Wiki Tips and advice Brasil - Português

Como higienizar cebola: 4 passos mandatórios

Aprenda como higienizar cebola e a forma correta de armazenagem para que seu alimento dure muito mais tempo.

Atualizado Escrito por Mariana Marques - Agência da Vila

Como higienizar cebola

Por ser um alimento de origem no campo, a cebola pode apresentar resíduos de agrotóxicos ou outras sujidades que fazem mal à saúde. Por isso, separamos algumas dicas de como higienizar cebola, além de manter sua hortaliça armazenada da forma correta.

Apesar de não ser considerado um alimento muito nutritivo, a cebola é rica em flavonoides, um composto bioativo que apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, diversos outros benefícios são relacionados ao consumo de cebola, como: proteção ao coração; emagrecimento; combate a gripes e resfriados; controle de diabetes; combate à hipertensão; prevenção de câncer; e, por fim, o envelhecimento precoce.     

Antes de iniciar nosso passo a passo de como higienizar cebola para guardar corretamente, vale lembrar que a sua limpeza deve ser mínima, e que a lavagem deve ser feita somente próxima do consumo, para evitar que a hortaliça estrague mais rápido.

Você vai precisar de:

  • Água
  • CIF Limpadores
  • Detergente
  • Água sanitária
  • Esponja
  • Papel toalha
  • Pano

Como higienizar cebola em 5 passos práticos

A cebola é uma hortaliça que pode apresentar diversas variações de cores, como: amarela, branca e roxa, podendo ser consumida de muitas formas (crua, cozida, frita, assada, em conserva, grelhada, entre outras). Geralmente, sua higienização pode ser mínima, por meio das folhas exteriores, ou ela pode ser lavada antes do preparo, similar ao processo de higienização do repolho.

  1. Faça a higienização inicial

    Antes de iniciar a lavagem, depois de retirar a casca, retire as folhas mais exteriores do bulbo da cebola. Ali está grande parte das sujidades presentes na hortaliça e, por isso, devem ser descartadas.

  2. Coloque a cebola de molho

    Depois de retirar algumas folhas do bulbo, despeje dez gotas de água sanitária para cada litro de água em uma bacia e deixe a cebola de molho por cerca de dez minutos.

  3. Lave a cebola em água corrente

    Antes de lavar a cebola, corte a quantidade necessária para uso e armazene a parte não utilizada em um recipiente tampado fora da geladeira. Para lavar a parte a ser consumida, insira duas gotas de detergente neutro em uma esponja e esfregue com cuidado em água corrente.

    Se você tem dúvida também de como higienizar alface, você pode seguir essa etapa.

  4. Limpe a cebola com CIF

    Uma segunda opção mais simples para a etapa anterior é lavar a cebola com produtos da e um pano seco. Alguns produtos podem ser utilizados também para a higienização de frutas e verduras em geral.

  5. Seque a cebola

    Para secar a cebola, enrole em folhas de papel toalha e deixe-as por alguns minutos assim. A finalidade é retirar o excesso de água. Depois da secagem, a cebola estará apta para o consumo.

A cebola, além de ser um vegetal muito apreciado como condimento, traz diversos benefícios para a saúde de quem a consome diariamente. A melhor forma de consumo é in natura ou, se preferir, faça processando-a minimamente, para que o alimento conserve suas características físico-químicas e nutricionais.

Enquete

Com a pandemia, mais pessoas passaram a procurar por lavanderias profissionais. Qual a principal razão que te faria procurar por esse serviço?

0 votos

Para fazer o consumo de cebola ou de qualquer outro alimento oriundo do campo, sua higienização sempre deve acontecer antes do preparo ou do consumo in natura. No caso da cebola, uma simples higienização, como retirar as folhas mais superficiais do bulbo, resolve muitos dos problemas. Porém, se preferir, pode ser realizada a lavagem antes do uso.

Dúvidas frequentes sobre como higienizar cebola

Qual melhor forma de lavar cebola?

Para lavar a cebola, retire suas folhas externas e mergulhe o bulbo da cebola em uma solução com algumas gotas de água sanitária e água por dez minutos. Coloque algumas gotas de detergente neutro em uma esponja e esfregue delicadamente a superfície do alimento. Se preferir, após a lavagem, coloque a cebola em algumas folhas de papel toalha e deixe absorver o excesso de água.

Como higienizar cebola e alho?

Saber como higienizar alho e cebola é fundamental para produzir refeições saudáveis e com qualidade. Para higienizar o alho e a cebola, deve se retirar as folhas mais externas, que geralmente concentram todas as sujidades. Tanto o alho quanto a cebola não necessitam de uma lavagem específica, mas, se você quiser, coloque algumas gotas de detergente em uma esponja e esfregue delicadamente, lavando em água corrente. O alho e a cebola devem ser lavados apenas quando forem utilizados, e na quantidade necessária, pois a lavagem antecipada faz com que ambos estraguem mais facilmente.

Existe uma forma certa para armazenar alho e cebola?

Ambos possuem fortes odores, causados pela liberação de gases e por germinarem mais rápido em temperaturas frias. O alho e a cebola devem ser mantidos, portanto, sempre fora da geladeira, e em ambientes ventilados. O alho, em temperaturas mais frias, pode germinar mais rapidamente, e os dentes começam a apresentar protuberâncias de seu interior, que futuramente formarão as folhas da planta. A cebola também germina mais rápido dentro da geladeira e pode apresentar brotos.

Publicado originalmente