Wiki Tips and advice Brasil - Português

3 dicas infalíveis de como limpar notebook

Computadores precisam de cuidado especial pela utilidade e valor, sendo assim, aprenda como limpar notebook.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar notebook

A possibilidade de aumentar a durabilidade de um item que costuma exigir considerável investimento em dinheiro é animadora. Entender como limpar notebook pode aumentar a vida útil do seu equipamento de trabalho ou estudo.

Por ser um objeto portátil, esse fator aumenta as chances de acumular mais poeira e, em médio e longo prazo, isso reflete em mau funcionamento. A higienização é uma etapa fundamental da manutenção e, assim, é possível realizar esse procedimento em casa. 

Personalizar qualquer objeto pessoal pode ser, até mesmo, divertido: quem nunca colocou adesivos no laptop? Porém, depois de algum tempo, vem a preocupação: Será que a cola sai sem danificar o aparelho? Fique tranquilo porque a resposta é sim! Esse problema pode ser resolvido com facilidade.

A seguir, todas as suas dúvidas de como limpar o notebook serão solucionadas.

Você vai precisar de:

  • Pano de microfibra
  • Esponja
  • Pincel
  • Sabão
  • Álcool em gel
  • CIF Limpadores

Como limpar o notebook em 3 passos

As instruções abaixo servem para tratar a parte externa do notebook, então acompanhe cada passo cuidadosamente, verificando qual a área exata que foi mencionada.

  1. Limpe com sabão neutro

    Usando um pano de microfibra, umedeça-o com água e sabão, evitando ao máximo deixá-lo encharcado. Deixe o computador fechado e passe o tecido na base e na parte de trás.

    Se ficar mais fácil, você pode usar um lenço de limpeza com álcool em gel.

  2. Tirei a poeira do teclado

    Vire o notebook de ponta cabeça e faça movimentos para retirar o excesso de pó e detritos que ficam entre as teclas. Aproveite para passar o mesmo pano da etapa anterior, bem nos cantos, evitando a tela.

  3. Cuide do visor

    A tela precisa ser higienizada com um produto específico ou flanela seca. Nada de umidade nessa área, porque pode ser absorvido pelos vãos, por menores que sejam, afetando o processador.

Não esqueça de desligar da tomada ou, se puder, de separar a bateria. Essa medida é indispensável para preservar todos os componentes e pode ser aplicada em casos difíceis, como limpar notebook branco ou até mesmo para limpeza de PC.

Como limpar o notebook por dentro

Essa orientação deve ser aplicada na parte interna, conforme indicado nas observações a seguir de como limpar laptop e outros aparelhos eletrônicos como PCs e Videogame.

  1. Abra o notebook

    Mantenha o notebook com a parte de apoio para cima, desparafusando ou desencaixando a tampa que dá acesso ao "ventilador".

  2. Remova a poeira interna

    Com o auxílio de um pincel, varra o pó que fica entre as peças. Assopre e não use nenhum equipamento como secador ou aspirador de pó, por conta da temperatura.

  3. Feche em seguida

    Assim que você perceber uma grande melhora, feche a plataforma.

Essa é a maneira correta de como limpar notebook por dentro. Tome todos os cuidados e, caso perceba alguma irregularidade ou detrito resistente, busque uma assistência técnica.

Como tirar cola de adesivo do notebook

E se você se pergunta "Como limpar meu notebook?" alguns resíduos parecem impossíveis de serem removidos apenas com uma limpeza comum. Colante de figurinhas é só um exemplo.

  1. Descole o adesivo com a mão

    Desgrude a figura com as mãos, puxando pelos cantos vagarosamente. Considere retirar o adesivo inteiro ou o máximo que conseguir.

  2. Aplique um limpador multiuso

    Busque um limpador multiuso com propriedades cítricas, como o, e comece a aplicar na área manchada. Reproduza utilizando um pano macio e deixe agir por alguns segundos.

    O CIF também pode te ajudar, para limpar algum respingo em seu aparelho eletrônico. O ideal é não consumir bebidas perto do notebook para evitar que aconteça, mas se acontecer, já sabe como resolver.

  3. Finalize com esponja

    Com a parte amarela da esponja, esfregue até sair tudo e ficar limpo.

Não tenha medo de decorar o seu notebook. Com esses passos, fica ainda mais fácil mudar a aparência do computador.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Os primeiros aprendizados devem ser colocados em prática com frequência. A cada três meses promova essa limpeza geral e aumente o tempo de vida e melhor aproveitamento da sua máquina.

Dúvidas frequentes sobre como limpar notebook

Como limpar meu notebook por dentro e por fora?

Para limpar o notebook por fora, é necessário deixá-lo fechado e passar um pano de microfibra umedecido e nada encharcado com água e um pouco de sabão neutro. Depois, com o equipamento aberto, o teclado e tela precisam de produtos específicos. Na parte interna, basta abrir e varrer a poeira com um pincel reto.

Quais os melhores produtos para como limpar um notebook?

Os melhores produtos de limpeza para limpar notebook são o sabão neutro e o Limpador Multiuso Cif Limão. Este serve principalmente para remover a cola de adesivos ao agir como desincrustante, por conta do efeito do ingrediente cítrico. É imprescindível ter consciência de que o aparelho não pode ser molhado diretamente com água ou receber panos encharcados.

Qual a importância de saber como limpar o notebook por dentro?

Essa é praticamente uma situação que todas as pessoas odeiam: quando o notebook fica travando, ou seja, o processador não está funcionando da melhor forma. Isso acontece porque a poeira acumulada impede o sistema de rodar. A periodicidade da higienização deve ser de 6 em 6 meses.

Publicado originalmente