Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como lavar esponja de maquiagem: tudo que você precisa saber

Limpar esponja de maquiagem é importante se você deseja evitar a propagação de bactérias ou sujeira em seu rosto. Aprenda os melhores truques para facilitar a limpeza e prolongar a durabilidade desses instrumentos.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Pincéis e esponja de maquiagem na pia do banheiro em potinhos azuis de cerâmica

Algumas esponjas para finalidades cosméticas podem ser descartáveis. No entanto, se você é fã de maquiagem com certeza conhece as esponjas do tipo ‘beauty blender’: aquelas que têm formato de gota e são super úteis na hora de aplicar base ou corretivo. São feitas para durar um bom tempo, mas para isso é preciso saber como lavar esponja de maquiagem.

A limpeza dos instrumentos usados na hora de se maquiar é essencial para manter sua pele saudável, além de afetar a durabilidade de cada um deles. Com estas dicas você vai ficar expert em como limpar esponja de maquiagem, aprendendo a remover todos os resquícios de produto antes de guardar.

Como lavar esponja de maquiagem? Comece por aqui

Quem gosta de maquiagem sabe que cada produto exige um tipo diferente de técnica. Para aplicarmos os produtos, principalmente os de base, é indicado usar acessórios adequados, como esponjas ou pincéis. E durante a aplicação, normalmente há transferência de células mortas e do óleo natural da nossa pele para a superfície porosa do acessório. Essa mistura é um excelente meio para o desenvolvimento de microorganismos que podem causar uma infecção na próxima vez que você usar seus instrumentos. Por isso, é fundamental aprender como lavar esponjinha de maquiagem.

Você vai precisar de:

  • Esponja de maquiagem
  • Tigela pequena (resistente ao calor)
  • Papel toalha
  • Água
  • Sabão neutro, detergente líquido ou sabonete líquido (nesse caso, dê preferência ao sabonete que você usa para o rosto)
  • Produto demaquilante

Limpeza superficial de esponjas em 3 passos

Vamos começar mostrando as etapas para limpar esponjas novas. Essas dicas também são válidas para lavar esponjas de quem não usa maquiagem frequentemente. Confira os 3 passos:

  1. Comece com um bom banho.

    Se a sua esponjinha é nova ou se é usada poucas vezes, ela provavelmente ainda não absorveu muito produto. Nesses casos, abra a torneira e ponha a esponja embaixo do fluxo, apertando algumas vezes para que ela absorva a água.

    Se possível use água morna, pois o calor irá facilitar a remoção de produtos.

  2. Depois, faça espuma.

    Feche a torneira e aplique sabão neutro, sabonete líquido ou demaquilante diretamente sobre a esponja úmida. Concentre-se principalmente nas áreas mais manchadas. Continue apertando até fazer espuma, pois isso ajudará na remoção de óleos e outras impurezas.

    Se você está na dúvida sobre o que usar, as espumas demaquilantes vão ser um ótimo aliado nesse passo. Dê preferência a produtos suaves e orgânicos, com propriedades hidratantes.

  3. Enxágue e repita.

    Enxágue a esponja com água corrente - de preferência morna - até retirar todos os resíduos. Depois de enxaguar, analise se a esponja ficou completamente limpa. Se achar necessário, repita os dois primeiros passos.

  4. Seque bem.

    Esprema a esponja para retirar o excesso de água. Em seguida, complemente a secagem usando papel toalha para absorver a umidade restante. Se mesmo assim a esponja ainda estiver um pouco úmida, deixe-a secar ao ar livre. Espere até que esteja completamente seca antes de guardar, para evitar que mofe.

    Evite esfregar a esponja com uma toalha, por exemplo, ou você pode acabar danificando sua superfície e formato.

A limpeza da esponja pode acabar sujando seu banheiro com os resquícios de maquiagem. Se isso acontecer, você pode finalizar o processo com chave de ouro usando limpadores de superfícies, como os da linha , para deixar a pia e a torneira brilhando.

Limpeza profunda de esponjas de maquiagem em 7 passos

Como regra geral, só é preciso limpar esponja de maquiagem profundamente se ainda houver algum resíduo após a limpeza normal ou se a esponja é usada com muita frequência.

Isso porque, quanto mais você usa maquiagem, maior é a absorção de produtos. Nesses casos, a base ou corretivo podem impregnar até o centro da esponja. Se você usa maquiagem todos os dias, siga as 7 etapas a seguir:

  1. Prepare a misturinha.

    Encha uma tigela pequena com água morna e coloque sabão neutro, detergente ou sabonete líquido. Misture levemente até que faça espuma.

  2. Deixe a esponja de molho.

    Mergulhe a sua esponja de maquiagem na tigela com água e sabão e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Você irá notar que a esponja vai aumentar de tamanho ao absorver parte do líquido.

  3. Acrescente uma camada extra.

    Após deixar a esponja um tempo de molho, retire-a da tigela e aplique um pouco de demaquilante ou um produto específico para limpeza de acessórios de maquiagem diretamente sobre as áreas mais manchadas.

    Como alternativa você pode experimentar usar xampu para bebês ou o mesmo sabonete que você usa para lavar o rosto.

  4. Esfregue a esponja na palma da mão.

    Esfregue as partes com demaquilante entre a palma das duas mãos, fazendo movimentos circulares e pressionando levemente. Tome cuidado para não deformar a esponja. Conforme esfrega, os resíduos mais profundos vão começar a sair pela superfície porosa.

  5. Enxágue em água corrente.

    Ponha a esponja debaixo da torneira e enxágue em água corrente, apertando delicadamente para permitir que a água seja absorvida e passe pelos poros do material. Esse procedimento deve ser feito até o sabão sair completamente, não tenha pressa.

  6. Faça um teste.

    Após enxaguar, repita os passos 3 e 4. Se não sair mais nenhum resíduo e a espuma estiver branca ou transparente, significa que a sua esponja está limpinha!

  7. Seque bem antes de guardar.

    Aperte a esponja com a mão para retirar o excesso de água, depois use papel toalha para secar. É bem provável que a esponja ainda fique um pouco úmida, então coloque-a para secar ao ar livre.

    Só guarde a esponja quando ela estiver completamente seca.

Temos aqui 5 dicas de como organizar maquiagem que você pode gostar de saber!

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Aprenda como limpar esponja de maquiagem no microondas

Existe um truque para lavar esponja de maquiagem que viralizou na internet: a esterilização por calor usando o microondas.

Esse método é recomendado mesmo se você costuma limpar sua esponja regularmente, pois o calor auxilia na eliminação de bactérias, microorganismos e impurezas.

Coloque a esponja mergulhada em uma tigela pequena (ou uma caneca) cheia de água. Leve ao microondas durante 1 minuto. O calor vai estimular a absorção de água, expelindo os produtos do material poroso. Lembre-se de que o recipiente, a água e a esponja vão estar quentes após o processo, então cuidado para não se queimar! Espere um pouco antes de manusear e secar.

Para evitar acidentes durante esse procedimento, é preciso prestar bastante atenção em duas coisas:

  1. Utilize um recipiente que possa ir ao microondas, caso contrário o calor pode quebrar ou derreter o material;

  2. Certifique-se de que a esponja esteja totalmente imersa na água. Se a esponja for ao microondas ainda seca, há uma grande probabilidade de queimar, ressecar ou danificar o material.

Dicas de como limpar esponja de maquiagem da maneira correta

Com a ajuda dos passos nesse artigo você já sabe como lavar esponja de base. Para garantir que o processo seja eficaz, procure antes identificar qual o tipo de limpeza mais apropriado para seus acessórios.

  • Você usa sua esponja pouco, ou usou poucas vezes uma esponja que acabou de comprar? Então faça uma limpeza superficial;

  • Investir em limpezas periódicas vai garantir que o seu acessório esteja sempre limpo e dure por muito mais tempo;

  • Para as pessoas que amam se maquiar e fazem isso com muita frequência, o mais recomendado é fazer uma limpeza profunda nos acessórios;

  • Os profissionais maquiadores podem optar por fazer a limpeza de todas as suas esponjas juntas, usando a máquina de lavar. Coloque todas dentro de um saquinho para lavar lingerie antes de colocar na máquina. Pode lavar com sabão líquido para roupas, dando preferência a produtos mais suaves, como . Selecione um ciclo delicado, com enxágue extra. Depois é só pendurar o saquinho no varal para secar;

  • E para máxima eficácia e menor esforço, experimente a limpeza no microondas.

Oops! Na hora de limpar a esponja você acabou derramando restos de maquiagem na roupa? Não se preocupe, Wiki Tips Português tem 30 dicas rápidas para tirar manchas de maquiagem de tecidos.

Perguntas frequentes sobre como lavar esponja de maquiagem

Há algum truque para aprender como secar esponja de maquiagem?

É muito importante que a esponja de maquiagem esteja bem seca antes de guardar, pois a umidade acumulada pode resultar em mofo. Para secar sua esponja de maquiagem o ideal é usar papel toalha, por ser um material com grande poder de absorção, além de descartável. Assim você evita que a esponja fique com pêlos ou fibras, o que pode acontecer se você as secar com toalhas ou panos.

Você sabe higienizar esponja de maquiagem corretamente?

Antes de começar a limpar sua esponja de maquiagem é essencial identificar que tipo de limpeza precisa ser feita. Caso os produtos estejam só na superfície, você pode limpar a esponja apenas superficialmente. Mas para acessórios utilizados com frequência ou que não foram limpos há um tempo, o mais indicado é fazer uma limpeza profunda. Você pode experimentar complementar a limpeza usando o microondas ou a máquina de lavar.

O que é bom para tirar mofo de esponja de maquiagem?

Nunca guarde sua esponja de maquiagem ainda úmida! Isso pode fazer com que ela fique mofada. E se acontecer, infelizmente, não tem solução. Como a esponja é utilizada diretamente no seu rosto, utilizar uma esponja que mofou, mesmo depois de limpa, não é muito higiênico. O material poroso absorve os esporos e por mais que a superfície pareça limpa, pode não estar.

É possível limpar esponja de maquiagem com bicarbonato?

O bicarbonato pode ser um ótimo aliado na limpeza pois ajuda na remoção de gordura e odores. Você pode experimentar acrescentar 3 colheres de chá de bicarbonato na mistura de água morna com sabão, antes de colocar sua esponja de molho.

Esponja de maquiagem pode secar no sol?

Depois de lavar suas esponjas de maquiagem seguindo o passo a passo que sugerimos aqui, o ideal é deixar secar naturalmente. Isso significa que pode ser ao ar livre, mas, na sombra. Evite deixá-las secar diretamente no sol para não danificar o produto. O mesmo vale para os pincéis.

Pode secar esponja de maquiagem com secador?

Esponjas e pincéis de maquiagem devidamente lavados e limpos devem ser deixados para secar ao ar livre, de preferência não diretamente no sol porque isso pode danificar o produto. Se você está pensando em usar o secador, a lógica é a mesma. O ar muito quente pode acabar estragando seus utensílios de maquiagem. Evite!

Publicado originalmente