Wiki Tips and advice Brasil - Português

Produtos de limpeza caseiros: um guia completo com receitas e dicas para todos os cômodos e superfícies da casa

Aprenda a fazer produtos de limpeza caseiros com receitas fáceis, práticas e baratas. Confira nosso guia completo e siga as dicas para manter a sua casa sempre limpa e cheirosa sem gastar muito.

Atualizado Por Equipe Wiki Tips Português

Mão despeja vinagre em bacia com água

Fazer produtos de limpeza caseiros não é difícil. Limpa vidros caseiro, limpa alumínio caseiro, desengordurante caseiro, e até produto caseiro para limpar piso encardido podem ser feitos em casa com economia, eficiência e, o que é melhor, usando ingredientes naturais que não prejudicam a sua saúde e o meio ambiente.

Combinar itens do dia a dia com outros produtos básicos pode ajudar você a economizar dinheiro, preservar o meio ambiente e, é claro, facilitar a faxina de casa no dia a dia. Confira o nosso guia completo e mãos à obra. Você vai ver que não tem nenhum mistério em como fazer produtos de limpeza caseiros.

Veja as dicas de como fazer produtos de limpeza caseiros

A maioria das receitas de produtos de limpeza caseiros usa ingredientes baratos e fáceis de serem encontrados em qualquer supermercado. Você vai ver que muitos deles, inclusive, você já tem em casa. O importante é você sempre tomar cuidado e usar luvas, óculos e máscara de proteção quando for manusear os produtos.

Você vai precisar de:

  • Panela
  • Colher de sopa
  • Xícara
  • Ralador
  • Balde
  • Recipientes para detergente e limpadores
  • Borrifador
  • Pano de microfibra
  • Escova de dentes velha
  • Água
  • Vinagre branco
  • Glicerina em barra
  • Limão
  • Bicarbonato de sódio
  • Álcool 70%
  • Detergente neutro
  • Água oxigenada
  • Sal grosso
  • Óleo essencial
  • Sabão em barra
  • Açúcar cristal

Receita de produto de limpeza caseiro com bicarbonato e vinagre

A primeira receita é também a mais fácil. Com ela você vai fazer um limpador multiuso que pode ser aplicado em várias superfícies da casa usando um borrifador e um pano de microfibra.

  1. Não tem segredo: misture os ingredientes básicos

    Em um balde limpo, junte 2 litros de água, 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 4 colheres de sopa de vinagre e misture bem.

  2. Deixe o seu produto caseiro com aquele cheirinho de limpeza

    Pingue 10 gotas do óleo essencial da sua preferência e misture mais um pouco até incorporar o óleo aos outros ingredientes.

  3. Armazene o seu limpador multiuso e mãos à obra

    Depois, é só armazenar em um recipiente fechado, de preferência com borrifador para facilitar a aplicação, e usar o seu limpador em móveis, bancadas, no piso, ou onde mais você precisar limpar.

Se você busca receitas de produtos mais específicos para diferentes tipos de materiais e superfícies, tem uma linha completa de limpadores. Mas se a ideia é continuar na linha dos produtos de limpeza caseiros, as receitas que apresentamos a seguir são infalíveis.

Como fazer produtos de limpeza caseiros para vidro

Limpar vidros e espelhos talvez seja uma das tarefas mais exigentes na hora da faxina. Confira abaixo a receita de produto caseiro para limpar vidro com ingredientes que você tem em casa.

  1. Misture os ingredientes

    Em um balde ou vasilha grande, misture 1 litro de água, 1 colher de café de vinagre branco e 1 colher de café de álcool 70%.

  2. Comece a usar o seu limpa vidros caseiro

    Coloque a mistura em um borrifador para limpeza e use um pano de microfibra apropriado para passar o produto nos vidros e espelhos.

  3. Seque com um pano limpo

    Para evitar manchas, evite o desperdício de produto e passe um pano seco logo após finalizar a limpeza.

Enquete

Por causa da pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de limpeza. Em relação aos alimentos, você higieniza frutas e legumes antes do consumo?

0 votos

Receita de desengordurante caseiro

Algumas superfícies, principalmente na cozinha, se engorduram facilmente e é difícil limpar apenas com um limpador multiuso. Nestes casos, preparamos uma receita infalível de desengordurante caseiro que vai ser seu poderoso aliado na faxina da casa.

  1. Misture detergente neutro e vinagre branco Em um recipiente com borrifador, coloque a mesma quantidade de detergente neutro e vinagre branco. Feche bem e agite para incorporar os dois ingredientes, até que a mistura esteja homogênea.

  2. Aplique com um pano limpo e seco Usando um pano limpo e seco, aplique a mistura sobre a superfície a ser desengordurada.

Como fazer produto caseiro para limpar banheiro

Considerando que o banheiro é um dos cômodos mais utilizados em uma casa, é preciso garantir que ele esteja sempre bem limpo e higienizado. Confira abaixo como fazer produto caseiro para limpar banheiro.

  1. Separe o ingredientes Você vai precisar de ¼ de xícara de detergente para lavar louça, 2 colheres de sopa de água oxigenada, 10 gotas de óleo essencial para garantir aquele cheirinho de limpeza e ¼ de xícara de bicarbonato de sódio.

  2. Coloque tudo dentro de um recipiente, misture e aplique Em um balde ou uma bacia, misture bem todos os ingredientes. Com uma esponja ou escova de dentes velha, aplique a solução nos azulejos e no rejunte do banheiro.

  3. Deixe agir por alguns minutos Espere alguns minutos para a mistura agir e repita a operação se necessário.

  4. Finalize com água e um pano seco Por fim, enxágue com água e seque com um pano limpo.

Outro produto importante para manter este cômodo da casa sempre limpo e higienizado é o desinfetante, que você pode aprender a fazer em casa com mais essas receitas de desinfetante caseiro para banheiro.

Como fazer detergente para lavar louça

Existem várias receitas diferentes de detergente para louças caseiro.

  1. A glicerina vem primeiro Com a ajuda de um ralador de cozinha, rale a glicerina em barra até que a quantidade seja suficiente para encher meia xícara de chá.

  2. Hora do fogo Em uma panela grande, coloque 3 xícaras de água e 1 xícara de vinagre branco. Não pare de mexer e deixe a mistura em fogo médio até começar a ferver.

  3. Ferveu Assim que a mistura começar a borbulhar, coloque em fogo baixo e adicione os ingredientes restantes na seguinte ordem: 1 colher de sopa de sal grosso, suco de 1 limão, a glicerina ralada e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

  4. Espere esfriar A mistura deve ficar homogênea e com a textura de clara de ovo. Lembre-se de que é preciso que ela esfrie completamente antes de você começar a limpeza.

  5. Hora de lavar Coloque a mistura em um recipiente apropriado para detergente e mãos à obra.

Receita de limpa alumínio caseiro

De panelas a esquadrias, limpar alumínio nem sempre é tarefa fácil. Com essa receita você vai aprender a fazer um limpa alumínio caseiro em pasta que pode ser aplicado em qualquer superfície.

  1. Prepare e misture os ingredientes Rale o sabão em barra e junte com duas colheres de vinagre de álcool em uma panela. Acrescente três colheres de detergente neutro, 1 colher bem cheia de bicarbonato de sódio, 2 colheres de açúcar cristal e o suco de um limão. Não se assuste se a mistura fizer um pouco de espuma. É normal.

  2. Acrescente água e leve ao fogo Coloque 800 ml de água na panela e misture bem todos os ingredientes. Leve a panela ao fogo baixo e mexa sem parar por aproximadamente 10 minutos, até que o sabão derreta completamente e a mistura fique homogênea. Continue mexendo até dar o ponto, quando o produto estiver com a consistência mais grossa.

  3. Espere esfriar e armazene Deixe a pasta esfriar em temperatura ambiente e armazene em potinhos de plástico bem vedados para a mistura não secar. Depois de aproximadamente 8 horas, a sua pasta limpa alumínio caseira está pronta para ser usada.

Como fazer produto caseiro para limpar piso

Existem vários tipos de pisos e a maioria deles pode ser limpa com um desinfetante caseiro. Mas outros tipos de piso, como o de madeira, requerem um pouco mais de cuidado. Além disso, o desinfetante às vezes pode não ser suficiente para a limpeza de um piso encardido. Confira as nossas dicas de produtos de limpeza caseiros para estes dois casos especiais.

Receita de limpador de piso de madeira

Você pode usar detergente neutro, água, vinagre de álcool e óleo essencial para limpar o piso de madeira.

Se a superfície for pequena, use um borrifador para misturar 1 colher de chá de detergente neutro, 2 xícaras de água, ½ xícara de vinagre de álcool e 10 gotas de óleo essencial para perfumar, e espalhe com um pano.

Se a ideia é limpar uma área maior do piso de uma vez, coloque em um balde com água 2 a 3 colheres de chá de detergente neutro, 1 xícara de vinagre de álcool e 10 gotas de óleo essencial. Misture bem, molhe o pano de limpeza e passe no piso com um rodo.

Receita de produto caseiro para limpar piso encardido

Se o rejunte do piso ou do azulejo já estiver encardido há algum tempo, você pode fazer uma pastinha com 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um pouco de água morna (suficiente para atingir uma consistência pastosa).

Passe a mistura no rejunte com uma escova de dentes velha e deixe agir por 15 minutos. Depois enxágue bem e seque com um pano. Repita a operação se necessário.

Produtos de limpeza caseiros: mais dicas

Já deu para perceber que as opções de produtos caseiros são infinitas, não é mesmo? Veja a seguir mais algumas dicas interessantes que preparamos para você.

Aromatizador de ambientes

  • Em um frasco ou garrafa de vidro, coloque 1 xícara de vodca incolor, ½ xícara de cascas de qualquer fruta cítrica (pode ser laranja e limão, por exemplo), ½ xícara de suas ervas frescas preferidas (como hortelã, manjericão, alecrim, lavanda, etc.) e 1 xícara de água destilada.

  • Feche bem e agite.

  • Agora é só colocar palitos de churrasco na abertura e deixar o pote com a mistura em algum cantinho fresco e com pouca iluminação na sua casa.

  • A intenção é que os óleos naturais das cascas das frutas cítricas possam se misturar na vodca. Quanto mais tempo passar, mais intenso será o aroma.

Confira mais receitas de aromatizador de ambientes caseiro.

Limpador de pincéis de maquiagem

  • Use um frasco com tampa (vale até os vidros de alimentos que você ia jogar fora) e misture 1 colher de sopa de detergente neutro, 1 colher de sopa de vinagre de álcool, 1 colher de sopa de óleo de amêndoa (se não tiver, pode ser azeite de oliva).

  • Quando for usar, agite bem antes de abrir. Depois coloque um pouco da solução em um outro recipiente pequeno e misture com um pouco de água.

  • Molhe as cerdas dos pincéis sujos e, se for o caso, esfregue com cuidado para limpar.

  • Depois é só enxaguar em água corrente e deixar secar naturalmente.

  • Quando não estiver usando a mistura, é só fechar a tampa do frasco e guardar.

Antimofo caseiro

  • Separe alguns pedaços de giz de lousa e coloque-os dentro de uma trouxinha de tule.

  • Amarre com um barbante ou coloque os pedaços dentro de um potinho sem tampa.

  • Disponha seus potinhos ou trouxinhas de antimofo caseiro nos cantos da casa e dos armários onde o mofo e bolor costumam aparecer, e deixe por cerca de 6 meses, ou até que o giz esteja úmido.

Confira mais receitas de antimofo caseiro e aprenda soluções contra esse problema.

Perguntas frequentes sobre como fazer produtos de limpeza caseiros

Como fazer produtos de limpeza caseiro natural?

Água, bicarbonato de sódio e vinagre branco são a base da maioria dos produtos de limpeza caseiros. Misturando estes três ingredientes simples você já tem um poderoso limpador multiuso. Não se esqueça de acrescentar algumas gotinhas do óleo essencial da sua preferência para deixar com cheirinho de limpeza.

O que é bom para fazer produto de limpeza caseiro para limpar piso?

Se a ideia é limpar o rejunte encardido do piso de cerâmica, a melhor receita é fazer uma pastinha de bicarbonato de sódio com água morna. Para pisos de madeira, você pode usar uma mistura de detergente neutro, água, vinagre de álcool e óleo essencial. Para outros tipos de piso, um bom desinfetante caseiro é o suficiente.

Qual o melhor jeito de fazer misturinha para limpar vidro?

A receita mais fácil e prática de limpa vidros caseiro é misturar 1 litro de água, 1 colher de café de vinagre branco e 1 colher de café de álcool 70%. Aplique com um borrifador e use um pano de microfibra para espalhar e secar a mistura.

Publicado originalmente