Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como lavar alface em 4 passos

Saiba como lavar alface e porque a limpeza correta antes do consumo é essencial; aprenda também como mantê-la sempre fresquinha.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

como lavar alface

Por ser um alimento trazido diretamente do campo para a mesa do consumidor, a alface pode apresentar diversas impurezas, toxinas e até mesmo alguns micro-organismos não recomendados para consumo. Por isso, é sempre bom saber como lavar alface corretamente antes apreciá-la em suas refeições. 

A hortaliça folhosa mais consumida no Brasil possui inúmeras propriedades medicinais, sendo rica em fibras, nutrientes e minerais. Contém vitaminas A, C e K, além de ser importante fonte de nutrientes, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Medicinalmente, ela serve como calmante, oxidante, auxiliando na imunidade e no bom funcionamento do coração e para manter o vegetal com suas propriedades é preciso saber como conservá-lo e fazer a higienização com água e .

Esse vegetal possui poucas calorias, tornando-se, ainda, um alimento muito útil para quem está iniciando uma dieta, por exemplo. Muito apreciada em saladas e utilizada em redes de fast-food, apresenta-se em diferentes tipos, como romana, lisa, crespa e americana. Pode ser encontrada em diferentes colorações, que variam em tons de verde e, até mesmo, roxo (no caso da alface roxa).

A seguir, veja uma lista de produtos necessários e saiba como limpar alface:

Você vai precisar de:

  • Faca
  • Recipiente
  • Escorredor
  • Papel toalha
  • Água
  • Vinagre
  • Hipoclorito de sódio
  • CIF Limpadores

Como lavar alface da forma correta

Sempre lave bem a sua alface. Ela pode conter fungos, bactérias, impurezas, toxinas e, até mesmo, resquícios de agrotóxicos. Lavando bem as folhas e armazenando-as com cuidado, você pode garantir uma verdura mais saudável, higiênica, fresca e que conserve suas características nutricionais. A seguir, vamos demonstrar como lavar folhas de alface em um passo a passo.

  1. Prepare a alface para a lavagem

    Com cuidado, corte a parte dura que fica na base das folhas – talo - com uma faca e o descarte. Retire as folhas mais externas da alface, pois essas são as que geralmente ficam em contato com o ambiente no campo e, além disso, são mais passíveis de conter doenças, impurezas, e sofrem avarias, tanto no manuseio, quanto no transporte. Retire, também, outras folhas visivelmente danificadas.

  2. Prepare a solução de sua preferência

    Em um recipiente grande, coloque um litro ou mais de água fria. Escolha a solução de sua preferência e dissolva 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio, 1 colher de sopa de água sanitária ou 2 colheres de vinagre de álcool para cada litro de água.

    Você pode também optar pelo CIF Multiuso ou CIF Higienizador + álcool e dissolve-lo na água.

  3. Deixe as folhas de molho

    Deixe suas frutas e verduras de molho por aproximadamente 15 minutos.

  4. Enxague e seque as folhas

    Finalmente, após secar as folhas, forre um recipiente limpo com papel toalha e coloque-as por cima, intercalando uma folha de alface com uma folha de papel toalha.

Independentemente da solução escolhida, após o período de descanso, lave-as em água corrente fria; você pode utilizar um escorredor para facilitar o serviço. Feita a lavagem, seque-as com o auxílio de papel toalha, secador de verduras ou, até mesmo, de um pano de prato limpo. Utilize esse passo a passo para higienizar acelga, agora caso queira saber como higienizar frutas e verduras em geral, clique no link.

Enquete

Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço?

0 votos

Nossa dica, ainda, é que você evite comprar pés de alface em grande quantidade. Por ser um alimento rapidamente perecível, perde rapidamente suas características; as folhas começam a murchar e a estragar. Para manter sua alface sempre fresquinha, guarde-as fechadas no recipiente dentro da geladeira, preferencialmente nas partes mais distantes do congelador (geralmente a gaveta na parte mais baixa do eletrodoméstico).

Gostou da leitura? Aproveite e veja também 7 utilidades da borra de café na sua casa.

Dúvidas frequentes sobre como lavar alface

Como lavar alface corretamente?

Muitas pessoas acreditam que a alface vinda do mercado não precisa ser limpa e está pronta para o uso, ou que, lavando em água corrente, consumirão um alimento limpo e seguro. Ao contrário do que se imagina, a alface precisa de uma limpeza completa e, seguindo as etapas de seleção, colocadas em solução de água com hipoclorito de sódio, água sanitária, ou vinagre de álcool e posteriormente lavadas em água, secas, e armazenadas corretamente.

Existe um jeito de lavar alface americana?

A alface americana tem folhas um pouco mais frágeis, mas o processo de limpeza é basicamente o mesmo. Tome cuidado, apenas, para não agredir as folhas durante a lavagem.

Tem como lavar a alface com vinagre de álcool?

Caso você queira evitar a água sanitária, por exemplo, uma outra opção é o vinagre de álcool, que pode ser usado em maior quantidade. Coloque as folhas em um recipiente com água fria e acrescente duas colheres de vinagre de álcool.

Qual a melhor forma de lavar a alface com hipoclorito de sódio?

A maneira mais recomendada por especialistas para lavar sua alface é o hipoclorito de sódio. Porém, caso você não o tenha em mãos, também é possível utilizar água sanitária. Basta adicionar uma colher de sopa de hipoclorito ou de água sanitária para um litro de água. Depois disso, coloque as folhas, deixando-as em descanso por, pelo menos, 15 minutos.

Alguém sabe como higienizar alface?

Coloque água em um recipiente, acrescente uma colher de CIF Multiuso ou hipoclorito ou água sanitária. Selecione e mergulhe as folhas nessa mistura. Deixe agir por 15 minutos. Depois as enxágue bem e deixe secar.

Algum produto para lavar alface?

Faça uma mistura de água, hipoclorito de sódio ou água sanitária ou CIF Higienizador. Coloque a alface na mistura escolhida e deixe de molho por 15 minutos. Após, enxágue com abundância e escorra.

Tutorial de como limpar alface?

Solte as folhas de alface e descarte as que estiverem ruins. Lave-as em água corrente. Depois coloque em um recipiente com água, que cubra as folhas, coloque uma colher de CIF Multiuso ou água sanitária ou hipoclorito de sódio e deixe de molho por alguns minutos. Em seguida as enxágue em água corrente e deixe secar.

Publicado originalmente