Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar escova de cabelo, pranchas e secadores

Qual foi a última vez que você limpou seus acessórios de beleza? Se tem dúvidas sobre como limpar a chapinha e outros modeladores capilares não se preocupe. Nesse artigo te ensinamos como limpar escova de cabelo (incluindo a elétrica) e manter as pranchas e os secadores higienizados.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar escova de cabelo

A chapinha, a escova e o secador de cabelos são itens usados com frequência e, além de resíduos do corpo, esses acessórios ficam expostos à poeira e toda a sujeira do ambiente. Portanto, coisas como limpar prancha de cabelo e como limpar escova de cabelo são essenciais e devem ser feitas regularmente.

Nesse artigo, você confere com que frequência e como limpar escova de cabelo (incluindo a elétrica!), prancha e também secador usando apenas e produtos que você já tem em casa.

Tarefas como higienizar escovas de cabelo e outros itens de beleza devem ser realizadas com frequência para prolongar a vida útil dos seus acessórios.

Você vai precisar de:

  • Pinça
  • Escova macia
  • Cotonete
  • Algodão
  • Toalha
  • Panos
  • Água
  • Álcool concentração 70%
  • Sabão neutro
  • CIF Cremoso

Como lavar escova de cabelo

É recomendado fazer uma limpeza completa da escova de cabelos a cada 15 dias. O processo é simples, e você precisará de água, sabão neutro e álcool concentração 70%.

Veja a seguir como limpar e como limpar escova de cabelo e desinfetá-la sem estragar as cerdas:

  1. Retire o excesso de cabelo preso à escova.

    Você pode utilizar uma pinça, mas tome cuidado para não puxar as cerdas da escova enquanto remove os fios.

  2. Lave a escova em água corrente.

    Isso ajudará a remover a poeira e outros sedimentos, como produtos de cabelo e resíduos corporais que ficaram presos nas cerdas da escova. Você pode utilizar um sabão neutro e esfregar com uma escovinha macia, isso ajuda a remover sujeiras mais difíceis.

  3. Seque bem a escova.

    Lembre-se de secar a escova por completo - especialmente as de madeira – para evitar o aparecimento de fungos. Você pode usar uma toalha para ajudar. Evite usar o secador ou até mesmo estufas, já que o calor pode estragar o material do objeto.

  4. A sujeira não saiu? Deixe a escova de molho.

    Se após a lavagem você ainda notar resquícios de sujeira, repita o processo de limpar escova de cabelo mas deixe-a de molho em uma solução de água morna com sabão neutro por até 20 minutos. Depois, enxágue e seque normalmente.

  5. Borrife um poco de álcool concentração 70%.

    Se você quer saber como higienizar escova de cabelo, a resposta é com álcool 70%. Seque bem a escova e borrife o composto por toda sua extensão (principalmente entre as cerdas). Deixe a escova secar naturalmente.

Além da limpeza profunda a cada 15 dias, lembre-se de fazer a manutenção diária do seu acessório. Uma dica é utilizar um pente fino para remover o excesso de cabelo que fica preso entre as cerdas.

Guia de como limpar chapinha de cabelo

Antes de seguir o passo a passo de como limpar prancha de cabelo, separe e deixe o material necessário organizado.

Para limpar chapinha você vai precisar de um pano, um cotonete, algodão e algum produto para limpeza de superfícies. Com tudo em mãos, veja a seguir como limpar a chapinha de cabelo.

  1. Comece aquecendo sua chapinha levemente.

    Dois ou três minutos são o suficiente. Depois, retire o equipamento da tomada e, com cuidado, confira se a chapinha está morna e não muito quente.

  2. Limpe as placas de cerâmica com um pano.

    Coloque um pouco do produto de limpeza geral da sua escolha, como CIF Multiuso Cremoso, no pano e passe pelas placas de cerâmica.

  3. Limpe as dobras e cantos da chapinha.

    Coloque um pouco do mesmo produto em um cotonete e limpe todas as partes da prancha alisadora, incluindo as mais difíceis de alcançar, como botões e texturas.

  4. Remove o excesso de produto com um algodão.

    Por fim, remova o excesso do produto aplicado na prancha com o auxílio de um algodão úmido (umedecido com o mínimo possível de água morna).

Agora que você sabe como limpar chapinha de cabelo, não se esqueça de secar a prancha completamente antes de usá-la ou ligá-la na tomada novamente.

Manual de como limpar secador de cabelo

A manutenção do secador de cabelo é essencial para o bom funcionamento do aparelho. A limpeza externa pode ser feita com um pano úmido, já a entrada e saída de ar (onde o pó fica acumulado), pode ser limpa com a ajuda de uma escovinha.

Veja a seguir como limpar secador de cabelo corretamente:

  1. Limpe a parte externa com um pano úmido.

    Passe o pano úmido por toda a extensão do aparelho. O pano não deve estar encharcado, apenas umedecido.

    Antes de começar a limpeza, certifique-se de que o aparelho está desligado da tomada.

  2. Limpe a entrada e saída de ar.

    Na maioria dos modelos, a parte traseira do secador pode ser retirada. Confira o manual do fabricante em caso de dúvidas. Utilize uma escovinha para retirar a poeira e os cabelos acumulados. A escova deve estar seca para evitar que entre água na parte elétrica do secador.

  3. Limpe os acessórios do secador.

    O bico e os difusores também devem ser limpos com frequência. Você pode fazer essa limpeza utilizando um pano úmido com água morna para remover todo o pó das superfície dos acessórios.

  4. Limpe os cabos e fios.

    Limpe também os cabos e fios do secador. Para isso, você pode usar um produto multiuso, como o CIF Cremoso que limpa e dá brilho.

Simples não é mesmo? Aproveite e aprenda também como lavar esponja de maquiagem e deixe todos os seus acessórios limpinhos.

Tutorial de como limpar escova de cabelo elétrica

As escovas elétricas são práticas na hora de usar, porém, é importante se atentar a alguns detalhes na hora da limpeza:

  1. Antes de começar, retire a escova elétrica da tomada.

    Certifique-se de que a escova está desconectada da fonte de energia e completamente fria antes de começar a limpar escova de cabelo elétrica.

    Não faça coisas como lavar escova de cabelo elétrica. Nunca a mergulhe na água ou em outros produtos líquidos.

  2. Retire o excesso de fios de cabelo das cerdas.

    Assim como na limpeza de uma escova convencional, você também pode recorrer à pinça para remover os cabelos que ficam entre as cerdas. Depois, com um pano seco e úmido, limpe toda a superfície da escova. Limpe as dobras do cabo giratório e também o botão de liga/desliga, que pode ficar manchado ao longo do tempo.

  3. Seque a escova com um pano seco.

    Por fim, seque a escova com um pano limpo e seco. Volte a utilizar o aparelho somente quando ele estiver completamente seco.

Os itens de beleza são utilizados todos os dias e merecem uma atenção especial para que tenham sua vida útil prolongada. E com nossas dicas agora você sabe como limpar escova de cabelo, chapinha e secador de forma adequada e eficaz.

Para mais dicas, veja como limpar pincéis de maquiagem e também como higienizar escova de dente para o dia a dia.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Dúvidas frequentes sobre como limpar escova de cabelo

Como limpar chapinha e como lavar escova de cabelo?

Para limpar a escova de cabelo, retire os cabelos presos e lave em água corrente com sabão neutro, deixe secar bem em local arejado, não utilize estufas e secadores. Para limpar a chapinha, esquente-a por 3 minutos e tire da tomada, ela tem que ficar morna, cuidado para não ficar muito quente, use um pano com um limpador multiuso na prancha de cerâmica.

Tem como limpar escova secadora?

Certifique-se que a escova não está ligada na tomada. Para limpar a escova de cabelo você deve primeiro retirar os cabelos que estão presos nela, para isso utilize uma pinça. Após retirar os cabelos, limpe a superfície com um pano úmido. Use um pano seco para secar a escova.

Qual maneira de como higienizar escova de cabelo?

Para limpar a escova de cabelo, você pode usar um sabão neutro em água corrente e depois deixar secar em um local arejado, mas caso queira higienizar a escova, borrife álcool 70% em toda sua extensão e deixe secar naturalmente.

Alguém sabe como limpar escova de cabelo de madeira?

Remova todos os fios de cabelo da escova. Depois coloque de molho numa solução de água com CIF Cremoso. Deixe agir por uns 30 minutos. Após, enxágue bem e deixe secar ao ar livre.

Existe um manual de como limpar escova de cabelo elétrica?

Antes de qualquer coisa certifique-se que a escova esteja desconectada da fonte de energia. Depois remova todos os fios de cabelo da escova. Em seguida, umedeça levemente um pano com água e passe pela escova. Com um pano seco retire toda a umidade. Verifique se a escova está totalmente seca antes de usá-la.

Jeito certo de como lavar escova de cabelo?

Antes de lavar, retire o excesso de cabelo, lava em água corrente com um pouco de detergente ou sabão neutro, depois seque a escova com uma toalha e finalize a lavagem borrifando álcool 70º para matar qualquer micro-organismo nocivo. Caso sua escova esteja muito suja, coloque de molho na água com sabão depois de remover os fios de cabelo.

Publicado originalmente