Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como lavar brócolis: em apenas 3 passos

Aprenda como lavar brócolis em apenas três passos, fazendo-o durar muito mais tempo na geladeira.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Dúvidas frequentes sobre como lavar brócolis

O brócolis é um alimento muito versátil, presente na culinária de diversos países ao redor do mundo, podendo ser consumido cozido, refogado, em tortas, saladas e, até mesmo, em sucos. É um alimento pouco calórico, rico em fibras, nutrientes, proteínas e vitaminas e possui diversos benefícios a saúde de quem o consome. Veja abaixo, dicas de como lavar brócolis com eficiência e manter seu alimento sempre limpo e saudável.  

O brócolis pertence à família dos crucíferos, que engloba também o repolho, a couve-flor, o agrião e a couve. Entre os principais benefícios do consumo do brócolis, destacam se: prevenção de doenças cardiovasculares; ajuda na digestão; redução no colesterol; proteção aos olhos; melhora o sistema imunológico; evita a prisão de ventre; previne problemas nas articulações; controla diabetes e combate o envelhecimento. 

Por ser da mesma família que o couve-flor e serem morfologicamente muito parecidos, sendo ambos compostos por um talo firme e a cabeça com floretes de granulação fina e compactas, nossas dicas de como lavar o brócolis podem ser usadas tanto para higienizar brócolis quanto para o couve-flor, embora o procedimento para lavar verduras e legumes seja parecido, alguns tem particularidade.

A seguir, veja uma lista de produtos necessários e saiba como higienizar brócolis e couve-flor:

Você vai precisar de:

  • Faca
  • Recipiente
  • Água
  • Vinagre
  • Hipoclorito de sódio
  • CIF Limpadores

Como lavar brócolis e couve-flor da forma correta

Nunca consuma alimentos sem lavá-los antes. A grande maioria dos alimentos é produzida em campo aberto e, por isso, podem carregar uma série de problemas. A limpeza do alface, por exemplo, deixa claro pois é comum encontrar pequenas larvas na hora de lavá-lo. Porém muitas vezes esses não são visíveis a olhos nu.

Mesmo para alimentos que sofreram algum tipo de lavagem antes do embalo é aconselhável que ocorra uma higienização pois eles ainda podem conter fungos, bactérias, impurezas, toxinas e, até mesmo, resquícios de agrotóxicos. Lave bem seu brócolis ou couve-flor antes do consumo, para garantir que você está consumindo um alimento saudável e seguro.

A seguir, vamos demonstrar como higienizar couve-flor e brócolis em um passo a passo.

  1. Prepare o brócolis ou couve-flor para a lavagem

    Com cuidado, corte a parte dura que fica na base das folhas – talo - com uma faca e separe-o. Separe os floretes de granulação fina e compacta em pequenas porções para facilitar a lavagem. Retire os floretes danificados ou moles que podem ter sofrido avarias, tanto no manuseio, quanto no transporte.

    Dica: O talo também pode ser consumido cozido.

  2. Prepare a solução de sua preferência

    Em um recipiente grande, coloque um litro ou mais de água fria. Escolha a solução de sua preferência e dissolva uma pastilha ou uma colher de sopa de hipoclorito de sódio ou ¼ de xicara de vinagre de vinho branco ou maçã para cada litro de água. Você também pode optar pelo , como já é um produto pronto, irá te economizar alguns minutos no processo.

  3. Deixe os floretes de molho

    Deixe os floretes de couve-flor ou brócolis de molho por aproximadamente 15 minutos.

  4. Enxágue os floretes

    Após o tempo necessário de molho, enxague os floretes em água corrente para retirar quaisquer resíduos da solução utilizada e manter seu alimento sem qualquer odor ou gosto diferente.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Independentemente da solução escolhida, após o período de descanso, lave os floretes de brócolis ou couve-flor em água corrente fria. Você pode utilizar um escorredor para facilitar o serviço. Feita a lavagem, o seu alimento já pode ser consumido cru ou dar aquele toque especial na receita de sua preferência.

Agora que você já sabe como lavar couve-flor e brócolis, pode usar mais uma dica para conservá-los por muito mais tempo na geladeira. O processo de branqueamento, permite que eles possam durar até três meses no congelador se você seguir a dica abaixo.

Após a lavagem, descarte os floretes mais grossos e duros, coloque os floretes mais novos em solução contendo água e limão por meia hora. Depois de meia hora coloque-os em água fervente entre 3 e 5 minutos, retire e coloque em água com gelo até esfriar, seque e os coloque em sacos sem ar, armazenando-os no freezer por até 3 meses.

Dúvidas frequentes sobre como higienizar brócolis

Como higienizar brócolis corretamente?

Para higienizar o brócolis, você precisa cortar os floretes do talo e escolher aqueles sem manchas, danos ou impurezas visíveis. Após escolher, deixe os floretes saudáveis de molho em solução de água e vinagre ou hipoclorito de sódio por alguns minutos. Por último, lave-os em água corrente e sirva-se ou prepare seu prato.

Tem como higienizar os brócolis com hipoclorito de sódio?

A maneira mais recomendada por especialistas para lavar seu brócolis é o hipoclorito de sódio. Porém, caso você não o tenha em mãos, também é possível utilizar água sanitária. Basta adicionar uma pastilha ou uma colher de sopa de hipoclorito para um litro de água. Depois disso, coloque os floretes, deixando-os em descanso por, pelo menos, 15 minutos.

Quanto tempo o brócolis dura depois de limpo?

Depende. Se for mantido em temperatura ambiente o brócolis deve ser consumido no mesmo dia. Se for armazenado na geladeira em plástico perfurado, pode ser mantido por até cinco dias. Se for realizado o branqueamento (veja dica acima), pode ser conservado em até três meses no freezer.

Publicado originalmente