Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como limpar caixa de areia de gato

Coisas como manter a caixa de areia do gato limpa e higienizada faz bem para a saúde do seu bichano. Descubra como limpar caixa de areia de gato corretamente. Leia mais!

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como limpar caixa de areia de gato

Está com dúvida sobre como limpar caixa de areia de gato e com que frequência? Esses pets são bem exigentes e não usam caixinhas sujas. Por isso preparamos algumas dicas de como cuidar da caixinha de areia do gato da forma apropriada e ensinamos como higienizá-la corretamente.

Algumas opções do mercado são mais fáceis, por exemplo, o possui rápida absorção e formação de torrões super firmes, facilitando a limpeza. Porém o tutorial abaixo é válido para todos os tipos de areias.

Você vai precisar de:

  • Sacola
  • Caixa de areia
  • Água
  • Granulado Sanitário Cafuné
  • Desinfetante
  • Detergente
  • Bicarbonato de sódio

Como limpar a caixa de areia do gato

Uma vez por semana é preciso substituir toda a areia da bandeja sanitária e lavá-la adequadamente. A seguir, vamos te ensinar como limpar a caixa de areia do gato completamente!

Siga o nosso passo a passo para limpar caixa de areia de gato de forma rápida e eficiente:

  1. Remova a areia

    Despeje toda a areia dentro de um saco. Para as próximas vezes, você pode forrar a bandeja com saquinhos higiênicos antes de adicionar a areia nova. Assim, quando for realizar tarefas como limpar areia de gato é só juntar as pontas da sacola e fechar!

  2. Limpe a caixa de areia

    Aplique uma mistura de água sanitária sobre a bandeja. Esse produto é ideal para limpar caixa de areia de gato e eliminar os germes e bactérias. Use uma colher de chá do desinfetante para cada 100ml de água. Escolha um produto sem perfume, pois o cheiro pode incomodar o pet.

  3. Esfregue a bandeja sanitária para gatos

    Vista um par de luvas e esfregue toda a superfície da bandeja com uma esponja. Se não tiver um desinfetante, use um detergente neutro.

  4. Enxágue e seque

    Enxágue bem. Em seguida, seque a bandeja com um pano limpo ou papel toalha.

  5. Adicione areia limpa

    Por fim, despeje a areia limpa. Escolha um granulado sanitário com alto poder de absorção. Assim, você não precisa trocá-lo tantas vezes. O Granulado Sanitário Cafuné, por exemplo, é feito 100% com ingredientes naturais e possui torrões super firmes que não desmancham.

  6. Neutralize os odores

    Para quem procura saber como tirar cheiro de xixi de gato, aconselhamos finalizar o procedimento de como limpar caixa de areia de gato borrifando um desodorizador específico ou um pouco de bicarbonato de sódio. Aplique um deles a cada dois dias na caixinha de areia do pet para neutralizar odores.

Para facilitar tarefas como limpar areia de gato e agilizar a limpeza diária, invista em uma caixa de areia com peneira. Esses modelos vêm com três bandejas acopladas: o gato usa a de cima. No meio fica a peneira, em que você vai jogar a areia suja. Na de baixo é onde vai cair a areia limpa, pronta para o gatinho usar! Depois, é só despejar os resíduos sólidos que ficaram na peneira no lixo.

Aprenda também como ensinar o gato a fazer as necessidades na areia.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Outras dicas de como cuidar da caixinha de areia do gato

  • O certo é limpar caixa de areia superficialmente de uma a duas vezes por dia, para prevenir acúmulos e mau cheiro. Para isso, adquira uma pá coletora para pets. Esses modelos funcionam como peneiras, ou seja, você passa pela areia e retira apenas os resíduos e torrões de areia com xixi.

  • Se você tiver mais de um gato, é recomendável fazer a troca da areia da caixa cerca de duas ou três vezes por semana. O ideal é ter várias bandejas, uma para cada animal.

  • O uso de luvas é importante em tarefas como limpar a caixa de areia do gato para reduzir o risco de toxoplasmose, uma infecção causada por protozoário que pode ser contraída através das fezes do gato. Se você está grávida, evite limpar caixa de areia de gato. Recrute algum outro membro da família para fazer esse trabalho por você.

  • Deixe a caixa de areia numa área bem ventilada da casa, isso ajuda a evitar o mau cheiro. Assim como você não gosta de ir ao banheiro no escuro, o seu gato também prefere espaços calmos e bem iluminados.

Viu como limpar caixa de areia de gato é fácil? Aproveite e veja como tirar pelo de gato do sofá e outras dicas para donos de pet.

Dúvidas frequentes sobre como limpar caixa de areia de gato

Como limpar a caixa de areia do gato?

Tire toda a areia que está na caixa. Depois coloque uma mistura de água sanitária com água na caixa para desinfetar, então com um desinfetante ou detergente neutro esfregue a caixa usando uma esponja. Seque e coloque uma areia nova e limpa.

Dicas de como limpar areia de gato?

Limpe diariamente com o auxílio de uma pá própria para areia de gatos, retirando fezes e urina do gato. E mantenha sempre uma rotina de limpeza, retirando a areia e higienizando a caixa para colocar areia nova.

Alguém sabe como limpar caixa de areia?

Retire toda a areia suja da caixa, coloque uma mistura de água com água sanitária e deixe por uns minutos. Depois esfregue com uma esponja e detergente neutro. Enxágue, seque e coloque uma areia nova e limpa.

Qual a melhor forma de como limpar a caixa de areia do gato?

Você tem que deixar a areia sempre limpa. Com uma pá própria recolha os torrões e cocôs, essa prática tem que ser diária. O Granulado Sanitário Cafuné auxilia muito nessa tarefa, pois é feito 100% com bagaço de cana e subproduto da mandioca, o que faz os torrões de xixi ficarem sempre firmes, não desmancham na remoção, tem controle de odor e não tem fragrância.

Quais as dicas de como lavar a caixa de areia do gato?

Despeje a areia usada em uma saco de lixo, tomando cuidado para não deixar cair no chão. Com ajuda de um detergente neutro e uma esponja de limpeza, lave e esfregue bem a caixa de areia. Seque bem a caixa e substitua usando Granulado Sanitário Cafuné.

Existe um jeito certo de como cuidar da caixa de areia do gato?

Os gatos são conhecidos por sua limpeza. Por isso, mantenha sempre a caixa de areia limpa, recolha os dejetos do seu gato diariamente. Lave a caixa de areia sempre que for trocar a areia. Use sempre o Granulado Sanitário Cafuné.

Publicado originalmente