrecimento da madeira, inutilizando o pincel por completo.

Publicado originalmente